de todos os posts produzidos para o flatout acho que em cada um deles a palavra desistir aparece ao menos uma vez se nao aparece e porque cortei da versao final do texto na ultima publicaçao do projeto achei que faltaria pouco pra escrever novamente mas as coisas nunca sao assim [gt40 content search= civic widget= 1 title= deu vontade de fazer um project car do civic ] foram seis meses esperando as peças restantes chegarem da importaçao dentre elas pistoes 0 50 de suzuki vitara arp de cabeçote guard block junta de cabeçote cometic aneis npr e um tubo d’agua da parte de arrefecimento neste meio tempo fui ajeitando o restante do que faltava e paguei os documentos atrasados no total foram pouco mais de quatro anos trabalhando em cima do projeto mas ainda falta muito pra finalizar o importante agora e que eu nao estou mais a pe bendito o dia que recebi mensagem informando que as peças estavam no brasil logo que as recebi em maos encaminhei para uma retifica apta a realizar as modificaçoes necessarias para montar as bielas e pistoes no bloco dos motores da serie d e preciso realizar um desbaste na parte inferior dos cilindros para que a biela forjada mais larga que a original nao trombe com a parede e nos pistoes folgas maiores para suportar a dilataçao devido a temperatura maior que o motor ira se submeter na capa de mancal tambem foi necessario realizar desbaste para que os parafusos das bielas nao trombem na peça ja diz o bom ditado quer bem feito faça voce mesmo meu maior desafio durante o projeto foi decidir que eu mesmo montaria o motor sem nem mesmo ter experiencia pratica na montagem apenas desmontagem a partir desse momento eu estaria disposto a encarar um grande desafio o lugar escolhido foi na minha propria casa pra ser mais especifico no meu escritorio que tambem e a sala por alguns dias nao queria receber nem a visita de amigos pois sabia que nada poderia tirar minha concentraçao qualquer erro bobo seria fatal com as informaçoes e ferramentas corretas paciencia e determinaçao iniciei minha maior loucura primeiro realizei uma limpeza do bloco apos ter chegado da retifica algumas peças como tampa do cabeçote e coletor receberam banho quimico foram conferidas todas as folgas o virabrequim recebeu nitretaçao sendo montado em bronzinas acl race que tambem receberam uma camada de molykote d321 r um spray anti atrito composto por bissulfeto de molibdenio tambem foi utilizado pasta para montagem de motores as bielas eagle foram montadas em pistoes de suzuki vitara que possuem revestimento em teflon estes pistoes nao sao forjados mas sao mais resistentes que os originais suportando perto dos 400 cv alem de serem destaxados os mesmos receberam uma camada do molykote nas saias os aneis sao npr com folgas um pouco maiores nao excessivas a bomba de oleo recebeu uma pequena modificaçao para gerar mais pressao nao utilizei o guard block no projeto pois li sobre pontos negativos sobre o mesmo porem sabia que muitos deles poderiam ser mitos mas devido a potencia pretendida nao ser estratosferica 250 300cv larguei mao iniciei a montagem dos os arp e cabeçote finalizando com a regulagem de valvulas o cabeçote ja estava montado pela retifica e guardado ha algum tempo e nao foram realizadas modificaçoes nele depois segui para a montagem de perifericos todas as juntas menos a de cabeçote sao originais honda assim como os retentores bomba d’agua nova e original radiador de aluminio mangueiras de silicone liquido de arrefecimento original coletor em inox 4x1 do catalisador ate o abafador final continua original velas iridium tensor koyo e correia dentada original todos os coxins novos oleo motul 4100 turbolight 10w40 tive o capricho mandar todos os suportes para pintura eletroestatica e os parafusos para galvanizaçao alem de pintar o bloco do motor com tinta para alta temperatura na parte de transmissao embreagem exedy oem parafusos do volante do motor arp fluido da transmissao original cilindro mestre novo exedy linha de embreagem substituida por uma linha maleavel homocineticas tulipas e outras peças da transmissao montados com graxa a base de bissulfeto de molibdenio bucha do varao na carcaça da caixa em pu short shifter e uma manopla em fibra de carbono resumidamente parece simples mas nao foi no começo achei tudo lindo comecei a gravar cada detalhe porem com alguns impasses no meio da montagem fui perdendo a cabeça e me estressando demais deixando a camera um pouco de lado cheguei a fazer uma lista com todos os problemas a grande maioria nao sendo faceis de resolver pois como moro em cidade pequena 10 000 habitantes existem muito poucos recursos por aqui o pior dos problemas foi ter que substituir as bronzinas com o cabeçote montado pois o motor estava no chao da sala com praticamente todos os perifericos montados e eu nao tinha nenhum suporte que eu pudesse girar o mesmo no inicio da montagem as bronzinas eram king e foram montadas com as capas das bielas invertidas pois nao conferi quando vieram da retifica eu mandei todas em suas devidas capas mas voltaram invertidas nas primeiras viradas achei que seria normal estar pesado mas mais algumas viradas ja seriam suficientes para riscar as bronzinas foi ai que decidi esperar mais um mes juntar uma grana e colocar de vez as acl race ao inves de arriscar utilizar as bronzinas riscadas o vira nao sofreu nenhum risco num belo dia de domingo com a montagem finalizada e a ajuda do meu irmao tiramos o motor da sala e o levamos ate a frente do carro deixei la ate o dia seguinte nao foi facil colocar o motor no lugar porem o fato da frente do coupe ser removivel no meu caso ajudou bastante baixamos a frente do carro ate onde seria possivel e utilizamos um calço de madeira e pneu de carro para levantar o motor na altura certa foram 3 pessoas ajudando a mexer empurrar levantar e parafusar os coxins no lugar ate ver finalmente o motor voltar para o lugar depois de quatro anos nao utilizamos girafa foi na raça mesmo ainda demoraria ate a primeira partida mas aquele momento foi glorioso nunca tinha dormido tao bem depois daquele dia mas ainda teria muito trabalho pela frente estes momentos demandaram muito a ajuda dos meus amigos pelo menos dos que davam pra contar nos dedos da mao do lula tive que esperar pelo menos mais umas duas semanas ate finalizar a linha de embreagem de combustivel chicotes sensores sistema de arrefecimento eixos realizar teste e mais testes enfrentar problemas e mais problemas parecia que nada dava certo nos momentos finais a central nao estava mandando voltagem suficiente para os bicos abrirem foi entao que descobrimos um problema no aterramento mesmo com esse problema resolvido os bicos continuavam sem injetar combustivel tiramos fora testamos e descobrimos que estavam travados substituimos os bicos problema resolvido em partes o combustivel agora era injetado as velas tinha faisca mas nada de dar a partida abrimos o distribuidor e vimos que o rotor estava invertido sim eu consegui fazer isso uns tres anos atras quando troquei um retentor interno com o distribuidor ajustado em maos nossas ultimas oferendas aos deuses dos motores tinham sido utilizadas era o nosso ultimo suspiro nos segundos que antecediam a partida cada parafuso apertado fazia o coraçao bater mais ligeiro me acomodei no banco e girei a chave foi ai que sem hesitar ele renasceu das cinzas quebrando o silencio de varios anos com um rugido que trouxe novamente a felicidade aonde antes havia sofrimento [youtube id= a4j5acnue64 width= 620 height= 350 ] o carro ja esta rodando pelas ruas mas isso sera assunto para uma proxima materia vou finalizar aqui com um video que produzi com imagens ate onde minha paciencia teve limite grande abraço galera por willian klaumann project cars #51
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