Sam Tordoff não começou bem sua participação no Fordwater Trophy, uma das várias corridas de clássicos do Goodwood Revival 2018. Ele havia conseguido a pole position com seu Porsche 356 Pre-A 1954 mas, na hora da largada, o motor do carro simplesmente apagou. Sam perdeu preciosos segundos e foi ultrapassado por todo o grid – de primeiro a último, na 29ª posição.
É para acabar com o dia de qualquer um. Mas Sam Tordoff não se deixou abater: pisou fundo, alcançou os colegas, ultrapassou quase todo mundo e conseguiu se colocar na segunda posição. Tudo isto em menos de cinco minutos. Ele pode não ter vencido a corrida que tinha tudo para liderar de ponta a ponta mas, na boa, o que ele conseguiu fazer foi ainda mais impressionante. Jaguar XK120, Lotus Mk6, Ferrari 225S Vignale Berlinetta, Ferrari 250 GT, Lancia Aurelia ficaram para trás – Sam só não conseguiu ultrapassar o Aston Martin DB2 de Darren Turner, que venceu a corrida. Mas largando como largou, quem se importa com isso?
A façanha foi toda registrada onboard, garantindo nossa dose de inspiração para começar mais uma semana. Acho que nem precisamos dizer que é uma boa ideia descolar fones de ouvido se você curte o ronco de um aircooled preparado.
O Fordwater Trophy é uma das dezenas corridas temáticas que acontecem durante o Goodwood Revival. Se o Festival of Speed, principal evento realizado na propriedade de Lord March, é uma verdadeira celebração ao automobilismo clássico, com exposições, concursos, leilões e, claro, corridas, o Revival foca mais na parte das corridas – com direito à presença de muitos pilotos profissionais que dão uma pausa em suas temporadas para relaxar… fazendo exatamente o que fazem no trabalho, porém com carros antigos. Que, muitas vezes pertencem a suas coleções pessoais.
Sam Tordoff, no caso, pilota um Ford Focus RS no BTCC, o Campeonato Britânico de Turismo. Nas horas vagas, porém, ele prefere os Porsche. Sua família é dona de um Porsche Classic Center em Leeds, uma das quatro concessionárias especializadas em clássicos Porsche do Reino Unido, e recentemente ele comprou o Porsche 356 especificamente para eventos como o Goodwood Revival.
O Fordwater Trophy é a categoria do Goodwood Revival reservada aos carros de turismo fabricados entre 1948 e 1955 que estejam totalmente period correct na preparação e na apresentação – seguindo o regulamento do Apêndice K da FIA para provas históricas, que ainda permite alguns itens atuais no interior dos carros, como bancos, gaiola, cintos de competição e volante, por questão de segurança.
No mais, o 356 “Pre-A” – classificação que se dá aos primeiros exemplares fabricados na Alemanha, e não na Áustria – tem carroceria de aço, freios a disco nas quatro rodas e motor flat-4 1500 que rendia até 70 cv originalmente. Os carros só podem usar componentes e métodos de preparação que estavam disponíveis no período em que foram fabricados.
Nosta-se que é um Porsche 356 Pre-A pelo leve vinco no para-brisa (o chamado “bent window”), que a partir de 1953 tomou o lugar da peça bipartida
Preparando o motor de acordo com as regras – aumentando o deslocamento para 1.584 cm³, retrabalhando o fluxo dos cabeçotes e modificando carburdores, comando de válvulas, pistões e bielas – ele conseguiu extrair 170 cv, que são mais que suficientes para empurrar com muita agilidade os menos de 750 kg do carro. E, aliado à habilidade de Sam ao volante, o 356 conseguiu se recuperar do irrecuperável, com uma média de quatro ultrapassagens por minuto no circuito de 3,83 km.
De fato, já é impressionante o fato de o 356 não ter sido atingido em cheio por nenhum do outros carros durante a largada
Não foi preciso mais que duas voltas e no vídeo abaixo, que mostra os melhores momentos da corrida de outros ângulos, dá para ver melhor o ritmo com que os clássicos de mais de 60 anos deslizam sobre o asfalto. Vale lembrar: usando pneus novos, porém fiéis ao que eram na época, com perfil mais alto e paredes que se dobravam muito mais nas curvas, tornando a tarefa de controlar o carro sem perder velocidade nas curvas muito mais desafiadora e visceral.