um dos supercarros mais incriveis de todos os tempos e a ferrari f40 e temos certeza de que ninguem vai contestar esta afirmaçao a deusa de maranello tem um v8 biturbo de 478 cv cambio manual com grelha um ronco matador e e capaz de chegar aos 100 km/h em 4 1 segundos com maxima de 324 km/h e mais rapido do que a maioria dos entusiastas jamais chegara ao volante de um carro no entanto estamos falando de um superesportivo fabricado entre 1987 e 1992 arredondando tres decadas atras em trinta anos a evoluçao dos automoveis foi imensa e obviamente refletiu nos modelos de alto desempenho hoje em dia a ferrari topo de linha tem mais que o dobro da potencia 963 cv um v12 naturalmente aspirado de 6 3 litros tecnologia hibrida e leva menos 2 5 segundos pra chegar aos 100 km/h com maxima superior aos 350 km/h hoje em dia temos hot hatches com mais de 300 cv motores 1 0 turbinados com potencia comparavel aos 1 6 de dez anos atras motores v8 biturbo substituindo os v10 e v12 naturalmente aspirados e um padrao de desempenho muito maior e nao estamos falando apenas dos motores pneus sistemas de suspensao especialmente os amortecedores alem de todas as assistencias eletronicas foram se tornando cada vez mais sofisticados e eficientes e tiveram papel tao importante quanto o aumento da cavalaria [youtube id= qcpcbzad8xc width= 620 height= 350 ] se for para estabelecer um marco para tudo isto como e da natureza humana nosso palpite seria o lançamento do mclaren f1 em 1992 mesmo ano em que a f40 deixou de ser fabricada com seu v12 de 6 1 litros e 636 cv o f1 era capaz de chegar a nada menos que 386 km/h tem noçao do que e isto na epoca da f40 passar dos 300 km/h ainda era novidade o primeiro carro de rua a faze lo foi a ferrari 288 gto em 1984 entao veio o mclaren f1 e elevou o patamar para perto dos 400 km/h desde que entao esta marca tambem foi atingida em 2005 o bugatti veyron chegou aos 408 km/h no mesmo ano o americano saleen s7 dotado de um v8 ford de sete litros com dois turbos e 760 cv teve sua velocidade maxima anunciada em 399 km/h enquanto isto la na suecia um cara chamado christian von koenigsegg apresentava o koenigsegg ccr que com seu v8 modular de 4 6 litros e dois compressores rotrex tinha nada menos que 817 cv e era capaz de chegar aos 387 km/h koenigsegg ccr se formos falar dos exemplos mais recentes a coisa fica ainda mais impressionante caramba atualmente temos um muscle car com mais de duas toneladas que com um v8 supercharged de 717 cv consegue acelerar ate os 100 km/h em 3 6 segundos e seguir ate os 320 km/h parece esportivo mas e um seda com espaço para cinco e a bagagem das ferias o motor de 717 cv e so um detalhe isto sem falar nos super muscles que andam arrepiando no nurburgring nordscheleife caras como o chevrolet camaro z/28 e o shelby gt350 por exemplo eles deixaram o bmw m4 gts para tras nosso ponto e o seguinte ha muito tempo os clube dos 300 km/h deixou de incluir apenas superesportivos de primeiro escalao o padrao de desempenho que antes era reservado aos supercarros mais desejados e avançados do planeta hoje e atingido por um muscle car que pode ate ser mais potente e verdade mas ainda e um bom e velho muscle car ou mesmo carros que sequer sao esportivos propriamente ditos embora alguns ate pareçam ser e deles que vamos falar agora porsche panamera turbo ainda que nao pareça o porsche panamera e um seda a porsche gosta de chama lo de cupe de quatro portas e agora com a nova geraçao o termo quase se justifica a inspiraçao no porsche 911 este sim um legitimo cupe e evidente alias o novo panamera conseguiu algo que achavamos impossivel ele ficou bonito alem de bonito ele ficou ainda mais potente a versao turbo s com seu v8 de quatro litros biturbo tem 550 cv entre 5 750 e 6 000 rpm alem de 78 6 mkgf de torque entre 1 960 e 4 500 rpm a força e moderada por uma caixa automatica de oito marchas que leva a força para as quatro rodas e o suficiente para ir de 0 a 100 km/h em 3 8 segundos 3 6 s com o sport chrono package enquanto a velocidade maxima e de 306 km/h [youtube id= qbb 7no5cge width= 620 height= 350 ] isto sem falar no recorde do nurburgring nordschleife que o panamera turbo conquistou anunciado em seu lançamento de acordo com a porsche o carro percorreu os mais de 20 km do circuito alemao em 7min38s que ja foi superado e nos falaremos disto em breve o mais incrivel e que nao da para considera lo um esportivo puro sangue por mais potente e bem acertado dinamicamente que seja o panamera ainda tem duas caracteristicas inerentes aos sedas entre eixos longo e peso alto 2 95 m e 2 070 kg respectivamente sao fatores limitantes quando o assunto e desempenho em pista um problema que um hipotetico cupe de duas portas com o mesmo motor do panamera turbo s nao teria a linha e tenue mas existe aston martin rapide s seu caso e o mesmo do porsche panamera se formos analisar o rapide s tem todo o jeitao dos cupes da aston martin e debaixo do capo traz um v12 de 5 9 litros e 560 cv acoplado a uma caixa de automatica de oito marchas ele pesa 1 990 kg mas tem força suficiente para acelerar ate os 100 km/h em 4 4 segundos e continuar acelerando ate impressionantes 327 km/h alfa romeo quadrifoglio a versao esportiva de um seda e diferente de um esportivo puro sangue claro estamos falando do alfa romeo quadrifoglio que recentemente roubou o recorde do porsche panamera turbo em nurburgring ao virar 7m34s o motor e um v6 biturbo de 510 cv a 6 500 rpm e 61 2 mkgf de torque projetado com a ajuda da ferrari que pode ser acoplado a uma caixa manual getrag de seis marchas ou automatica zf de oito marchas com ele o alfa giulia qv e capaz de chegar aos 100 km/h em 3 9 segundos com maxila de 307 km/h ele e ligeiramente menor mas ainda tem entre eixos longo 2 82 m e pesa 1 524 kg bmw m5 talvez o bmw m5 seja o primeiro grande responsavel por borrar a linha entre superesportivos e carros mais comuns de desempenho elevado a primeira geraçao do fim da decada de 1980 colocava o coraçao do supercarro m1 em um seda medio um seis em linha de tres litros e 282 cv a geraçao atual a f10 tem um v8 de 4 4 litros com dois turbos capaz de entregar 560 cv a 7 000 rpm e 69 3 mkgf de torque a partir de 1 500 rpm o 0 100 km/h e cumprido em 4 4 segundos enquanto a velocidade maxima e de 250 km/h ou 305 km/h com o opcional m performance package que remove o limitador eletronico bmw m760li a versao mais potente do atual bmw serie 7 g12 tem um v12 biturbo de 6 6 litros capaz de entregar 610 cv e impressionantes 81 6 mkgf de torque acoplado a uma caixa automatica de oito marchas bastante luxuoso e gigantesco — sao 5 24 m de comprimento 3 21 m de entre eixos e duas toneladas na balança — o m760li e o verdadeiro carro de luxo com desempenho esportivo sendo capaz de chegar aos 100 km/h em 3 9 segundos com maxima de 250 km/h com o limitador eletronico removido como e opcional na europa por causa das autobahnen claro o numero sobe para 305 km/h mercedes amg s65 o classe s e o maior seda da mercedes benz com seus 5 25 m de comprimento e 3 16 m de entre eixos na versao mais longa sua versao mais potente a s65 amg pode ate ter um v12 biturbo de seis litros mas ainda pesa 2 254 kg de qualquer forma ele e capaz de chegar aos 100 km/h em 4 3 segundos com maxima limitada eletronicamente em 300 km/h audi s8 fazendo coro com os outros alemaes temos o audi s8 a geraçao atual emprega um v8 de quatro litros biturbo de 520 cv a 6 000 rpm e 66 3 mkgf de torque acoplado a uma caixa automatica zf de 8 marchas sendo assim mesmo medindo 5 13 m de comprimento e 2 99 m de entre eixos e pesando duas toneladas o s8 e capaz de chegar aos 100 km/h em 4 2 segundos como de costume a velocidade maxima de 250 km/h pode aumentar para 305 km/h com a remoçao opcional do limitador bentley bentayga sim ha um suv nesta lista claro estamos falando do suv mais rapido do mundo o bentley bentayga ainda nao nos acostumamos em ver a identidade visual da bentley em um utilitario esportivo mas e impossivel nao ficar admirado com sua ficha tecnica mesmo pesando quase 2 600 kg ele e capaz de chegar aos 100 km/h em 3 5 segundos com maxima de 301 km/h o segredo seu motor w12 de seis litros com dois turbos que como voce deve saber formado basicamente por dois motores vw vr6 siameses capaz de entregar 608 cv a 6 000 rpm e obscenos 91 8 mkgf de torque e acoplado a uma caixa automatica de oito marchas
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.