dom toretto ja declarou mais de uma vez que sua cerveja favorita e a corona extra uma lager fabricada no mexico desde 1922 curiosamente esta preferencia de toretto de certa forma ajudou uma tornar pequena cidade na espanha a escapar da miseria o responsavel por isso colocar a cerveja nas maos de toretto e salvar a cidade foi um cara chamado antonino fernandez a historia parece meio louca mas faz sentido va vendo antonino fernandez nasceu em 1917 em um povoado espanhol chamado cerezales del condado ele era o 11º de 13 filhos de uma familia humilde como todos no povoado aos 14 anos ele precisou abandonar os estudos pois seus pais nao tinham condiçoes de mante lo na escola em 1939 apos o fim da guerra civil espanhola ele se mudou para leon no norte da espanha onde conheceu sua futura esposa dez anos mais tarde um tio de sua esposa que vivia no mexico — e por acaso era o fundador do grupo modelo que produzia cervejas e outras bebidas — convidou o casal para se mudar para a america la fernandez começou a trabalhar nos estoques da fabrica e foi passando por todos os escaloes da hierarquia da empresa ate chegar ao posto de ceo em 1971 sob sua liderança o grupo modelo transformou a corona na cerveja mais popular do mexico e começou a tornar a marca popular tambem fora do pais incluindo os eua fernandez ocupou a presidencia do grupo modelo ate 1997 e presidente do conselho administrativo ate 2005 apos encerrar suas atividades a frente do grupo ele continuou sendo membro honorario do conselho ate agosto deste ano quando morreu aos 98 anos em seus quase 35 anos a frente do grupo fernandez acumulou uma fortuna estimada em us$ 300 milhoes mas nao esqueceu de suas origens e do que passou quando jovem ao morrer ele deixou parte de sua fortuna para seus sobrinhos que continuaram naquele pequeno vilarejo ensolarado na espanha por ser um povoado de 80 habitantes e boa parte deles serem seus herdeiros em algum momento a imprensa britanica os pais do sensacionalismo entendeu que ele deixou milionarios todos os habitantes da localidade mas nao foi bem assim — somente seus sobrinhos receberam a grana alem dessa confusao da imprensa britanica tambem descobrimos que ao longo de sua vida de milionario especialmente no periodo em que esteve no comando do grupo modelo ele nunca esqueceu da cidadezinha de onde veio em suas ferias de verao fernandez sempre visitava a cidade e bancou a reforma da igreja alem de construir o sistema de abastecimento de agua potavel local e um centro cultural que passou a atrair turistas e a trazer dinheiro para a cidade maximino sanchez o proprietario do unico bar de cerezales del condado disse ao jornal regional diario de leon que nao sabe o que seria da cidade sem antonino nos nao tinhamos dinheiro algum afirmou a relaçao de dom toretto com a salvaçao da cidade contudo e muito mais direta do que parece em sua missao de tornar a cerveja corona extra a marca mais popular do mexico e uma das mais populares do mundo antonino fernandez se envolveu diretamente com a cultura automotiva ajudando a bancar um dos filmes mais importantes para os entusiastas dos ultimos 30 anos isso aconteceu no distante ano de 2000 quando fernandez aprovou a estrategia de product placement nos filmes velozes e furiosos product placement e a inclusao de produtos ou marcas em filmes programas de tv livros series ou qualquer outro conteudo de entretenimento ja notou que a maioria dos notebooks em filmes e series tem a famosa maça iluminada da apple ou que as novelas da rede globo começaram a usar carros da kia de 2008 em diante ou que marty mcfly e um dos raros adolescentes que preferem pepsi sem açucar a coca cola e exatamente isso seus pais provavelmente chamavam isso de merchandising embora esse nao seja o termo mais exato embora seja uma pratica comum o caso da colocaçao da marca corona em velozes e furiosos e certamente um dos mais bem sucedidos da historia e tambem um dos mais notaveis dos ultimos 20 anos a cerveja aparece pela primeira vez pouco depois dos 30 minutos do primeiro filme durante a festa na casa dos toretto nas primeiras cenas a cerveja aparece apenas nas maos dos convidados mas quando dom entra furioso com seus amigos e que a garrafa de corona se torna coadjuvante na cena dom se dirige a vince que esta despreocupadamente fazendo uns licks visivelmente dublados em uma gibson les paul custom zakk wylde signature pergunta se a cerveja ao lado e dele pega a garrafa e a leva para brian dizendo pode tomar qualquer cerveja desde que seja uma corona a frase e um trocadilho com a celebre citaçao atribuida a henry ford sobre a cor preta do modelo t mas tambem e uma colocaçao de produto planejada pela marca em parceria com os produtores do filme [youtube id= vecmbhoia5g width= 620 height= 350 ] aos 45 minutos do filme brian e convidado para almoçar com a familia de toretto e adivinhem so o que eles tomam no almoço nao e cha nao e cafe nao e coca cola e muito menos chocolate a bebida que acompanha as refeiçoes e a boa e velha corona extra hecha en mexico [youtube id= 0116mkt7 mo width= 620 height= 350 ] em +velozes +furiosos e tokyo drift a cerveja nao apareceu nem mesmo em propagandas nas ruas faz sentido a marca e a preferida de dom toretto que nao protagoniza nenhum dos dois filmes a corona volta a aparecer em velozes e furiosos 4 mas nao na balada automotiva do começo do filme e sim quando mia e levada para suturar um ferimento de dom dali em diante — e nos filmes seguintes — sempre que dom toretto e o dono da festa ou da casa a cerveja e corona extra a exceçao e o brasil onde dom topou tomar umas brahmas — provavelmente compradas por han lue no setimo filme a marca volta a ser coadjuvante em uma das cenas quando mr nobody oferece um pouco de sua ale e dom recusa dizendo que prefere corona por sorte o mr nobody tinha um balde cheio de coronas geladas prontinhas para entrar em cena [youtube id= 2zcvfuhccma width= 620 height= 350 ] a corona nao e a unica marca a usar a tatica comercial de product placement na serie na verdade a franquia velozes e furiosos engrossou ainda mais sua receita milionaria com esse tipo de açao lembra das tvs panasonic nos caminhoes roubados do primeiro filme ou dos tenis vans de brian ou das camisetas under armour de luke hobbs todas estas marcas estao la para serem notadas e associadas pelos fas depois de aparecer em velozes e furiosos a corona se tornou em 2015 a quinta cerveja mais vendida dos eua e a cerveja importada mais vendida naquele pais com 49% do mercado claro a açao na franquia de hollywood nao foi a unica responsavel por isso mas teve um papel fundamental para popularizar a marca entre os jovens americanos segundo uma pesquisa de mercado bancada pela corona em 2015 ela se tornou a cerveja mais consumida pelos jovens de 21 a 35 anos de todas as regioes do pais nao apenas do sul onde ha forte influencia da cultura mexicana e do clima mais quente faça as contas quem tem 35 anos hoje estava chegando a maioridade na epoca em que o primeiro velozes e furiosos foi lançado sera apenas uma coincidencia
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