Há exatos cinco meses a Honda confirmou a importação da nova geração do Civic Si para o Brasil. A marca não parece disposta a deixar o Golf GTI reinar sozinho no segmento e também pretende dar continuidade à oferta de seu esportivo por aqui. O anúncio foi feito em outubro passado, mas desde então nada mais foi dito pela fabricante. Até agora. A Honda divulgou nesta última terça-feira (13) um ofício circular aos seus concessionários, anunciando o início do faturamento do Civic Si a partir do próximo dia 26 de março, e detalhando preços e lista de equipamentos do esportivo.
Indo direto ao que interessa, o novo Civic Si tem seu preço público sugerido em R$ 159.900, mais conhecidos como 160.000. Por esse preço o esportivo vem com o motor 1.5 i-VTEC turbo de 208 cv combinado ao câmbio manual de seis marchas. A lista de itens de série inclui conjunto óptico integralmente de LED, modo Sport com alteração da suspensão e dinâmica do chassi, sistema multimídia com conectividade Apple CarPlay e Android Auto, sistema de monitoramento de mudança de faixa por câmera lateral, rodas de 18 polegadas, bancos esportivos, escape central cromado e freio de estacionamento eletrônico.
Desta vez a paleta de cores volta a incluir o desejado branco, cor-símbolo dos esportivos japoneses, batizada de White Orchid Pearl, bem como a perolizada “Crystal Black Pearl” e a sólida “Rallye Red”, e acrescenta a nova cor azul “Brilliant Sporty” (metálica). Todas são oferecidas sem custo adicional.
O preço de R$ 160.000 coloca o Civic em um confronto direto com o Golf GTI, equipado com o motor 2.0 TSI de 220 cv e câmbio DSG de seis marchas, mas também cria uma situação delicada para o esportivo nipônico. O Volkswagen tem preço inicial mais barato, partindo de R$ 134.870 e pode chegar aos R$ 177.648 com os pacotes Premium e Sport, que incluem teto solar, bancos com ajustes elétricos e rodas de 18 polegadas (itens de série no Si), além de sistema de áudio Fender, sistema de frenagem automática de emergência, sistema de estacionamento automático e faróis altos automáticos.
O equilíbrio entre preço e itens de série até compensa a potência menor do Civic — que tem uma relação 6,33 kg/cv ante os 5,98 kg/cv do Golf GTI –, mas o Si tem uma carta na manga que nenhum de seus concorrentes, diretos ou indiretos, oferece: um câmbio manual de seis marchas e seu pedal de embreagem.
Nessa faixa de preço você também encontra o Mini John Cooper Works, que custa, em média, R$ 171.000 e oferece um conjunto dinâmico muito bem acertado (especialmente agora que usa suspensão ajustável), e o excelente 2.0 turbo de 231 cv combinado ao câmbio automático de seis marchas, que é bastante ágil e bem mapeado para a proposta esportiva do pocket rocket. A desvantagem do Mini, contudo, é sua praticidade: seu banco traseiro serve apenas a crianças ou praticantes de ioga, e seu porta-malas é, na verdade, um porta-mochilas.
O Civic também tem seu ponto fraco no motor 1.5, uma variação do motor 1.5 turbo do Civic Touring que avaliamos no final do ano passado e se mostrou bastante divertido mesmo com a simulação de marchas do câmbio CVT. Não que ele seja ruim ou insuficiente para o Civic Si, mas o conjunto já trabalha com 1,15 bar de pressão máxima no Touring e precisou de mais 0,25 bar para chegar aos 208 cv do esportivo, trabalha com até 1,4 bar de pressão.
Quem procura um carro pensando em futuros upgrades de potência — algo cada vez mais fácil e popularizado com os motores turbo — irá topar com as limitações inerentes ao deslocamento baixo do Honda. Nesse ponto Golf e Mini voltam a impor uma vantagem sobre o Si: com seus motores de dois litros eles trabalham com pressão máxima mais baixa, próxima de 0,8 bar em ambos. A Honda nunca explicou exatamente porque optou pelo 1.5 em vez do 2.0, mas talvez tenha a ver justamente com os remapeamentos, que poderiam dar ao Si uma potência próxima do Type R.
Ainda nesta faixa de preço há opções menos esportivas, mas que acabam entrando na lista de quem pretende gastar cerca de R$ 160.000 em um carro mais descolado. A Mercedes oferece o CLA200 com seu 1.6 turbo de 156 cv e câmbio automático de sete marchas (R$ 182.000) e o A200 com o mesmo conjunto (R$ 157.000). A Audi tem o A1 Sportback 1.8 TFSI, de 192 cv e câmbio de embreagem dupla e sete marchas por R$ 132.000 e o A3 Sedan Ambition, com o motor 2.0 TFSI de 220 cv com o câmbio S-tronic de sete marchas e embreagem dupla por 164.000.
Ao que tudo indica, o Civic precisará conquistar seus compradores pelo conjunto da obra — algo que a Honda sempre conseguiu fazer muito bem. Se ela conseguirá, isso é algo que descobriremos com o tempo — e com algumas voltas no carro quando ele estiver disponível. A data do lançamento oficial no Brasil ainda não foi divulgada.