Lá no começo do ano a Chevrolet soltou vários detalhes sobre o futuro Corvette Z06, a primeira versão on steroids do ‘Vette de sétima geração. Contudo, faltava algo essencial: números de potência e torque. Eles foram revelados hoje e, com eles, o mundo conheceu o novo Chevrolet mais potente de todos os tempos.
Vamos sem rodeios: o novo Corvette Z06 tem 658 cv a 6.400 rpm e 89,8 mkgf de torque a 3.600 rpm — ou, como os americanos gostam de dizer, 650 hp e 650 lb-ft. É um salto considerável em relação aos 633 cv e 87,8 mkgf de torque que estavam circulando por aí nos últimos meses, e são o suficiente para tornar o Corvette C6 ZR1 obsoleto de uma vez por todas.
Toda esta cavalaria vem do motor V8 LT4 de 6,2 litros com compressor mecânico Eaton R1740 TVS de 1,7 litros. A receita é parecida com a do ZR1, mas o compressor do novo Z06 gira 25% mais rápido do que o do V8 LS9 de 638 cv do Blue Devil. O motor LT4 também é novo — apesar de usar a mesma arquitetura do LT1 do Corvette Stingray, ele tem cabeçotes de alumínio, pistões e bielas forjados e válvulas de admissão superleves, feitas de titânio.
Nós dissecamos tudo o que se sabe até hoje sobre o Z06 neste post, mas vamos refrescar sua memória um pouquinho.
O Z06 recebeu diversas modificações na carroceria — recebeu um kit aerodinâmico funcional completo com splitter frontal e aerofólio traseiro e foi alargada para reduzir a transferência lateral de peso e conseguir acomodar os gigantescos pneus de medidas 285/30 R19 na dianteira e 335/25 R20 na traseira.
Os discos de freio são de carbono-cerâmica, o diferencial tem bloqueio eletrônico e as transmissões disponíveis são uma manual Tremec de sete marchas ou automática de oito marchas — a Chevrolet disse que não ofereceu um câmbio com dupla embreagem para que o carro não fique caro demais para o consumidor final.
Aliás, o máximo de performance pelo menor preço que se puder cobrar é a filosofia do Corvette há muito tempo, e o Z06 tem tudo para redefini-la: com seus 658 cv, ele é mais potente que o Lamborghini Huracán (610 cv), o Dodge Viper (649 cv) e o McLaren 650S (650 cv), só para citar alguns.
Tudo indica que o a Chevrolet deu ao Z06 as armas certas para combater a concorrência — nos EUA e do outro lado do Atlântico. Faltam menos de seis meses para o lançamento, e nós estamos absurdamente ansiosos para ver esta briga!