Não existe mais dúvida sobre a importância do Civic Nation no calendário dos gearheads brasileiros – e a sétima edição do evento, que rolou neste último fim de semana na praça Adhemar de Barros, em Águas de Lindóia, amplificou de vez o recado: com mais de 500 veículos participantes e cerca de 2.500 visitantes, foi nada menos que o maior CN da história. A beira do lago foi completamente dominada por Civics de quarta à nona geração, além de alguns Fit, Prelude, Accord e conterrâneos da Subaru, Mazda e Nissan. De fato, em alguns lugares havia tantos carros juntos que era até difícil de encontrar um bom ângulo para se fotografar.
Apesar do ganho em proporção e profissionalismo – neste ano, o evento contou com a parceria do Consórcio Nacional Honda e da Dahruj Campinas, além de diversos importadores e preparadores já tradicionais à cena –, o Civic Nation ainda preserva o clima de amizade e de encontro de posto, com muitas histórias e risadas entre churrascos improvisados sobre o gramado, cervejadas e food trucks presentes no local. Como sempre, muitos dos presentes alugam casas na região, de forma que, para alguns, a festa começou até dois dias antes do evento.
Na foto abaixo, feita pelo camarada Daniel Camarotto/Carsushi, temos boa parte dos veículos premiados. Os vencedores foram eleitos por voto popular, por meio de um site pelo qual os visitantes podiam votar em cada carro – todos os carros expostos tinham um adesivo no para-brisa com um número específico. As categorias foram: carro mais original, carro mais racing, “lasanha”, destaque Civic 92-95, destaque Civic 96-00, Destaque Civic 01-06, Destaque New Civic, Destaque Fit, Destaque Accord, Destaque Prelude e Destaque CRX.
Como já é tradição, entusiastas de diversos clubes e grupos se deslocaram em comboio para o local, como as diversas subdivisões regionais do JDM Motors, Civic Clube, Overmachines, Dicurrida e Kanjo Squad. Além de São Paulo, a sétima edição do Civic Nation contou com participantes do Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Ceará e Minas Gerais.
Antes de entrarmos no maremoto de fotos de Civics, vale a pena pincelarmos cinco destaques: um Civic sedã AWD (com sistema adaptado de um CR-V), o CRX premiado, que veio rodando do Rio Grande do Sul, seu neto moderno CRZ (que pertence à frota da Honda), um S2000 turbo de 751 cv (a 10.300 rpm!) nas rodas e um CR-V de primeira geração inteiraço.
Festival de Civics!
Como sempre, o Civic Nation é quase um catálogo ambulante de ideias sobre tudo o que você pode fazer em termos de personalização e preparação. Lips, para-choques e asas de diversos estilos, rodas dos aros 15 a 19 (com o detalhe de que desta vez, vimos um pequeno acréscimo de rodas OEM ou aftermarket originais, apesar de permanecer grande a proliferação das rodas chinesas – as famosas “réplicas” ou porosinhas, como dizem os gearheads), adesivos de todo tipo – dos irônicos VTNC no lugar do VTEC a temas full racing, homenageando a Spoon, Mugen e Repsol – e tow hooks e ponteiras de escape a rodo. Preparação? De tudo, do “no show, all go” ao “all show, no go”: aspirados, turbinados e swaps, com destaque para os Civic B18 e K20/24.
Neste ano também vimos uma quantidade razoável de carros com cofres de motor de cor diferenciada e letrados brancos personalizados nos pneus, algo que têm se manifestado em diversos nichos lá fora – da cena racing à stanced. Em contraste a isso, destaque para a Confraria do CRX, que trouxe um punhado impecavelmente original dos conversíveis baseados no Honda Civic de quinta geração.
Pegue um café quentinho e deguste com calma as mais de cem fotografias que registramos abaixo. Não se esqueça de que você pode ampliá-las: é só clicar nas imagens!
Accords e Preludes
O lado mais sênior (digamos assim) da Honda tinha poucos, mas bons representantes. Esta foi a segunda vez que este escriba expõe o seu humilde Prelude 4WS 1992 vermelho, entre dois irmãos da mesma quarta geração – havia um quarto exemplar, preto, no gramado ao lado. Destaque para um raríssimo Prelude de segunda geração, azul claro, com seus clássicos faróis escamoteáveis. Um quatrilho de Accord, entre um sedã impecavelmente original de quarta geração e uma wagon bastante personalizada e com um F20 sob o capô, fechou com chave de ouro.
Conterrâneos
Como já é tradição no Civic Nation, alguns conterrâneos deram as caras para prestigiar o evento, com destaque para os Subaru. Nos chamou a atenção as homenagens ao anime Initial D, presentes no Miata “Red Suns” e na wagon “Project D”!
Os vídeos
Abaixo estão alguns dos vídeos que encontramos do Civic Nation 7 (o vídeo oficial sairá em breve). Não deixe de publicar suas fotos e vídeos nos comentários!