quando a citroen lançou o 2cv no salao de paris de 1948 a ideia era criar um carro minimalista e barato feito para transportar pessoas com um minimo de conforto e o maximo de aproveitamento de espaço velocidade e agilidade nao eram exatamente prioridades mas isto nao impediu que ao longo dos anos muita gente os modificasse para correr os caras da sparrow automotive por exemplo a companhia britanica restaura classicos ha mais de 25 anos mas sua especialidade e o citroen 2cv — alem dos outros carros da chamada a series — derivados do deux chevaux como os citroen dyane e ami so que alem de restaurar eles tambem modificam e preparam estes carros para entender o que eles fazem e por que fazem porem e preciso conhecer um pouco melhor o citroen 2cv por baixo da carroceria esquisita para alguns e para la de charmosa para outros porem de aparencia fragil esta um carro surpreendentemente robusto — ele foi feito para rodar pela frança na decada de 50 um tempo em que as estradas nao eram exatamente perfeitas e por isso precisava ser duro de quebrar se quebrasse precisava ser facil de arrumar dai veio sua concepçao de minimalismo e teto de lona que envolvia o vidro traseiro dai o apelido guarda chuva sobre rodas suspensao com braços oscilantes na dianteira e braços arrastados na traseira e um motor boxer de dois cilindros refrigerado a ar de apenas 375 cm³ capaz de entregar 9 cv a transmissao era manual de quatro marchas alem de melhorar o comportamento dinamico do carro por ter o centro de gravidade mais baixo o motor boxer movia as rodas da frente e era bem simples de manter — tudo para facilitar e baratear ao maximo a manutençao na epoca a frança estava sofrendo com os rastros da segunda guerra que acabou em 1945 e isso era essencial para que a populaçao pudesse ter um meio de transporte motorizado novamente contudo os tempos sao outros — ninguem precisa de um 2cv e economia ja nao e a unica preocupaçao de uma fabricante na hora de desenvolver um automovel so que o 2cv vendeu tanto e por tanto tempo quase nove milhoes de unidades em 42 anos de produçao continua que como acontece com todo carro popular ha uma grande base de fas dedicados a ele e eles os usam para o dia a dia para passear e ate mesmo participar de competiçoes [youtube id= 563 uu4zx9c width= 620 height= 350 ] e foi nesses caras que a sparrow automotive pensou ao desenvolver seu kit de conversao para o 2cv — que da a ele padroes atuais de desempenho e confiabilidade como trocando o boxer de dois cilindros original por outro boxer de dois cilindros mas alemao o motor usado nas motos da bmw desde 1923 e claro que a sparrow usa motores bem mais atuais com injeçao eltronica multiponto e componentes bem mais resistentes — e da ao cliente opçoes que vao de 850 a 1 200 cm³ os motores menores entregam 75 cv e os maiores usados na bmw r1200gs entregam ate 109 cv como tem tamanho compacto e a mesma configuraçao de cilindros os motores sao consideravelmente mais simples de adaptar ao cofre do 2cv podendo ser acoplados ate mesmo a transmissao original contudo a sparrow tambem oferece cambios de citroen mais modernos com cinco marchas e ate um sistema 4x4 da babour instalado no 2cv desde a decada de 80 [vimeo id= 67386766 width= 620 height= 350 ] o regime de rotaçoes mais alto dos motores de moto — a potencia maxima do motor 1200 chega aos 7 750 rpm — nao e um problema com o baixo peso de um 2cv porque originalmente eles costumam pesar no maximo 600 kg isto fica mais do que atestado neste video do carro de demonstraçao da sparrow no circuito britanico de mallory park em leicestershire — equipado com o motor de 95 cv de uma bmw 1100 gs [youtube id= jpmvkmkn3uy width= 620 height= 350 ] a velocidade maxima do citroen 2cv com o motor 1100 e de 177 km/h mas e a aceleraçao que impressiona o 0 a 100 km/h e cumprido em pouco menos de nove segundos para se ter uma ideia o motor de 375 cm³ do citroen 2cv de 1948 so era capaz de leva lo a 64 km/h — velocidade atingida em mais de 42 segundos so em 1970 o 2cv recebeu um motor capaz de leva lo aos 100 km/h — em 35 segundos agora se o motor e muito mais moderno o mesmo nao pode ser dito do resto do carro a sparrow optou por manter a transmissao bem como a suspensao e os freios originais do carro aqui podemos ve lo em açao na prescott hillclimb 2015 uma subida de montanha organizada pelo bugatti owners club no reino unido [vimeo id= 74465440 width= 620 height= 350 ] dezenas de citroen ja receberam motores bmw com kits de conversao da sparrow o kit que custa £ 600 cerca de r$ 2 200 inclui uma flange para o cambio adaptador para o virabrequim um volante de motor adaptadores para os coletores de admissao e suportes para o motor — que pode ser fornecido pelo cliente ou comprado a parte bem como o motor de partida sistema de escape e radiador de oleo se necessario [gallery link= file columns= 4 ids= 20456 20455 20453 20452 ] muitos destes carros competem em eventos historicos por toda a europa — e um dos favoritos e a 2cv 24 hour race que acontece todos os anos no circuito de anglesey no reino unido — o proprio pete sparrow fundador da companhia participa destas competiçoes ja deu para ver que os ingleses tem uma queda pelo guarda chuva sobre rodas nao e mesmo ate mesmo chris harris que dirige os superesportivos mais rapidos do mundo diz que o 2cv e o melhor carro que existe [youtube id= 76ktmccdzvk width= 620 height= 350 ] ver este 2cv quase nos faz lamentar o fato de ele nunca ter sido vendido aqui — para concorrer com o fusca talvez de qualquer forma gostamos da ideia de colocar um boxer mais moderno no cofre do deux chevaux proxima parada 2cv com boxer subaru [gallery link= file ids= 20466 20463 20451 ] [ sugestao do leitor madsubaru ]
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