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24 coisas que você não sabia (ou não lembrava) sobre as 24 Horas de Le Mans

No fim de cada edição das 24 Horas de Le Mans já começamos a contar os dias para a próxima. Foi assim de novo agora — depois da vitória histórica do Porsche 919 Hybrid, parecia que a próxima edição não levaria um ano, mas sim um século para chegar. E eis que estamos aqui, agora, a dois dias do início da corrida de automóveis mais antiga e emocionante do planeta.

A gente vai fazer um guia completo para que você não perca nenhum segundo da prova, como já virou tradição no FlatOut. Mas antes, vamos aproveitar a deixa para relembrar algumas curiosidades a respeito das 24 Horas de Le Mans — e aproveitar para citar outros fatos e números que você pode não saber ou lembrar. Afinal, assunto para as rodinhas com os amigos petrolheads nunca é demais, não é?

1. A primeira edição das 24 Horas de Le Mans aconteceu em 1923 e, desde então, a corrida foi realizada todos os anos no Circuito de La Sarthe, em um conjunto de ruas e rodovias que ligam as cidades de Le Mans, Mulsanne e Arnage. A exceção foi 1936, quando a greve dos trabalhadores na França impediu a realização da prova, e os anos de 1940 a 1948, quando a corrida não ocorreu devido à Segunda Guerra Mundial. É por isso que apesar de ter 93 anos, a corrida ainda está em sua 84ª edição.

2. O traçado original do Circuito de La Sarthe media 17.261 m, mas foi reduzido em 1929 e, novamente, em 1932. Atualmente, são 13.628 m ao longo dos quais se distribuem 38 curvas.

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3. A volta mais rápida na primeira edição da prova, em 1923, foi de 9min39s com um Bentley #8. O atual recorde do circuito, estabelecido em 2012, é de 3min17s475 com o piloto André Lotterer, ao volante do R18 da equipe Audi Sport Team Joest.

4. Também é da Audi o recorde de maior distância percorrida por um carro vencedor: o R15 TDI, que venceu em 2010 com Romain Dumas, Timo Bernhard e Mike Rockenfeller ao volante. O protótipo percorreu 5.410 km em 397 voltas.

5. A distância mais curta foi registrada em 1923, quando o Bentley 3 Litre de John Duff e Frank Clement percorreu 2.077 km em 120 voltas.

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6. Outra conquista da Audi: em 2006, o Audi R10 TDI foi o primeiro protótipo a diesel a vencer as 24 Horas de Le Mans, repetindo o feito em 2007 e 2008. Aliás, parece que a gente nunca para de falar da Audi, não é? Mas tem um motivo: de 2000 até agora, a Audi só não venceu três edições das 24 Horas de Le Mans: em 2003, quando o vencedor foi o Bentley Speed 8 (que era basicamente um Audi transformado em Bentley); em 2009, quando o francês Peugeot 908 HDi FAP acabou com a festa dos alemães; e em 2015, quando a Porsche voltou a vencer no Circuito de La Sarthe depois de 18 anos, com o 919 Hybrid.

7. Com a vitória em 2015, a Porsche segue ainda mais firme na posição de fabricante com mais vitórias em Le Mans: foram 17 canecos contra 13 da Audi. Em terceiro lugar vem a Ferrari, com nove vitórias — todas elas anteriores à década de 1970.

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8. A última vitória da Ferrari em Le Mans aconteceu em 1965. Nos quatro anos seguintes, o vencedor foi o Ford GT, esforço conjunto entre a Ford americana e a divisão da fabricante no Reino Unido — tudo com a ajuda de Carroll Shelby, em uma história que você pode ler aqui.

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9. A cidade de Le Mans já recebeu três edições do Grande Prêmio da França de F1: 1906, 1921, 1929 e 1967. Este último realizado no circuito Bugatti, que usa trechos de La Sarthe.

10. O ano de 1997 também marcou a primeira vitória de Tom Kristensen em Le Mans. O dinamarquês é o piloto que mais venceu edições das 24 Horas de Le Mans. Ao todo, foram nove delas: 1997, 2000-2005, 2008 e 2013.

11. O piloto que mais disputou edições foi o francês Henri Pescarolo, que correu em Le Mans ininterruptamente de 1966 a 1999 — sim: trinta e três vezes seguidas! Ele venceu quatro vezes, com três vitórias consecutivas entre 1972 e 1974 e outra em 1984.

12. O Reino Unido é o país com mais pilotos vencedores em Le Mans — 30, no total. A França vem logo depois, com 29 pilotos e, na terceira posição, fica a Alemanha com 18 pilotos vencedores.

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13. O mais famoso trecho do Circuito de La Sarthe é, sem dúvida, a reta Hunaudières. Ela costuma ser chamada erroneamente de Mulsanne por causa da curva que a sucede. Em 1989, por causa das velocidades altíssimas alcançadas pelos protótipos do Grupo C, foram instaladas duas chicanes igualmente espaçadas ao longo dos seis quilômetros da reta.

14. Por isso, costuma-se medir os tempos de volta mais rápidos antes de 1989 e depois de 1989. Antes de 1989, a volta mais rápida no Circuito de La Sarthe foi dada em 3m13s90 por Pedro Rodríguez (sim, um dos Hermanos Rodríguez), que conseguiu a pole position ao volante do Porsche 917 em 1971. Depois de 1989, a marca também fica com um Porsche — o 919 Hybrid, que percorreu o circuito em 3m16s89 e garantiu ao suíço Neel Jani a pole em 2015.

15. A maior velocidade alcançada na reta Hunaudières foi conseguida pelo Peugeot WM-88. Com ele, Roger Dorchy chegou aos 407 km/h em 1983.

16. A vitória mais apertada aconteceu em 1966, entre dois Ford GT40. A diferença entre o carro vencedor e o segundo foi de apenas 20 metros. A vitória mais folgada aconteceu muito antes: em 1927, quando o Bentley vencedor completou a prova com 349,8 km de vantagem sobre o segundo colocado.

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17. As 24 Horas de Le Mans sempre foram cheias de tradições. A primeira delas é a famosa “largada Le Mans”, na qual os pilotos ficavam enfileirados em um lado da pista e tinham que correr até os carros, que ficavam do outro lado, dar a partida e sair. A largada Le Mans foi abandonada em 1970 depois de uma série de acidentes na década anterior e um protesto solitário de Jacky Ickx (leia mais neste post).

18. Reza a lenda que por causa da largada Le Mans a Porsche decidiu colocar a chave de ignição dos carros à esquerda do volante. Assim, o piloto economizava alguns décimos de segundo na hora de ligar o carro e colocar a mão direita sobre a alavanca de câmbio.

19. Falando em Porsches e chaves de ignição, o Porsche 917 tinha a sua perfurada para reduzir peso. Era uma medida simbólica, que mostrava o quanto a equipe estava comprometida em deixar o protótipo o mais veloz.

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20. O maior número de carros no grid já registrado é 60 — algo que ocorreu em 1950, 1951, 1953 e 1955. O menor número foi de 17 carros, em 1930. No ano de 1971, dos 49 carros que largaram, 33 eram Porsche.

21. A corrida com maior porcentagem de carros terminando a corrida foi a primeira, em 1923 — dos 33 carros que largaram, 30 cruzaram a linha de chegada. A corrida com menos carros chegando ao fim foi a de 1970: dos 51 que largaram, apenas 7 terminaram a prova.

22. As 24 Horas de Le Mans guardam em sua história a maior tragédia da história do automobilismo. Em junho de 1955, o Mercedes-Benz 300SLR de Pierre Levegh decolou após bater em outro carro e capotou algumas vezes sobre as barreiras de feno na beira da pista, desintegrando-se e pegando fogo no processo. Oficialmente, 84 pessoas foram mortas pelos destroços do carro e outras 120 ficaram feridas — mas há relatos de testemunhas na época que sugerem que o número de mortos e feridos foi maior. Depois disto, a Mercedes-Benz se retirou da prova e do automobilismo durante 30 anos.

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23. O McLaren F1 venceu as 24 Horas de Le Mans em 1995, e a versão de corrida era menos potente que o carro de rua.

24. O maior público registrado em uma edição das 24 Horas de Le Mans foi o de 1969, com 400 mil presentes — que viram o Ford GT40 vencer pela quarta vez consecutiva. O público da edição passada, que testemunhou a vitória do Porsche 919 Hybrid, foi de cerca de 300 mil pessoas.