deu certo a mudança no regulamento que inventou os hypercars no endurance atingiu seu objetivo neste ultimo final de semana durante a 24 horas de le mans e claro que nao estou dizendo que o objetivo do regulamento era fazer a ferrari ganhar alguma coisa mas trazer competitividade a principal categoria de le mans desde 2017 quando somente porsche e toyota sobraram no grid da antiga lmp1 os resultados começaram a ficar previsiveis e a competitividade despencou naquele primeiro ano por exemplo houve a possibilidade real de um carro da lmp2 vencer a prova — o oreca gibson da jackie chan dc racing que terminou a apenas uma volta do porsche 919 da lmp1 le mans ficou a um incidente simples de ser vencida por um carro de categoria inferior depois disso quando a porsche abandonou a categoria restou apenas a toda poderosa toyota contra equipes menores independentes sempre correndo com carros da lmp2 modificados para lmp1 com desempenho superior a toyota so precisou ser cautelosa para garantir uma sequencia de cinco vitorias entre 2018 e 2022 mas a chegada dos novos hypercars e a unificaçao com o regulamento da imsa trouxe uma onda de fabricantes para o grid de 2023 — e teremos ainda mais em 2024 com a entrada da bmw da lamborghini e da alpine na categoria a pandemia — sempre ela — atrapalhou o cronograma das equipes e por isso 2023 foi a primeira ediçao com todas as novatas caso da ferrari cadillac porsche e peugeot apesar das novidades a toyota claro era a favorita afinal ela venceu as cinco ediçoes anteriores correndo contra rivais mais fracos e verdade mas ela tambem havia vencido as tres primeiras etapas do mundial contra ferrari cadillac porsche e peugeot e embora todas estas ja tenham vencido provas de 24 horas relevantes a toyota era a unica a ter feito isso ha menos de cinco anos e com um hipercarro de le mans lmh alem da toyota a porsche tambem era a favorita mesmo depois de cinco anos foi assim em 2014 — eles voltaram depois de mais de 10 anos fora de le mans e venceram de cara se existe uma fabricante que sabe como ganhar le mans esta fabricante e a porsche a peugeot apesar das piadas do publico brasileiro sobre a confiabilidade dos carros nao ficava muito atras no favoritismo eles foram a primeira equipe a quebrar a hegemonia da audi em le mans a outra foi a propria porsche e aquela altura ja haviam vencido em 1992 e 1993 com o lendario 905 a cadillac e a ferrari por outro lado eram imprevisiveis a cadillac dominou daytona entre 2017 e 2020 mas desde entao perdeu o reinado para a honda/acura alem disso ela nunca teve sorte nas poucas vezes em que foi a le mans ja a ferrari bem o que dizer ela nao vencia uma ediçao de le mans desde 1965 no ano anterior a sequencia de quatro vitorias que colocaram a ford no topo do mundo na epoca — um feito tao impressionante que se tornou o melhor filme de automobilismo de todos os tempos especialmente se voce interpreta lo do jeito certo como se nao bastasse a a scuderia vai mal na formula 1 com erros em serie que ja tiraram do serio ate o introvertido e paciente charles leclerc qual a possibilidade de eles de repente vencerem le mans logo de cara [caption id= attachment_343435 align= aligncenter width= 695 ] a ultima ferrari que havia vencido as 24 horas de le mans antes da 499p[/caption] bem e importante observar melhor o contexto do negocio primeiro a investida em le mans nao foi executada pela scuderia ferrari como conhecemos e sim por seu braço do endurance af corse a equipe representante da ferrari nao pense que isso diminui o feito — em 1965 tambem nao foi a scuderia ferrari quem venceu mas a north american racing team a lendaria nart de luigi chinetti a af corse ja conquistou quatro vitorias de classe em le mans na gte pro e uma outra vez na gte am considerando o know how da turma de amato ferrari o af da equipe sem relaçao com enzo e sua familia e o momento da scuderia na f1 evidentemente foi a melhor decisao colocar a 499p sob seus cuidados como mencionei anteriormente a toyota venceu as tres primeiras etapas do mundial mas adivinhe quem estava ao lado deles no podio em todas estas tres etapas sim a ferrari/af corse na estreia da temporada em sebring a toyota fez uma dobradinha mas a ferrari pegou o ultimo degrau depois em portimao a ferrari terminou em segundo a frente da porsche em spa vimos outra dobradinha da toyota mas a ferrari novamente se meteu na beirada do podio e beliscou seus pontos em le mans os italianos começaram na frente fizeram os dois melhores tempos na classificaçao e largaram na frente mas como dizem por ai para terminar em primeiro primeiro voce tem que terminar a corrida o desempenho equilibrado dos lmh somado as chuvas durante a corrida tornaram esta uma das ediçoes mais agitadas e imprevisiveis dos ultimos tempos toyota ferrari peugeot e porsche lideraram a prova e todos os competidores da classe tiveram incidentes durante a corrida as duas ferrari mantiveram a liderança apos a largada enquanto o porsche 75 de felipe nasr se envolveu em um acidente com o toyota 8 de sebastien buemi apesar da pancada o frances conseguiu recuperar o tempo e passou a perseguir as ferrari chegando a ultrapassar a segunda colocada 51 para disputar a liderança com nicklas nielsen na ferrari 50 foi quando o safety car entrou em cena para se limpar a bagunça causada por um acidente da cadillac na chicane daytona ah a ironia na relargada o clima continuou intensamente quente entre as duas ferrari e o toyota 7 que permitiu que o restante dos lmh se aproximassem dos ponteiros as ferrari acabaram passando o toyota que tambem acabou ultrapassado pelo porsche 75 de nasr por volta da terceira hora dois acidentes com carros da lmp2 bagunçaram a pista novamente e apesar da bandeira amarela quando a começou a cair sobre o circuito o safety car foi acionado mais uma vez a medida em que a chuva abrandou as equipes entraram para trocar os pneus e o peugeot 9x8 94 de gustavo menezes assumiu a ponta apresentando melhor desempenho sob o frio do inicio da noite francesa ja na quarta hora da prova pouco depois da relargada o porsche 38 passou menezes para assumir a liderança e bater nas curvas porsche ah a ironia mais uma vez depoiscom o circuito todo sob bandeira amarela a chuva voltou a cair em le mans e os carros entraram novamente para trocar os pneus o peugeot 94 acabou ultrapassado pela ferrari 51 que recuperou a dianteira depois de quase cinco horas de prova em terceiro vinha o toyota 7 ainda no inicio da noite o porsche 75 teve problemas mecanicos na tertre rouge e abandonou a corrida parecia haver alguma maldiçao sobre os lideres parciais durante a prova pier guidi ao volante da ferrari 51 tambem rodou na liderança e apesar de nao ter danificado o carro ele acabou perdendo a posiçao para o toyota 7 que vinha logo atras ao assumir a ponta o toyota 7 — adivinhem so — entrou de gaiato em um engavetamento uma ferrari 488 da gte am tocou o toyota 7 que tocou o graff de giedo van der garde lmp2 nessa bagunça o alpine 35 acabou batendo no toyota 7 que foi extensamente danificado abandonando a prova com o acidente o peugeot 94 assumiu a dianteira de novo e o safety car foi acionado pela terceira vez na relargada o toyota 8 deu o bote no peugeot 94 que tambem acabou ultrapassado pela ferrari 51 pouco depois menezes perdeu o controle do peugeot e bateu nas barreiras de proteçao apesar de conseguir levar o carro ate os boxes nao havia mais chance de brigar pela vitoria — ele terminou a prova 30 voltas atras dos lideres a medida em que a madrugada avançava estava claro que a briga pela vitoria ficaria entre a ferrari 51 e o toyota 8 uma vez que a ferrari 50 e o porsche 5 perderam tempo demais em reparos nos boxes o toyota mantinha a liderança mas com a ferrari em sua cola ao entrar para troca de pneus o toyota perdeu a liderança para a ferrari que amanheceu na dianteira por volta da 18ª hora de corrida e que o negocio ficou quente de verdade ferrari e toyota entraram juntos nos boxes mas a ferrari pra variar teve problemas ao parar o carro e o toyota com buemi saiu na frente para recuperar a posiçao pier guidi na ferrari conseguiu alcança lo e na entrada da chicane michelin passou o frances enquanto isso o cadillac numero 2 se mantinha em uma surpreendente terceira posiçao ja durante a manha buemi entregou a direçao a ryo hirakawa enquanto pier guidi entregou o carro a antonio giovinazzi precisando manter se proximo a ferrari hirakawa apertou o ritmo e sob pressao acabou rodando e saindo da pista danificando o carro os reparos fizeram o toyota ficar tres minutos atras da ferrari mas a corrida so acaba quando termina como ja diz a sabedoria popular tanto que na ultima troca de pilotos o pessoal da af corse novamente se atrapalhou e assustou a torcida apesar da demora a ferrari 51 conseguiu voltar na dianteira para receber a bandeira quadriculada pela primeira vez em 58 anos a toyota acabou diminuindo a diferença de tres minutos para 1 21 8 enquanto o cadillac numero 2 cruzou a linha de chegada com uma volta de diferença ao lado do cadillac numero 3 +2 voltas e do 311 +18 voltas o carro para as 24 horas de le mans o automobile club de l ouest adicionou lastros aos lmh uma medida que surpreendeu as equipes pois havia um compromisso publico de nao se mexer no balanço de performance bop nas quatro primeiras corridas do mundial de endurance wec com isso as ferrari usaram lastros de 27 kg enquanto os toyota tiveram o peso aumentado em 37 kg os porsche em 11 kg e os cadillac em 3 kg a fim de equilibrar o desempenho dos carros a toyota foi a equipe que se mostrou mais incomodada durante os treinos e a classificaçao nas entrevistas os pilotos declararam que precisaram trabalhar muito para alcançar ferrari e porsche e que as duas equipes tinham muita velocidade o desempenho dos toyota durante a prova e a troca de lideres contudo mostrou que o bop foi acertado pois trouxe o desejado equilibrio proposto pelo nome sabe se la por que balance of performance foi traduzido como balanço de performance e nao equilibrio de desempenho quanto aos aspectos tecnicos dos carros a ferrari 499p usa um motor v6 surpreendentemente mundano como o regulamento dos hypercars visa reduzir o orçamento para tornar a categoria mais atraente as fabricantes a potencia e limitada a 500 kw 670 cv a ferrari usou como base para o powertrain hibrido do seu prototipo o motor f163 que e o v6 de 120 graus e tres litros usado na ferrari 296 gtb/gts — sim um motor de rua a diferença aqui e que ele foi modificado para o uso em le mans claro e tambem para se tornar um componente estrutural do carro em vez de ser instalado em um subchassi como nas 296 o sistema eletrico contudo e completamente diferente pois a 499p e o primeiro carro de corrida da ferrari a usar traçao nas quatro rodas visto que as rodas dianteiras sao movidas tambem por um motor eletrico que nas frenagens atua como gerador/recuperador de energia e e capaz de fornecer ate 272 cv acima de 120 km/h— seguindo o regulamento dos lmh
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