ola pessoal todos meu nome e rodrigo moro em rio branco do sul regiao metropolitana de curitiba tenho 31 anos e vou contar como eu e o xanti apelido que meus filhos deram ao carro começamos a nossa amizade como tudo começou sempre que leio um pc e no começo quando todo mundo conta como começou a paixao por carros eu volto aos meus 3 ou 4 anos de idade e lembro do meu pai mexendo no motor azul do opala ou no sp2 para mim nessa epoca meu pai tinha o carro mais legal do mundo nesta foto o opala do meu pai e minha prima raquel hoje minha esposa e mae dos meus filhos se eu achar um opala igual dando sopa por ai ate terminar os pc prometo mandar uma foto atual pois e amigos o tempo passou e a paixao por carros e motores sempre me acompanhou nos anos 90 meu pai teve um xr3 e meu padrasto um verona assim surgia a paixao pelos fords e escortinhos sendo assim hoje eu gosto de qualquer carro mas a paixao e pelos dos anos 90 e 80 agora para nao enrolar muito voces e para sobrar tempo de falar tudo que quero dos xanti sim esse e meu segundo vamos ao ponto meu primeiro carro foi um pointer cli fiquei com ele por 4 anos mas nessa epoca estava começando a familia e nao tinha tempo de curtir o carro direito motor ap pouca manutençao mas muita manutençao eletrica acabei trocando em um fiesta endura 96 por volta de 2013 eu estava saindo da pior fase da minha vida mas ainda nao tinha estabilidade financeira e nesta epoca eu tinha um fiesta endura carro valente mas cheio de detalhes que tiram qualquer quebrado fora do serio o que eu economizava em combustivel acabava gastando em manutençao depois de ter que fazer o motor do carro pela segunda vez eu ja nao aguentava mais ve lo na garagem e apesar do meu sonho na epoca ser uma marea eu aceitaria qualquer coisa que me oferecessem e quisera o destino por no meu caminho um xantia putz xantia que carro e esse como poderia eu que me julgava conhecedor de carros e modelos nunca nem ter ouvido falar nessa desgraça google google google tudo que eu lia era suspensao hidraulica problemas problemas mico problemas fuja oleo verde sobe e desce e agora olhei as fotos do carro e me apaixonei na hora visual anos 90 bertone thanks reto motor 2 0 e a magica suspensao hidraulica da citroen nessas horas eu lia problema problema problema mas meu coraçao falava vai ver vai ver vai ver liguei para minha esposa procurando uma reprovaçao que me fizesse desistir da ideia pois ainda nao tinhamos a situaçao financeira que desejavamos porem o que eu ouço foi exatamente isso amor vai ver se voce acha que deve tem todo meu apoio no mesmo dia marquei com o daniel que virou amigo e fui ver o xantia de colo levei meu parceiro anderson que trabalhava comigo na epoca e acabou virando um dos meus melhores amigos se teve uma coisa que os xanti me trouxe alem de contas foi amigos chegando la nao consegui disfarçar a emoçao em ver o carro e em cerca de duas horas estava indo de xantia buscar minha esposa no serviço aqui vou ter que reproduzir meus pensamentos nos primeiros momentos com o xantia esse carro anda muito uau que painel lindo como esse carro e macio c****o faz currrrrvaaaaaa o que sera essa luz stop no painel puta que m**** eu fiz se essa jabiraca estragar a manutençao dessa desgraça deve ser cara cheguei no serviço da minha esposa e ainda estava nervoso e confuso do que acabava de ter feito porem o sorriso dela quando viu o carro e me chamando de maluco dizendo que tinha deixado eu ver o carro e nao comprar mas que me apoiava me deixou mais aliviado e quando acordei no outro dia nao era sonho essa belezura ai embaixo estava la me esperando na garagem com esse xantia descobri que os citroen sao carros maravilhosos e apesar do que as pessoas dizem a manutençao nao e cara nem dificil mas achar quem as faça pelo preço justo e igual ganhar na loteria nesse primeiro xantia eu nao me arriscava e acabava pagando para fazer tudo o que encareceu um pouco o custo dele mas mesmo assim incrivelmente ficando mais baixo que o do fiesta e eu a cada dia e viagem gostava mais do carro em um ano e meio rodei mais de 50 mil km sem grandes problemas infelizmente surgiu uma situaçao de mudança de emprego e cidade e tive que me desfazer dele com muita do no coraçao amores de verao me mudei para uma cidade um pouco afastada de curitiba rio branco do sul e acabei negociando com meu pai um corsa sedan que ele tinha parado pois acabara de realizar o sonho dele toyota hilux o carro e excelente e esta comigo ate hoje e meu daily driver na mesma epoca minha esposa nao pode me acompanhar entao surgiu a necessidade de outro carro mas dessa vez nao queria me enfiar em financiamento e tinha um orçamento de menos de 4000 reais o que fazer realizar outro sonho lembram do escort que mencionei la em cima bom olx na veia e acho um escort por 4500 1993 mk5 estava com a pintura queimada porem muito alinhado com todos os detalhes e segundo o dono com a mecanica perfeita fui ver o carro e choro pra ca e choro pra la saiu por r$ 3 500 voces ja devem imaginar que um escort mk5 mesmo que com a pintura ruim por 3500 nao era so a pintura correto corretissimo usei o carro bravamente por tres meses ate que o motor travou bom la se foi mais r$ 3 500 e agora sim o escort estava com motor perfeito cambio zerado e com mais um pouco de grana todo o resto da parte da suspensao tambem o carro era delicioso de andar e realmente era alinhadissimo a parte de baixo parecia nao ter mais q 1 ano e nao tinha podres logo percebia que o carro ficou muito tempo parado e pode ter sido isso que contribui para o motor ter travado tao rapido pois o mesmo nao fumava e parecia estar em forma mas… travou nem lembro o que foi mas tive que retificar eu estava feliz com o escort minha esposa ja estava morando na mesma cidade que eu e nao tinhamos mais tanta necessidade de dois carros mas o destino sempre ele me colocou parado num congestionamento lado a lado com meu antigo xantia neste momento a saudade falou mais alto e comecei a procura pelo meu verdadeiro projeto nao que eu nao goste do escort entrei para o escort club curitiba e faço parte ate hoje porem o xantia e minha verdadeira paixao para quem nao sabe como funciona a suspensao do xantia pode ler aqui mas irei explicar tambem no decorrer dos posts vamos falar do xantia depois de anunciar o escort no olx e receber varias propostas indecentes fui ver uns 10 xantia todos em estado deploravel ou que queriam me arrancar os rins junto com o escort entao voltando de mais uma decepçao onde o dono de uma oficina mantem um xantia em carcere privado e nao quer vender pelo preço justo e tambem nao sabe arrumar mando uma mensagem para os amigos do clube do xantia no whatsapp relatando o sofrimento daquele xantia e que nao me arriscaria pelo preço que o rapaz queria entao alguns minutos depois me liga um amigo no grupo as palavras dele eu lembro ate hoje eu tenho um xantia e quero trocar traz seu escort para eu ver fui ver o xantia dele e foi amor a primeira vista nem olhei o carro direito pois ele estava parado porem estava alinhado motor redondo 100 mil km tinha manual e apesar de ser mais antigo que o meu anterior estava ate mais conservado o jose listou varios problemas com a suspensao travas das portas e freio do carro porem para mim estava tudo bem foi amor a primeira vista sabia que esse era o xantia da minha vida felizes para sempre certo errado o jose nao foi com a kra do cicatriz e nao fizemos negocio o tempo passou e eu sofri calado acabei trocando o escort em um xantia nao troquei o escort em outro escort um zetec rs nao e risos e o modelo que eu cuidei com muito carinho e tirou varios sorrisos do meu rosto com suas marchas infinitas e motor sem limite de rpm mas eu queria mesmo era um xantia novo contato com jose e ele pede para ver esse novo escort dessa vez tudo acertado e depois de muita enrolaçao e desencontro estava eu levando o xantia para casa da minha mae como ele tem kit gas tivemos que esperar sair o laudo para que eu pudesse transferir abaixo o xantia no dia da transferencia em frente ao despachante enfim documento na mao levei o xantia no meu mecanico de confiança ele nao manja nada de hidroativo mas o que ele falou sobre o motor e cambio me animou suas palavras foram cara o cambio e o motor estao perfeitos nao me pergunte mais nada bom era o que eu queria ouvir pois o acordo com a patroa foi gastar o minimo possivel e as manutençoes eu mesmo teria que fazer mal sabia trocar uma roda apesar do motor estar ok o carro estava com varios problemas na suspensao e freio no inicio o pior deles era o freio o carro simplesmente parava se voce estivesse a 20 por hora e parasse de acelerar mas como eu estava empolgado achava que resolveria facilmente esse problema peguei meu filho de cinco anos cadeirinha no carro oculos escuros e vamos trazer para rio branco 60 km de curitiba certo errado nao andei tres quilometros e a luz stop no painel acendeu a luz e mais conhecida como luz vermelha da morte para quem tem hidroativo aqui vai a primeira dica para quem quer ter um dia um xantia quando a luz stop da pressao hidraulica acender pare o carro o mais rapido possivel pois e vazamento quase na certa se voce insistir pode ficar sem freio e ai so ira parar o carro com o freio de mao o xantia tem o freio de mao acionando as rodas dianteiras justamente para emergencias — se tiver reguladinho ele para muito bem parei o carro em uma marginal da linha verde e quando desço do carro so vejo o sangue verde escorrendo e o oleo lhm; falarei dele nos proximos posts respiro fundo e pego o celular para ligar para um guincho e… meu celular estava sem bateria sabe aquele dia que tudo da errado e mesmo assim voce nao liga eu estava em um daqueles dias olhei para a esquina e tinha um orelhao opa que cara de sorte sou eu nao problema resolvido claro que nao ne em pleno 2016 quero ver achar um orelhao que funcione ninguem mais liga pra essas coisas mas uma boa alma parou e me emprestou o celular liguei para o guincho e depois de meia hora estava em uma oficina em curitiba especializada em hidroativos infelizmente descobri depois que so fizeram cagada no meu carro mais um motivo para nunca mais mandar em ninguem se eu puder farei se nao puder prefiro levar em um mecanico e ir guiando o que fazer bom na oficina pedi para revisarem o cilindro mestre mesmo o antigo dono dizendo que era novo e priorizarem o problema do freio pois o resto iria arrumando alguns dias depois me ligam dizendo que o carro estava pronto chegando para pegar na oficina ouço um milhao de historias e eles resolveram apenas o problema do freio traseiro esta pegando ou seja estava na estaca zero novamente r$600 mais pobre e agora a traseira do carro estava dura igual pedra consegui trazer o carro para rio branco e agora vamos resolver o problema do freio certo errado amigos essa novela so terminou faz alguns dias irei falar de um problema muito comum nos xantia fase 2 em que um dos orçamentos para reparo foi de mais de r$ 1 000 e um mes de serviço mas que graças aos amigos solucionei com apenas r$ 15 o modulo de problemas conforto lembram que eu falei que as travas do carro nao funcionavam bom com o carro na garagem resolvi começar pelo item mais simples fazer as travas eletrica e luzes de cortesia funcionar o xantia tem um controlador chamado modulo de conforto este cara da foto ai embaixo ele e responsavel pelos mimos e tambem pelo sistema de segurança e code da chave bom meu carro ligava normalmente e estranhamente nao pedia o code da chave pensei que a injeçao fosse desbloqueada nesse caso ele anula o modulo de conforto e voce nao precisa do code da chave acontece que como meu modulo conforto havia queimado ele funcionaria ate que eu nao colocasse outra chave no carro bom fui em um fv e negociei um modulo de conforto a preço de banana trouxe para casa e coloquei no carro como magica voltou a funcionar as travas e luzes de cortesia e alarme de porta aberta e trava do cambio at problema resolvido certo nao para que ser simples se eu posso complicar ao colocar a chave o carro bloqueou a injeçao e acusou chave errada confesso que nesse momento dei a primeira baqueada ok mensagem para grupo de whats e uma alma fala para ligar onde comprei o modulo e pedir o code da chave rapido e simples genial problema resolvido certo nao o ferro velho que me vendeu o modulo de conforto acha ate hoje que o code fica no modulo de injeçao e so queriam me vender o modulo se eu pagasse r$ 800 por ele expliquei para o cara e mesmo assim ele rui da minha cara tudo bem plano b vamos desbloquear a injeçao ligo em varias lojas especializadas e o orçamento mais barato r$ 1 200 e o carro tem que ficar um mes parado começo a pesquisar o problema em foruns russos e franceses e um amigo do grupo do whats me recomenda trocar dois capacitores do meu modulo de conforto original testei eles em casa e estavam aparentemente normais mas mesmo assim levei no japones que arruma televisao na frente da minha casa e pedi para ele trocar os dois capacitores ele diz que estao bons mas mandei fazer o serviço mesmo assim no outro dia peguei o modulo e coloquei no carro e olha so as travas voltaram a funcionar vamos dar a partida e problema resolvido certo certo quem diria um problemao foi resolvido com 15 reais e alguns minutos no japones aqui agora um pequeno tutorial se voce tem um xantia e esta com problema no modulo conforto essas dicas podem te ajudar onde fica para ter acesso ao modulo de conforto retire os parafuso que prendem o porta luvas retire o porta luvas olhe atras do airbag do passageiro e vera o conector amarelo e azul desplugue eles e puxe o modulo fazendo movimento para cima para que ele desencaixe dica 1 se seu modulo tiver so com os capacitores queimados troque os capacitores marcados na foto abaixo dica 2 se seu modulo nao tiver reparo retire a rom que tem o codigo e solde em um modulo funcionando essa eu nao testei mas os russos dizem que funciona e eles mandaram a laika para o espaço usando tecnologia dos ladas bom pessoal no proximo post vou contar minha saga com o gnv e o freio para depois falar da saga com a suspensao e ainda tem muito assunto e coisas que consegui para o carro [gallery columns= 4 link= file ids= 133707 133708 133709 133712 ] ate a proxima um abraços por rodrigo melo dos santos project cars #419
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.