se voce curte os classicos do cinema ou entao gasta horas assistindo a videos antigos de automobilismo no youtube ou em qualquer tela certamente ja se pegou por um momento imaginando como eram aqueles lugares aquelas roupas carros texturas e cores na realidade da epoca se tivessem sido capturados com tecnologia moderna em vez de cameras primitivas com baixissima qualidade que reduziam todo o espectro luminoso a tons de cinza quer dizer ate havia recursos para se fotografar com alta definiçao de cores e formas na epoca como os filmes diapositivos kodachrome da kodak so que eles eram revelados por um processo extremamente trabalhoso e por isso tambem muito caro — cada cor era revelada em etapas separadas e somente uns poucos laboratorios no mundo todo faziam isso voce comprava o filme com o preço da revelaçao embutido e apos usar todos os quadros bastava enviar o filme para a kodak por correio e esperar algumas semanas para ter suas fotos de volta o resultado era exatamente este [gallery columns= 4 link= file ids= 85105 85106 85107 85108 85109 85110 85111 85112 85113 85114 85115 85116 85117 85118 85119 85130 ] fotos shorpy incrivel nao mas infelizmente a realidade para a maioria dos fotografos — especialmente os fotojornalistas que nao podiam esperar semanas para publicar as imagens da noticia — eram os filmes pancromaticos em tons de cinza sao os populares filmes em preto e branco do passado eles eram bem mais rapidos e simples de se revelar — o processo de revelaçao do negativo levava menos de meia hora nas maos de um fotografo experiente e e por isso que o automobilismo dos anos 1930 1940 e 1950 foi quase totalmente registrado sem cores nem riqueza de detalhes e variaçoes de texturas — tudo era limitado pela variaçao de tons de cinza e tambem e por isso que frequentemente viajamos na imaginaçao pensando como era uma ferrari 250 gto recem saida da fabrica como era o brilho da pintura prateada dos silver arrows da mercedes e auto union e os gorros de couro que os pilotos usavam como capacetes pensando nisso os caras da unique & limited decidiram recriar eventos do automobilismo dessa epoca usando as tecnologias modernas — e claro a camaradagem dos proprietarios dos classicos — para produzir imagens que nunca puderam ser registradas em alta definiçao ou em qualquer outra forma ja falamos brevemente neste post sobre a historia das flechas de prata do automobilismo dos anos 1930 e 1940 mas agora veremos como eles fazem essas belissimas recriaçoes e interpretaçoes de um passado que so existia na memoria de quem viveu a epoca todo o trabalho e feito basicamente como um filme de epoca locaçoes historicas carros originais figurino extremamente fiel e atores no lugar certo a diferença e que em vez de um enredo que se estende ao longo de cerca de duas ou tres horas o ponto de partida e um episodio do automobilismo do passado — especialmente aqueles que nao foram registrados por fotos ou videos ate agora eles produziram seis tipos de coleçoes diferentes uma com a ferrari 250 gto outra com o porsche 917k outra sobre o blitzen benz leia mais sobre ele aqui sobre os silver arrows sobre a batalha da gra bretanha e uma ultima apenas com os carros sobre cores tambem como um filme de epoca as imagens sao compostas por uma combinaçao de fotografia e computaçao grafica [vimeo id= 140194029 width= 620 height= 350 ] [youtube id= fyxgauim2le width= 620 height= 350 ] tudo começa com uma pesquisa historia os fatos mais marcantes episodios mais importantes personagens locais contexto historico etc em seguida a equipe da unique & limited define o conceito criativo da imagem — nessa etapa sao definidos todos os detalhes que irao aparecer na imagem como se fosse a redaçao de um roteiro a escolha de atores e do figurino e outros aspectos criativos de um filme essa etapa resulta em um rascunho da imagem desejada depois vem a parte de pre produçao com o conceito definido e preciso fazer o planejamento para selecionar locaçoes atores carros equipamentos figurino e acessorios nessa etapa a equipe verifica a viabilidade de viagens aos lugares onde os episodios historicos aconteceram locaçao ou emprestimo de carros contrataçao de atores etc com a lista de tudo o que e necessario em maos e montado um cronograma de produçao que devera ser seguido a risca para que o conceito criativo seja transformado nas imagens desejadas so depois disso tudo e que o esboço começa a tomar forma paisagens e locais sao fotografados sob varios angulos e luzes diferentes os carros sao levados ao estudio ou as locaçoes onde tambem sao fotografados as fotos sao feitas com cameras hasselblad de medio formato — resumidamente sao cameras de alta definiçao capazes de fotografar em 40 60 ou ate 80 megapixels reais — resultando em imagens com altissima fidelidade com as fotos prontas vem a modelagem em 3d como os carros da epoca sao extremamente raros e carissimos de se transportar e precisam de seguros milionarios quase todas as imagens usam carros modelados digitalmente em tres dimensoes cada carro usa em media mais de 23 milhoes de poligonos tridimensionais depois da modelagem sao aplicadas as texturas e reflexos que darao o realismo aos carros por ultimo vem a composiçao da imagem quando os modelos em 3d as fotografias em locaçao e de estudio e demais elementos sao combinados para formar a cena final e nessa etapa que sao inseridos elementos como fumaça faiscas ou poeira depois a imagem e impressa por impressoras de grande formato em papel de alta qualidade e as impressoes sao emolduradas e vendidas no site dos caras [youtube id= b62xjk_ej78 width= 620 height= 350 ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.