v6 v8 v10 ou v12 nenhum deles ha quem prefira o ronco suave e marcante de um seis em linha e com razao ha diversos classicos com motores nesta configuraçao caracterizados por seu ronco encorpado em baixas rotaçoes ganhando volume e um belo borbulhar a medida que o giro sobe para animar a manha de terça feira que tal uma seleçao de roncos matadores de alguns dos melhores seis em linha pelo mundo o primeiro representante da linhagem de z cars da nissan o s30 foi lançado em 1969 seu nome indica o deslocamento do seis em linha da serie l — se o 240z lançado em 1969 tinha um motor l24 de 2 4 litros o 280z de 1975 tem um motor l28 de 2 8 litros originalmente capaz de entregar 170 cv alimentado pela injeçao bosch l jetronic [youtube id= tu0mbrzpjia width= 620 height= 350 ] o carro do video porem recebeu tres carburadores weber dcoe 45 com corpos de borboleta individuais e teve seu deslocamento ampliado para tres litros com um aumento no curso dos pistoes um retrabalho no sistema de escape garantiu um ronco muito mais selvagem e musical acima o carro e testado na oficina abaixo na rua [youtube id= kjhfxkbvh s width= 620 height= 350 ] e que tal uma seleçao de z cars equipados com diferentes motores seis em linha — ate mesmo um representante da familia rb usada no skyline gt r marca presença [youtube id= i4gkqlf hwe width= 620 height= 350 ] mas nao ha como citar o rb26dett do skyline gt r sem fazer duas coisas a primeira e escutar mais um pouco do ronco estralado do seis em linha biturbo da nissan [youtube id= fptrdf77wfy width= 620 height= 350 ] e depois compara lo com o motor de outra lenda da terra do sol nascente o motor da familia jz do toyota supra representado aqui pelo 2jz gte do supra mk4 [youtube id= kznz4sgdets width= 620 height= 350 ] como o rb26dett ele tem dois turbos e comando duplo no cabeçote seu ronco tambem e bastante parecido com o do rb e ambos vem de fabrica com 280 cv por um acordo entre os fabricantes contudo modificaçoes simples os aproximam dos 500 cv enquanto projetos de preparaçao extrema passam com muita facilidade dos 1 000 cv nao preciso dizer que os dois sao arquirrivais nao e [youtube id= pijesqatoli width= 620 height= 350 ] agora vamos descer um pouquinho mais ao sul do mundo — do japao para a australia [youtube id= tdw2avv0l_a width= 620 height= 350 ] um seis em linha de quatro litros — um dos maiores do mundo — e o ford barra usado em algumas variaçoes do ford falcon uma delas e o xr6 versao esportiva na qual o seis em linha turbo entrega 366 cv e 54 35 mkgf de torque nada mau mas fica ainda melhor na versao da fpv ford performance vehicles sao 421 cv a 5 500 rpm e 57 6 mkgf de torque entre 1 950 e 5 200 rpm — numeros dignos dos melhores v8 e sabe o mais legal tanto o xr6 quanto o f6 tem voz de trovao [youtube id= ogiaymeyllw width= 620 height= 350 ] e e obvio que um sistema de escape menos restritivo tambem ajuda mudando um pouco de ares vamos para a europa — primeiro para a inglaterra terra natal de uma das fabricantes mais extremas do mundo a tvr seus carros feitos de forma artesanal com carrocerias de fibra de vidro e varios componentes de outras marcas tem visual inconfundivel motores potentes traçao traseira cambio manual e nada de babas eletronicas o resultado sao ou eram visto que a tvr vive morrendo e ressuscitando o tempo todo carros extremos que parecem querer te matar o tempo todo — mas que tambem roncam maravilhosamente [youtube id= y1ewyv2g2s8 width= 620 height= 350 ] o carro acima e um tuscan speed six com o catalisador removido e muito alto e os estalidos nas reduçoes sao arrepiantes de quebra acompanhado de outros esportivos com as mais variadas configuraçoes de cilindros o motor por si so ja e bem interessante desenvolvido e fabricado pela propria tvr o chamado speed six desloca 3 6 ou quatro e feito todo em aluminio tem comando duplo variavel no cabeçote e 24 valvulas a versao de quatro litros usada no sagaris desenvolvia 405 cv — o suficiente para torna lo um dos seis em linha aspirados mais potentes do mundo [youtube id= xnpcgryk_ha width= 620 height= 350 ] acontece que os europeus tem outra fabricante com motores de seis cilindros em linha bastante tradicionais a bmw por muitos anos seus melhores carros foram equipados com motores seis em linha o s54 de 3 2 litros do bmw m3 e46 com seus 343 cv a 7 900 rpm foi o ultimo deles — depois a marca adotou os v8 e v10 no m3 e no m5 que deram espaço ao downsizing e se tornaram respectivamente um seis em linha e um v8 ambos com dois turbocompressores [youtube id= tqgimtrts6q width= 620 height= 350 ] outro classico da marca bavara o m88 usado no supercarro m1 um dos poucos seis em linha transversais o motor de 3 4 litros entregava 280 cv a 6 500 rpm na versao de rua e equipado com turbo ate 900 cv nos bolidos do grupo 5 da fia [youtube id= 9vvglco2dto width= 620 height= 350 ] so que nos nao podemos falar de motores de seis cilindros em linha sem citar um dos maiores icones nacionais o opala ss equipado com o motor 250 4 1 litros seu ronco e rouco porem suave e musica para os ouvidos de qualquer antigomobilista na verdade de qualquer entusiasta [youtube id= p16upfehicg width= 620 height= 350 ] agora diz ai qual e o seu ronco de seis em linha favorito
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