ola pessoal me chamo mateus lucas e vim apresentar meu c4 vtr o project car #119 que no momento esta desmontado na garagem aguardando seu turbo primeiro gostaria de falar um pouco sobre mim sobre como cheguei ate o vtr e como surgiu a ideia de turbina lo tenho 24 anos moro em porto alegre/rs estou no fim do curso de engenharia eletrica e como a maioria aqui desde que me conheço por gente gosto de carros na verdade nunca fui influenciado por alguem mas desde pequeno gostava de olhar para os carros na rua e os jogos de corrida sempre me pareceram mais interessantes que os de futebol embora tenha mexido um pouco nos carros do meu pai minha relaçao mais proxima com carros começou com um gol rallye g4 ha seis anos ate que nao era ruim para um motor 1 6 e no fim das contas demorei um pouco para começar a mexer em algumas coisas em relaçao ao motor foram poucas modificaçoes aspiradinha de leve so para melhorar um pouco nesse carro foquei um pouco mais no visual nao vou me alongar muito falando do gol vou deixar uma foto de como ele estava pouco antes de vender com tudo feito em casa e com ajuda de amigos anunciei o gol e em duas semanas ele estava vendido nesse meio tempo eu ja havia olhado alguns modelos mas ainda estava em duvida a decisao por um modelo psa veio apos um amigo comprar um xsara vts 1 8 — que acabou precisando de algumas retificas de motor o que me chamou atençao foi a quantidade de equipamentos por um preço bem razoavel e eu sabia de uma coisa o carro precisava estar impecavel para nao passar por algo parecido no começo procurei um 307 mas acabei passando na frente de uma revenda e vi um vtr estacionado me apaixonei na hora ele ja nao tinha as ridiculas rodas 15 originais do modelo e estava impecavel acabei fechando negocio no dia seguinte logo de cara tinha ficado muito feliz pois o carro era bem mais forte que o antigo gol e entao depois de mexer um pouco na suspensao o comportamento do carro em curvas e frenagens estava perfeito por algum tempo curti o carro assim fazendo pequenas coisas aos poucos ate que comecei a me interessar por trackdays a partir do momento que decidi participar do primeiro as modificaçoes passaram a ser apenas para performance inicialmente a ideia era melhorar a estabilidade que ja era muito boa mas as buchas de pu a deixaram ainda melhor os freios tambem sao otimos apenas coloquei pastilhas mais duras e nunca tive problema com fading nem mesmo na pista lembrando que tambem desabilitei o controle de estabilidade pra nao matar o motor nas curvas a partir do primeiro trackday a brincadeira virou vicio e ja aprendi muito com as idas a pista mas ainda tenho muito que aprender o que interessa e que a brincadeira fica cada vez melhor e o carro ficou muito bom na pista so faltava um pouco mais de potencia o projeto por mais que eu sempre pensasse em mexer no motor nunca tinha pensado em fazer algo forte com esse carro tanto que ele estava a venda no inicio do ano na verdade decidi vender quando descobri que numa cidade proxima havia um c4 vts por um preço interessante — ha cinco unidades do vts aqui no brasil com o mesmo motor de 180 cv do 206 gti de 180 cv embora o preço fosse bom o carro tinha muitos detalhes para resolver ele foi batido e nao estava nem mesmo com os farois direcionais alem disso eu nao tinha certeza sobre a condiçao geral do carro no fim das contas o valor para deixar o vts na mesma condiçao do meu vtr seria bem alto o que me fez pensar em gastar esse dinheiro e ficar com um carro bem mais forte chamei dois amigos paramos o carro e começamos a desmonta lo o objetivo era instalar um turbo basico com investimento pequeno pelo menos na fase 1 para o começo nao sera forjado isso e a troca das peças atuais vao ficar para a fase 2 no ano que vem provavelmente a intençao e conseguir mais de 220 cv no motor na primeira fase vou andar apenas com 0 6 bar de pressao usando uma turbina da master power que eventualmente vai ceder seu lugar para uma roletada mais adiante para decidir o que fazer com suspensao e freios vou esperar o carro estar pronto e ver o comportamento com a nova potencia no momento estou bem satisfeito com o desempenho nesses quesitos mas ja andei pensando em barras estabilizadoras melhores vamos ver o que acontece a principal dificuldade ate o momento foi em relaçao ao coletor de escape nao existe um modelo pronto e o espaço disponivel e muito apertado perdemos um bom tempo tentando acertar a posiçao da turbina e da valvula wastegate enfim conseguimos fazer com que a turbina coubesse no espaço disponivel e entao mandei fabricar o coletor alem disso sabemos que a instalaçao da injeçao programavel pode render alguns problemas pois o modulo original vai continuar gerenciando o resto do carro para poder manter caracteristicas como controle de traçao e estabilidade — afinal o carro vai andar mais na rua do que na pista o gerenciamento do motor vai ser feito inicialmente com uma pandoo power inject que esta parcialmente instalada esperando a montagem para finalizarmos a alimentaçao sera feita com uma bomba externa e bicos com 80 lbs de vazao intercooler e coletor de admissao ficam para a fase 2 como vou usar pouca pressao o original nao deve incomodar vou usar o mesmo escape que usava antes com 2 5 polegadas e abafador de inox por enquanto e isso ai falei um pouco sobre o projeto e agora vamos esperar e ver como o carro vai ficar certamente no proximo post terei boas novidades ate la por mateus bordin lucas project cars #119
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