se o motor pode ser considerado uma orquestra afinada um dos maestros deste conjunto e o comando de valvulas e ele quem determina quando por quanto tempo e com que intensidade o ar entra e sai dos cilindros mas como em toda boa orquestra o regente deve trabalhar de acordo com o limite dos seus musicos para que nenhum deles desafine entao meus amigos vamos descrever cada parte cada parte as suas funçoes como elas interagem entre si e com o restante do motor hoje e dia de comando que nao e o delta uma conversa sincera com sua caranga isso pode parecer repetitivo mas e extremamente necessario antes de qualquer decisao sobre qual perfil de comando escolher ou qualquer outra modificaçao pare tudo e bata aquele papo cabeça com sua caranga pegue algumas long necks sentem se apenas voces dois e faça a pergunta filosofal afinal de contas o que voce realmente quer um daily mais esperto um devorador de autoestradas uma ratoeira para track days um recordista dos 402 metros ou qualquer outra opçao mirabolante que sua cabeça crie a resposta para essa pergunta e essencial para guiar a sua escolha respondida a primeira pergunta voce olha pro seu amigo e pergunta com mais intimidade o que voce tem ai para escolher o comando de valvulas nos temos que saber qual o diametro e curso do pistao relaçao r/l diametros de valvulas relaçao entre areas faixa de rotaçao maxima atual e pretendida taxa de compressao e nos casos extremos outras informaçoes ainda mais especificas sao necessarias todas essas respostas aliadas as outras informaçoes contidas aqui servirao como norte para que voce escolha seu comando de forma mais consciente muitos ja estao familiarizados com os termos que envolvem um comando de valvulas mas para que nao haja duvidas vamos ver cada um deles came ou lobe e o ressalto excentrico que de maneira geral converte o movimento rotativo do eixo em alternativo para a valvula circulo base como o proprio nome sugere e um circulo imaginario que compoe a parte concentrica do eixo de comando e nessa area do came que a valvula permanece fechada tambem conhecida como calcanhar levante e o resultado da subtraçao do circulo base pela altura total do came rampas as areas do came onde se inicia e finaliza a abertura e fechamento da valvula flancos e a continuaçao da rampa onde a taxa de aceleraçao fica claramente definida nariz nariz e o nome popular da parte mais elevada do comando onde a valvula tem menor aceleraçao e alcançara sua maxima abertura simetria refere se aos perfis de abertura e fechamento do came ha comandos onde estes perfis sao diferentes por exemplo um perfil que tem a rampa de fechamento mais lenta que a de abertura a esse tipo de perfil chamamos assimetrico padrao um comando pode ter cames com diferentes graduaçoes para admissao e escape quando isso ocorre chamamos de padrao duplo quando as graduaçoes sao iguais chamamos de padrao simples duraçao e o angulo total de abertura e fechamento da valvula e consequentemente o angulo total do lobe linha de centro o ponto de maior levante no came determina a linha de centro do came que e o ponto de mudança no movimento das valvulas de descendente para ascendente ou vice versa pode ser encontrada na literatura como centerline angulo de separaçao e o valor em graus para a distancia entre as linhas de centro de admissao e escape tambem e conhecido como lobe separation angle lsa cruzamento chamamos de cruzamento o momento em que as valvulas de admissao e escape estao abertas ao mesmo tempo isso ocorre porque a rampa de fechamento do escape ainda nao terminou e a rampa de abertura da admissao ja se iniciou o cruzamento tambem e chamado de overlap dissecando o cerebro voces devem se perguntar por que os valores de angulo medidos no comando sao na verdade uma referencia ao deslocamento do virabrequim isso acontece para que se saiba a posiçao dos pistoes valvulas e em que tempo o cilindro esta durante os ajustes lembrando que todos os ajustes sao feitos tomando como referencia o cilindro um a teoria dos motores de ciclo otto diz que a valvula de admissao abre a 0° e fechar a 180° enquanto a valvula de escape abriria a 540° e fecharia a 720° porem o mundo real traz algumas variaveis que complicam um pouquinho essa teoria o conjunto de acessorios que dao suporte ao movimento da valvula assim como ela propria possui uma massa consideravel graças a inercia todo esse conjunto nao pode sofrer aceleraçao instantanea pois o risco de quebra e imenso entao o comando deve iniciar a abertura da valvula mais cedo e ter uma menor aceleraçao para que as valvulas nao flutuem tambem na faixa mais alta de rotaçoes um motor que tenha uma relaçao pequena entre areas area da valvula vs area do cilindro apresenta uma maior resistencia ao enchimento dos cilindros por todos esses motivos a duraçao dos lobes deve ser maior que os respectivos tempos de admissao e escape entao com a influencia de todos estes fatores entendemos que quanto maior a duraçao do came de comando maior sera a eficiencia do motor certo nao como diria o yoda quanto maior a duraçao do came for para cima mais deslocada a powerband sera ou seja num comando de grande duraçao encontraremos os picos de torque e potencia nos regimes mais altos de rotaçao em casos mais extremos como motores preparados para provas de arrancada ocorre a reversao de fluxo na admissao e ha perda completa da dirigibilidade em baixas rotaçoes a duraçao do comando esta diretamente ligada ao diametro do circulo base e ao circulo do nariz sendo o circulo base a referencia quanto menor o seu diametro em relaçao ao nariz maior sera a duraçao do came sendo inclusive essa relaçao o fundamento de uma das mais antigas tecnicas de preparaçao o heel griding que consiste em reduzir o diametro do circulo base aumentando assim a duraçao do lobe de comando por isso os motores produzidos com proposta urbana tem comandos de valvulas com pequenos valores de duraçao o para e anda baixas velocidades e constantes retomadas pedem que bastante torque esteja disponivel nos regimes mais baixos para atender a necessidade de uma maior duraçao e ainda sim distribuir a faixa de potencia da melhor forma possivel os fabricantes recorrem a outros ajustes do perfil de comando eventos de valvulas antes de falarmos sobre os outros elementos que compoem o perfil de um comando devemos que entender os eventos de valvulas e importancia de cada um temos quatro eventos valvula de admissao abre ivo valvula de admissao fecha ivc valvula de escape abre evo e valvula de admissao fecha evc quando lemos as folhas de dados que acompanham os comandos elas normalmente sao organizadas desta forma mas se seguirmos o sentido de ocorrencia dos eventos durante a sequencia muda para evo ivo evc ivc dai voce deve estar se perguntado que diferença essa sequencia faz muita diferença jovem o principal evento dentre os quatro e o fechamento da valvula de admissao ele determina como a pressao de enchimento do cilindro ocorre entao ele e uma peça chave para determinar onde ocorrera o pico de torque um ivc que ocorre cedo aumenta o torque disponivel em baixas rotaçoes porem limita a potencia nos regimes mais altos pois limita o tempo de enchimento do cilindro por outro lado um ivc tardio permite um otimo desempenho nas rotaçoes mais altas mas compromete o enchimento do cilindro em baixa pois o maior tempo de valvula aberta combinado a baixa inercia do fluxo saiba mais sobre fluxo de admissao aqui causa a reversao do fluxo quando o pistao inicia seu movimento ascendente o segundo evento mais importante e a abertura da valvula de escape e o responsavel por determinar quanto de energia os gases de escape carregarao durante o pulso inicial falamos sobre ele aqui e com isso tambem determinamos indiretamente a fraçao de gases residuais que ficarao no cilindro um evo que ocorre cedo limita a quantidade de trabalho realizado pelo pistao e consequentemente o torque pois a valvula abre ainda durante a expansao dos gases porem essa mesma abertura precoce ajuda a gerar mais potencia em altas rotaçoes pelo maior tempo disponivel para a exaustao estudos mostram que setenta e cinco por cento da energia de expansao dos gases e liberada ate os 100° apos o pms por esse motivo muitos comandos voltados para o alto desempenho possuem um evo bastante prematuro o evento de fechamento da valvula de escape evc afeta o cruzamento de valvulas o overlap uma valvula que fecha cedo ajuda a manter uma boa marcha lenta e a dirigibilidade em baixas rotaçoes porem esse mesmo perfil limita os ganhos a partir dos regimes intermediarios pois nao permite uma boa interaçao entre admissao e escape reduzindo assim a eficiencia volumetrica do cilindro na ordem de importancia o ultimo evento e ivo este combinado ao evc determina o tempo total de overlap este evento tambem afeta a dirigibilidade ocorrendo cedo demais havera contaminaçao da mistura ar/combustivel pois os gases de escape tem relativamente maior quantidade de energia nos regimes mais baixos que a mistura nos dutos de admissao nos regimes mais altos de giro a depressao gerada na camara pela saida dos gases de combustao em alta velocidade combinada a abertura precoce aumentam a eficiencia volumetrica do cilindro ao contrario uma abertura tardia cria uma marcha lenta suave e constante mas em altas rotaçoes aniquila o efeito de induçao do cruzamento e baseado nesses quatro condicionantes que um projetista ira trabalhar para atender o perfil de resposta pretendido para um motor desde um v8 com uma montanha de torque pronta a mover uma pick up com uma lancha de duas toneladas a um minusculo 3 cilindros sobrealimentado que participa de uma prova de endurance conceitos nao muito corretos e o que realmente conta quantas vezes voces ja devem ter ouvido alguem dizer ou mesmo leram enquanto buscavam informaçoes na rede este comando e bravo e um x⁰ por x⁰ pessoal sendo bem sincero esse tipo de informaçao nao lhe diz praticamente nada a duraçao sozinha mostra apenas quanto tempo as suas valvulas passarao abertas mas nao quando isso vai acontecer para descobrir o quando e onde voce precisa de pelo menos duas informaçoes a primeira e a linha de centro de pelo menos um dos lobes preferencialmente procure por ambas como dissemos no glossario a centerline e o ponto mais alto da curva mas nao necessariamente e o centro da curva a designaçao realmente confunde mas se voce tiver um comando de perfil assimetrico uma rampa tera duraçao diferente da outra falaremos sobre simetria um pouco mais abaixo a linha de centro e informada em graus como todas as outras informaçoes de deslocamento angular e esta graduaçao e referente ao deslocamento do virabrequim ou seja o valor indicado no chart sempre sera expresso em graus depois pms para o came de admissao e antes do pms para o came de escape veja a tabela abaixo com o exemplo de calculo das linhas de centro e angulo de separaçao com essa tabela podemos ver que as linhas de centro e o angulo de separaçao dos lobes possuem uma relaçao direta o lsa e o angulo formado entre as duas linhas de centro e seu valor e a metade da soma entre as linhas de centro mas por que metade porque o valor do angulo e referente ao deslocamento do comando de valvulas e como este gira com a metade da velocidade do virabrequim seu deslocamento automaticamente sera metade do deslocamento feito pela arvore de bielas ok ja sabemos o que e o angulo de separaçao mas como ele influencia o comportamento do motor quando variamos o lsa automaticamente mudamos o momento de ocorrencia dos quatro eventos das valvulas falados mais acima dessa forma quanto maior for o angulo de separaçao mais cedo os picos de torque e potencia irao acontecer quanto menor for o angulo mais tarde os picos ocorrem o lsa e fixo em motores que possuem apenas um comando de valvulas mas podem ser variados quando o caso e de duplo comando este angulo pode ser alterado modificando a posiçao dos comandos e isso nos leva ao proximo topico comando avançado ou retardado avançar ou retardar atrasar o comando de valvulas consiste em modificar a posiçao do comando em relaçao ao seu sincronismo original se o comando for girado para frente no sentido de rotaçao do motor dizemos que ele esta sendo adiantado se o movimento e no sentido contrario ele esta sendo retardado em sua atuaçao o objetivo e alterar o momento de ocorrencia dos eventos como mostra a animaçao mais acima avançando o comando adiantamos os eventos gerando ganhos nos regimes mais baixos retardando o comando atrasamos os eventos e o efeito e contrario ou seja esse artificio funciona como uma gangorra se uma extremidade se eleva a outra decresce para se conseguir modificar a posiçao do comando e necessaria uma polia variavel esta possui uma marcaçao para o zero grau a posiçao original do comando e outras para o avanço e retardo normalmente as divisoes sao de um grau mas temos que lembrar que essa graduaçao e referente ao angulo do comando entao cada grau deslocado do comando corresponde a dois graus do virabrequim o ajuste deve ser feito com um dos elementos travados o comando ou o virabrequim apos ambos serem sincronizados no pms sempre deve ser checada a folga entre as valvulas e o pistao quando este tipo de alteraçao for feita pois em excesso ambas podem gerar uma colisao e ninguem quer uma cena dessas em maos levante rampas e nariz apos os eventos de valvula os elementos mais importantes na criaçao de um perfil de comando sao o levante e a rampas de aceleraçao estes elementos atuam em conjunto e determinam a area total de abertura das valvulas e consequentemente a vazao maxima porem a abertura maxima corresponde a uma porcentagem muito pequena do tempo em que a valvula permanece aberta o mais importante num perfil e o levante medio e nao o pico e esta media de abertura quem nos dara noçao da faixa de rotaçao atendida pelo motor vou exemplificar para que tudo fique um pouco mais claro temos um comando com cames de 260° de duraçao e levante de valvula de 9 74 milimetros numa aproximaçao simples o levante medio sera aproximadamente 6 4 mm se usarmos esse perfil em tres motores com deslocamentos diferentes mas cabeçotes exatamente iguais com valvulas de 32 5 mm veremos que os motores apresentarao faixas de trabalho totalmente diferentes observe na tabela abaixo vejam que o perfil fica superdimensionado para um motor pequeno a nao ser que estejamos falando de um motor de pista caberia como uma luva num motor medio esportivo mas ficaria um pouco aquem para os parametros atuais de um motor com deslocamento maior isso mostra que um mesmo perfil pode apresentar resultados totalmente antagonicos quando aplicado em motores com caracteristicas diferentes por isso nao existe receita de bolo meu chapa mas afinal qual o fator que realmente limita a faixa util de um comando como cargas d’agua eu cheguei a esses valores basicamente e a velocidade de deslocamento da massa de ar quando este chega a condiçao sonica velocidade igual ou superior a do som o fluxo estagna ocorre o chamado estrangulamento de fluxo entao e a combinaçao entre diametro de valvulas e levante medio quem determina a area total de passagem e consequentemente o fluxo maximo estes valores sao baseados na area total disponivel para a passagem do fluxo que e a combinaçao entre o levante medio e a area da valvula area da tulipa menos area da haste e esta area quem gera o principio bernouli leia a bela explicaçao do juliano aqui e determina a velocidade maxima do fluxo e consequentemente a sua vazao observem a imagem acima estes dois perfis possuem duraçao e levante iguais mas sao extremamente diferentes devido a um fator aquele que tambem determina o temperamento de um comando de valvulas a sua taxa de aceleraçao esta taxa e a razao entre o levante e a graduaçao do comando trocando em miudos ela representa quantos decimos de milimetro a valvula ira se deslocar a cada grau percorrido pelo comando mas a conta nao e tao simples quanto parece nao basta dividir a duraçao por dois e entao dividir o levante pelo resultado nesta equaçao tambem deve entrar o tamanho do nariz nao e uma piada como dissemos no glossario o nariz e a area onde esta o maior levante do comando entao o tempo ou angulo de permanencia dwell time dessa area influencia a taxa de aceleraçao quanto maior for o nariz maior sera a taxa de aceleraçao do comando e maior sera o levante medio deste se tivermos uma maior media de levante consequentemente podemos ter um fluxo maior para uma mesma duraçao por esse motivo os comandos mais agressivos tem narizes maiores mas ha consequencias quando se utiliza uma taxa de aceleraçao elevada a primeira delas e a perda de torque e dirigibilidade nas rotaçoes mais baixas pois com uma maior abertura o fluxo tem menos velocidade e pode levar a reversao em certos casos a segunda e mais grave e o aumento do risco de flutuaçao da valvula o que pode levar mais uma vez a colisao entre pistao e valvula para evitar este comportamento em perfis mais agressivos os fabricantes algumas vezes recorrem a cames assimetricos onde as taxas de aceleraçao de abertura e fechamento sao diferentes nestes casos a taxa de fechamento e menor para que este seja mais suave evitando assim a flutuaçao da valvula a assimetria tambem pode ocorrer com diferentes duraçoes para abertura e fechamento o que nos leva a outras caracteristicas de perfil normalmente encontradas em motores sobrealimentados e sobre ele falaremos no proximo post tem muito mais vindo ai esse catatau de paragrafos termos e ideias nos chegamos a metade do assunto sim metade agora que voces ja sabem como funciona toda a filosofia e estrutura de uma arvore de comando estao prontos para a proxima parte nos vamos abordar o conjunto acessorio as valvulas sistemas variaveis e outros tipos de acionamento de comando de valvulas entao senhores ate a proxima
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