Quando perguntamos a vocês qual era a coleção de carros mais fodástica do mundo, boa parte citou os carros de Jay Leno. É difícil discordar. O acervo do queixudo apresentador conta quase 900 veículos, entre carros e motos. Se fosse apenas uma questão de quantidade, já seria uma coleção impressionante — mas estamos de um dos maiores gearheads de todos os tempos, o que significa que boa parte dos itens de sua coleção é simplesmente sensacional.
O comediante e apresentador, na ativa desde 1977, é uma das figuras mais conhecidas da televisão mundial há mais de 20 anos. Mais do que isso, para nós, ele é uma grande inspiração. Ele coleciona carros há vários anos e tem centenas deles — o último número preciso que conseguimos é de 886 veículos — 769 carros e 117 motos, mas sua coleção nunca para de crescer.
Isto seria terrível se ele fosse um daqueles caras que compram carros o tempo todo e os guardam em garagens climatizadas sem jamais levá-los para respirar ar fresco. Mas Jay Leno é justamente o oposto disso — na verdade, ele abomina este tipo de comportamento e faz questão de acelerar seus carros com a maior frequência possível. Não é raro vê-lo ao volante de um supercarro moderno em um dia, e no outro dirigindo um clássico da década de 30 com motor de avião. E ele curte todos eles com a mesma intensidade.
Temos tanta certeza disso porque não é de hoje que Jay Leno faz questão de compartilhar a sua coleção com o mundo. Ele tem um programa de TV/canal no YouTube, Jay Leno’s Garage, onde fala sobre seus carros em detalhes e leva os espectadores para uma volta sem frescura — muitas vezes, ele leva um carro de valor inestimável para o meio da cidade — onde, inevitavelmente, atrai os olhares de todo mundo. Ele também mantém um site com fotos e detalhes de sua coleção.
Se você ainda não entendeu o tamanho da coleção de Jay Leno, vamos repetir: são mais de 700 carros, cuja variedade cobre todas as eras do automóvel. Isto significa que, em sua garagem, você vai encontrar “carros” movidos a vapor convivendo com barcas americanas dos anos 50, 60 e 70 e hipercarros dos mais modernos, como o McLaren P1 — sem falar nos carros que são feitos para ele sob encomenda.
Ainda se fosse só o McLaren P1… mas não! Ele precisa ter um F1, um 12C e um Mercedes SLR McLaren!
É virtualmente impossível cobrir a variedade da coleção em um único post. Mas certamente podemos falar dos mais fodásticos — e carros fodásticos ele tem de sobra.
Talvez o mais famoso deles seja o Blastolene Special — que você deve conhecer como Tank Car. Em essência, é um carro construído em volta de um motor de tanque de guerra. Mais precisamente, um Continental AV1790 — um V12 de 29 litros com 810 cv e 216 mkgf de torque.
A transmissão vem de um ônibus Greyhound e a carroceria foi toda feita em metal. O carro de cinco metros de comprimento e 4.300 kg é um dos que você pode pilotar em Gran Turismo 4.
Este é o Mercedes-Benz 300SL de Jay Leno. Acredite, ele foi restaurado — mas só na mecânica: a carroceria guarda todas as marcas de suas cinco décadas de vida, incluindo amassados e uma superficial camada de ferrugem. Leno quis assim para que pudesse dirigir o carro da forma que ele merece sem precisar se preocupar demais com danos à carroceria. Além disso, as cicatrizes do tempo dão ao carro muito mais personalidade.
Jay Leno conta que sempre quis um 300 SL, mas nunca conseguiu encontrar um. No fim das contas, ele foi procurado pelo dono deste carro que, depois de guardá-lo por 40 anos após se aposentar das corridas, decidiu que o Mercedes precisava de um novo lar — e que lar melhor do que a coleção de Jay Leno?
Este é o EcoJet — um carro projetado por Jay Leno em conjunto com engenheiros da General Motors (por isso se parece com o Cadillac Cien). Ele é movido por uma turbina a diesel como as usadas nos helicópteros Bell 222, que entrega mais de 650 cv e é moderada por uma transmissão automática de quatro velocidades de Corvette C5.
Agora, você imagina qual foi o primeiro carro de Jay Leno? Este Buick Roadmaster, que ele comprou em 1972 por US$ 350. Com este carro que ele ia até os clubes de comédia onde se apresentava no início da carreira, e dormia nele nos tempos mais difíceis. Foi também o carro no qual ele levou sua esposa para seu primeiro encontro.
Naturalmente, este é o carro favorito de Leno, e recebeu dois upgrades interessantes: o primeiro, as rodas e pneus maiores, que dão a ele uma aparência mais atual sem perder sua essência, e ainda tornam o carro mais apto a lidar com o segundo upgrade, o V8 BBC (big block Chevy) de 572 pol³ (9,4 litros) e 620 cv.
Lançado em 1966, o Oldsmobile Toronado foi o primeiro carro de tração dianteira produzido nos EUA desde a década de 30. Contudo, o carro de Jay Leno foi modificado com a ajuda da própria Chevrolet para ter tração traseira.
Como? Tendo a carroceria transplantada para um chassi adaptado de Corvette C5, cujo V8 425 ganhou dois turbocompressores com intercooler para entregar 1.080 cv, que são direcionados para o eixo certo.
Mas nem só de carros restaurados e modelos feitos sob encomenda — ele também tem muitos clássicos e carros novos. Por exemplo, ele é o dono de um dos seis Bugatti Type 57 SC Atlantic Coupe (assim como Ralph Lauren), um exemplar azul, mas também foi o cara que recebeu o primeiro McLaren P1 entregue nos EUA — e, em uma semana, colocou mais de 2.500 km no hodômetro.
Este é nada menos do que o Jaguar XKSS de Steve McQueen — o carro foi comprado duas vezes pelo protagonista de Bullitt e Le Mans, e nas duas vezes fez com que ele perdesse sua carteira de motorista por excesso de velocidade. E, agora, Jay Leno é o dono do carro.
A fama de Jay Leno como colecionador, apreciador e restaurador de carros é tamanha que os fabricantes acabam o procurando para dar destaque a conceitos e lançamentos no Jay Leno’s Garage. Isto significa que ele tem a oportunidade de dirigir coisas como o Aston Martin CC100, o fabuloso conceito feito para comemorar os 100 anos da Aston, e o Toyota FT-1 — dizem que pode ser a base para um novo Supra — sem ao menos precisar pedir por isso.
Ao menos isso faz com que filmem tudo e tirem muitas fotos. Assim, meros mortais como nós podemos ter um gostinho de como é viver a vida dele.