e curioso como a opiniao publica e o imaginario coletivo podem ser facilmente modelados no momento as prefeituras das principais metropoles ocidentais como nova york sao paulo rio de janeiro e paris colocaram em pauta a segurança e os riscos dos patinetes eletricos no rio de janeiro o numero de usuarios explodiu e os acidentes preocupam enquanto em paris e em londres o veiculo ja causou a morte de uma pessoa em nova york quase a metade dos acidentes foram graves e em sao paulo a prefeitura ja trata o veiculo como uma praga urbana parece ate que eles estao atrapalhando nossas vidas em vez de torna las mais faceis mas um olhar mais atento uma leitura alem da linha fina aquele resumo da noticia entre o titulo e o corpo do texto revela que os patinetes nem sao assim tao perigosos e a semantica da discussao publica que faz tudo parecer pior quer ver so segundo as noticias a explosao de usuarios no rio de janeiro resultou em aproximadamente 100 acidentes atendidos pelos hospitais das regioes onde os patinetes operam entao vamos a fundo na noticia e encontramos a seguinte informaçao o coordenador do centro de trauma do hospital sao lucas paulo silveira explica que esse numero pode ser ainda maior ja que muitos casos nao acabam no hospital talvez seja um pouco mais que 50 casos nesses meses nos nao temos esse numero muito preciso porque nem sempre o paciente informa que aquela torçao ou aquele trauma leve foi ocasionado por uma queda de patinete disse paulo silveira muitos casos nao acabam no hospital exatamente como aquela ralada no joelho de quando voce era criança tecnicamente uma ralada no joelho e uma escoriaçao que por sua vez e um tipo de trauma leve voce tambem pode sofrer uma torçao jogando futebol na quadra do condominio um esfolamento e uma torçao no futebol de quarta feira parecem um problema de saude publica para voce sem os patinetes o brasil ja registrava mais de 2 milhoes de casos de torçoes musculares precisamos regulamentar a infancia pelo jeito em nova york dos acidentes graves 84% sao fraturas osseas nao sao concussoes ou traumatismo craniano evidentemente uma fratura ossea pode ser fatal em caso de perfuraçao de orgaos vitais mas note que a marca corresponde a 84% dos acidentes graves e os acidentes graves correspondem a menos de 49% a maioria dos acidentes resultam em torçoes e lesoes leves em tendoes musculos e ligamentos em paris e em londres aconteceram as duas unicas mortes registradas com patinetes no transito dois adultos um de 25 anos em paris e uma de 35 anos em londres colidiram contra caminhoes por nao respeitarem as regras de transito nem tente usar a carta da relativizaçao de mortes tratam se de atitudes irresponsaveis mesmo assim sao duas mortes entre milhoes de usuarios e dezenas de milhoes de quilometros rodados em todo o mundo estatisticamente patinetes do jeito que estao sem as necessarias regulamentaçoes sao mais seguros que motos e carros acidentes com carros motos onibus e caminhoes ainda sao muito mais frequentes e mais letais evidentemente em um universo muito maior de carros motos e onibus a probabilidade de acontecerem acidentes fatais e maior mas isso explica tambem o aumento do numero de acidentes com patinetes — e nao muda o fato de que os acidentes de transito envolvendo carros motos e caminhoes matam entre 37 000 e 42 000 pessoas por ano somente no brasil nos ultimos meses a discussao sobre a segurança no transito brasileiro se limitou aos radares e as cadeirinhas infantis nenhum deles foi proibido ou abolido mas a semantica da opiniao publica fez com que estes dois elementos parecessem cruciais para salvar vidas no transito quer ver so eu quero meu radar na epoca da primeira polemica dos radares iniciada apos o anuncio do cancelamento da instalaçao dos radares nas rodovias federais um famoso programa de tv foi conhecer o estado sem radares trata se de santa catarina que baniu os radares de suas rodovias em 2002 e segundo a reportagem viu seus acidentes aumentarem ate 2010 quando as autoridades passaram a usar radares moveis e portateis a materia começa dizendo que ate 2010 nao havia tantos radares mas nao diz quantos tantos nao e estatistica em seguida materia explica que a partir daquele ano o numero de aparelhos de fiscalizaçao aumentou sem dizer quanto foi o aumento e faz uma correlaçao automatica entre o aumento da fiscalizaçao e a reduçao do numero de acidentes enquanto isso o grafico exibido na tela esse ai abaixo dizia o contrario o numero cresceu com poucos radares se estabilizou nos quatro anos conseguintes e so foi cair em 2015 ano em que voltou ao patamar de 2007 em 2018 segundo o mesmo grafico o numero de radares diminuiu e o de acidentes tambem mas os radares nao sao a causa direta da reduçao de acidentes coincidentemente em 2015 ocorreu a tal crise economica e a queda do consumo de combustivel em todo o brasil o que pode indicar veja bem a condicional pode indicar nao significa que indica uma reduçao nas viagens menos saidas de carro/moto menos carros rodando ou menos quilometros rodados em seguida a materia diz que os radares reduziram os acidentes onde foram instalados — o que e fato mas nao significa necessariamente que foram os radares os responsaveis pela reduçao de acidentes pode ter sido sim pode ter sido outro fator tambem segundos depois a materia diz que a crise economica motivou menos viagens e que isso pode ter significado a reduçao dos acidentes usando logica elementar fica evidente que a correlaçao entre radares e acidentes da forma que e feita e falaciosa mas nao para o governo federal declarou que apesar da reduçao de radares nas rodovias federais o numero de acidentes no feriadao da semana santa caiu 15% 17% na realidade em relaçao ao ano anterior a reportagem diz que o movimento nao pode ser atribuido a reduçao de radares errado ninguem esta dizendo que a reduçao dos acidentes aconteceu porque ha menos radares quem afirma isso esta concordando com a possiblidade de a remoçao de radares colaborar com a reduçao de acidentes o certo seria dizer somente que ainda e cedo para dizer que a remoçao nao afeta os acidentes e e cedo mesmo em seguida vem um especialista dizer que esse argumento para justificar a retirada de radares e uma falacia do ponto de vista cientifico e estatistico e verdade e mesmo falacioso da mesma forma que e falacioso atribuir a reduçao apenas aos radares como foi feito mais cedo na reportagem voltando a santa catarina a materia diz que entre 1999 e 2002 o numero de acidentes subia lentamente mas nao diz quanto lentamente nao e estatistica sem o radar os acidentes aumentaram muito mas nao diz quanto muito nao e estatistica com radares moveis adotados em 2015 os numeros despencaram a partir de quando 2015 quando os numeros cairam no brasil inteiro pode conferir no datasus e no dpvat novamente a reportagem desliza dizendo que foram os radares pode ser que sim mas pode ser que nao note que nos tres primeiros anos com radares moveis o patamar se manteve o mesmo dos primeiros anos sem radares alem disso a reportagem nao menciona o aumento de populaçao de 5 5 milhoes em 2002 para 6 8 milhoes em 2015 porque houve uma aumento de 7 000 acidentes para 12 000 acidentes aproximadamente 58% mas tambem houve um aumento de 1 7 milhao para 4 milhoes de veiculos no mesmo periodo logo as estatisticas para nao serem falaciosas deveriam levar em conta a relaçao acidentes/100 000 habitantes acidentes/milhao de km rodados e acidentes/volume da frota em seguida o comandante da policia corrobora um argumento defendido pelo flatout desde 2012 o radar reduz acidentes desde que seja ostensivo desde que seja visivel entao a reportagem vai pra blumenau/sc mostrar uma rodovia que virou avenida e mostra um unico caso de atropelamento que nao foi fatal nao mostra estatisticas que corroboram a critica a ausencia das lombadas e ainda mostra que a soluçao encontrada uma faixa de pedestres elevada e responsavel por parar o transito nos horarios de entrada e saida da escola mas intençao e justamente essa parar o transito garante a segurança das crianças como isso pode ser uma critica porque o transito fica ruim para os motoristas a prioridade e a segurança das crianças nao em seguida entrevistam a diretora que e pedagoga e nao engenheira e diz que a faixa elevada que para os carros nao e suficiente e que precisa mesmo de uma lombada eletronica uma lombada eletronica que nao para os carros nem força a reduçao de velocidade para a diretora uma faixa elevada que força a parada dos carros nao e suficiente o que seria entao curiosamente para a populaçao as faixas elevadas sao suficientes quando o ministerio da infraestrutura tentou suspender a instalaçao de novos radares nas rodovias federais nao concedidas o ministerio publico federal a pedido de um senador do espirito santo impediu a açao a intençao segundo as declaraçoes do ministro tarcisio de freitas nao era liberar geral e permitir que todo motorista viajasse com o ponteiro colado no final da escala mas impedir que radares fossem instalados indiscriminadamente em pontos desnecessarios onde nao ha riscos de acidentes relacionados a velocidade isso permite um melhor aproveitamento de verbas publicas e ate mesmo melhor posicionamento dos equipamentos contratados desde que haja um estudo tecnico — que aparentemente e o que esta sendo feito a suspensao foi impedida pela justiça federal em uma sentença confusa que exigia estudos que comprovassem a necessidade ou nao de radares em trechos de baixo risco se os trechos sao notadamente de baixo risco qual a necessidade de um estudo para comprovar a necessidade ou nao de um radar cadeirinhas e a lei que nao existe mais recentemente tivemos a polemica das cadeirinhas elas sao obrigatorias ha dez anos e foram fiscalizadas somente a partir de 2012 em 2019 o supremo tribunal federal considerou inconstitucional a multa pela nao utilizaçao das cadeirinhas porque a puniçao com multa so pode ser instituida por lei uma lei que nao existe atualmente hoje a fiscalizaçao das cadeirinhas e baseada em uma resoluçao evidentemente todos os outros elementos de segurança no transito ficaram em segundo plano e por uma semana ou duas a multa pela nao utilizaçao de cadeirinhas se tornou um elemento crucial para proteger crianças de seus proprios pais e para frear a mortalidade no transito note que nao estamos falando da desobrigaçao do uso das cadeirinhas mas do fim da puniçao por multa que atualmente e inconstitucional e como e praxe nesse momento surgiram os especialistas e suas estatisticas no caso das cadeirinhas foi a associaçao brasileira de medicina do trafego a abramet uma associaçao de medicos especializados em lesoes e traumas decorrentes de acidentes de transito eles publicaram um estudo no qual sugerem que as cadeirinhas reduziram a mortalidade de crianças em 33% nao vou me alongar aqui pois ja fizemos um post inteiro dedicado a analise dos dados e mostramos que a realidade nao e exatamente como expoe o estudo dos doutores o estudo incompleto que virou fato comprovado nos ultimos 10 ou 15 anos as rodovias e ruas brasileiras passaram a ser decoradas com a mais recente tendencia mundial urbanistica os radares sao maquinas maravilhosas elas dispensam os dispendiosos policiais sao infaliveis no sentido de punir e ainda por cima sao precisas nestes 10 ou 15 anos os radares foram tratados como um equipamento magico capaz de frear os carros — ou faze los andar em velocidades seguras — cuja presença e fundamental para que as pessoas nao se matem no transito e mais ou menos como se todos estivessem dispostos a sair de casa para dirigir como idiotas matar seus semelhantes e a si mesmo seus filhos e os filhos dos outros e graças aos temidos radares essa carnificina holocaustica nao acontece nunca importou o fato de que os acidentes fatais relacionados a velocidade nunca corresponderam a mais de 15% do total hoje a fiscalizaçao e majoritariamente eletronica — na cidade de sao paulo 75% das multas sao geradas por estes equipamentos so que estes equipamentos sao limitados eles registram excesso de velocidade circulaçao em desacordo com as sinalizaçao rodizio no caso de sao paulo e licenciamento vencido so tres infraçoes as outras 263 previstas no codigo de transito precisam ser fiscalizadas por humanos tambem tratamos sobre isso aqui mais de uma vez quando nao fiscalizamos o motorista deixa de encarar aquela infraçao como um fator de risco e arrisca se nao aconteceu nada ele segue em frente e continua cometendo a infraçao impunemente e isso nos traz finalmente ao motivador desta pensata o uso de celulares ao volante voce ja viu um motorista usando o celular ao volante ele vai de um lado para o outro na faixa dirige ora rapido ora devagar faz movimentos bruscos e inconsistente parece um motorista embriagado tao perigoso quanto porque embora nao tenha os reflexos afetados pelo alcool isso nao faz diferença alguma porque o motorista do whatsapp sequer esta olhando para a frente e como tentar ler ou escrever um bilhete enquanto dirige era uma ideia que parecia absurda 20 anos atras mas se tornou natural e corriqueira em 2020 grande futuro esse e isso acontece por duas razoes relacionadas entre si nao ha fiscalizaçao suficiente para conter os motoristas ao celular; e por isso o uso do celular ao volante e tratado como uma infraçao menor menos perigosa que o excesso de velocidade — ainda que este excesso seja a velocidade permitida antes da instalaçao dos radares veja em 2017 a cidade de sao paulo multou 376 711 motoristas por usarem o celular ao volante um numero imenso que parece me contradizer mas guarde este numero e espere em 2018 foram 337 739 infraçoes pelo mesmo motivo nao se sabe se a queda foi resultado de menos fiscalizaçao ou por evoluçao no bom comportamento dos motoristas sabe se apenas que ela aconteceu em 2019 ate abril foram multados 114 806 motoristas agora veja quantas multas foram emitidas por excesso de velocidade em ate 20% 4 917 086 em 2017 3 943 177 em 2018 e 1 110 158 ate abril de 2019 praticamente 50% dos motoristas paulistanos ja foram multados por excesso de velocidade mas menos de 10% dos motoristas foram multados por usar o celular infelizmente a capital paulista nao divulgou estatisticas sobre os fatores envolvidos nos acidentes fatais mas a policia rodoviaria federal diz que no brasil 11% dos acidentes fatais tem relaçao com a velocidade inadequada que pode ser alta demais ou baixa demais quantas mortes sao causadas por acidentes decorrentes do uso de celulares ao volante ninguem sabe porque essa estatistica nao existe nem mesmo a abramet que divulgou trechos de um estudo no qual colocava o uso do celular como a terceira causa de acidentes fatais no brasil e acabou reproduzido pelos principais veiculos de comunicaçao do pais segundo o estudo atribuido a abramet o uso do celular ao volante resulta em 150 mortes por dia em todo o pais o numero me chamou a atençao porque 150 mortes por dia correspondem a 54 000 mortes por ano e o total de mortes no transito brasileiro varia de 37 000 a 42 000 dependendo da fonte dpvat/datasus se a terceira causa e responsavel por 54 000 mortes as outras duas precisam matematicamente corresponder a 54 001 mortes cada o que resulta em um universo total de mais de 162 000 mortes por ano nas rodovias brasileiras e aqui vem a parte mais absurda enviei um email a abramet no qual questionava tais numeros a resposta foi a seguinte respondendo sua questao sobre os dados do estudo ele nao esta completo ainda apesar de termos citaçoes desde o ano passado na imprensa sim alguem divulgou um estudo incompleto apresentando numeros incompativeis com os dados de fontes oficiais e isso nao impediu a noticia de ser reproduzida pelos principais veiculos de comunicaçao do pais uma entidade respeitada formada por profissionais especializados divulgou uma informaçao incompleta e inconsistente a pos verdade do transito tantas inconsistencias — de especialistas e dos integrantes do debate publico — nao apenas banalizaram a discussao sobre a segurança no transito como tambem a distorceram a discussao ja nao se concentra mais em fatos mas em crenças ideologicas e a tal pos verdade que deu as caras em 2016 depois se escondeu mas nunca foi embora nao importa que a realidade impeça a relaçao logica entre causa e efeito o que importa e a boa intençao de salvar vidas — ainda que ela nao esteja salvando ninguem
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