um dos lançamentos que a gente mais aguardava para 2017 era sem duvida o alpine a110 nao apenas porque nos brasileiros temos um carinho especial por seu parente proximo o willys interlagos que era uma versao rebatizada do alpine a108 precursor do a110 mas porque ele simplesmente parecia bom demais para ser verdade em um mundo cada vez mais robotizado e prestes a ser tomado do por carros autonomos hibridos e eletricos e um sopro de alivio old school em um mar de inovaçoes necessarias porem meio intimidadoras o que vai acontecer com os esportivos organicos leves feitos para quem quer uma experiencia de dirigir pura e barulhenta [gt40 content tag= classico brasileiro widget= 1 title= renault a venda no gt40 ] bem se depender do alpine a110 estes carros estao com o futuro garantido quer dizer a julgar pelo tom das avaliaçoes que ja lemos a seu respeito o pequeno esportivo frances de motor central traseiro aprendeu muito com seus concorrentes e agora esta pronto para supera los ao menos dinamicamente se vai vender bem como eles ai e outra historia potencial ele tem ainda que isto nao fique claro em sua ficha tecnica logo de cara o a110 foi desenvolvido pela renaultsport por gente que realmente empenhada o motor e um quatro cilindros de 1 8 litro compartilhado com o novo renault megane rs porem um pouco menos potente entregando 250 cv em vez de 280 cv a potencia maxima vem as 6 000 rpm enquanto o pico de torque de 33 mkgf aparece ja as 2 000 rpm o giro maximo e de 6 750 rpm nada estratosferico mas respeitavel para um turbinado parece pouco ok mas ainda e mais que o toyota gt86 e ai vai algo importante estamos falando de um carro que em sua configuraçao mais basica pesa 1 080 kg com todos os fluidos e pronto para acelearar os primeiros 1 955 exemplares do alpine a110 uma referencia ao ano de fundaçao da alpine que começou a fabricar automoveis em 1955 que fazem parte da ediçao premiere pesam 1 103 kg por conta de alguns equipamentos assim mas continua bastante leve para os padroes atuais sua relaçao peso potencia e de 4 4 kg/cv enquanto o porsche 718 cayman por exemplo tem 350 cv e 1 360 kg ou seja 4 5 kg/cv ha um motivo para termos lembrado do cayman primeiro o baby porsche foi o mais citado pela imprensa gringa como o cara que mais precisa tomar cuidado com o alpine a110 outros lembrados foram o toyota 86/subaru brz o alfa romeo 4c e ate mesmo as versoes de quatro cilindros do jaguar f type todos sao carros de diferentes faixas de preço com caracteristicas bastante distintas mas todos eles sao driver s cars voltados para quem valoriza a experiencia de conduçao acima de tudo e pelo tom geral da conversa o alpine a110 consegue superar cada um deles quando o assunto e dinamica pura como ele conseguiu faze lo apostando na filosofia do menos e mais em vez de fibra de carbono aluminio na estrutura de chapas extrudadas e na carroceria em vez de cambio manual uma caixa de dupla embreagens e sete marchas que pesa mais mas dispensa mecanismos conectando o pedal de embreagem e a alavanca de cambio na pratica sai elas por elas e o console central ainda ficou menor suspensao por braços sobrepostos que dispensa amortecedores ativos e todas estas coisas que so se tornaram indispensaveis de dez anos para ca dimensoes bem compactas que deixam o carro um pouco menos pratico mas permitem que ele seja espaçoso onde precisa ser enfim e uma receita muito bem ajustada que a gente gostaria muito de experimentar pessoalmente porque quem andou no a110 curtiu bastante [youtube id= rarjj9zibpm width= 620 height= 350 ] o quatro cilindros e capaz de levar o a110 de zero a 100 km/h em 4 5 segundos com velocidade maxima limitada em 250 km/h mas nao tem a ver com numeros o pessoal da revista britanica car ja foi logo comparando o novo alpine ao carro que para muita gente salvou os esportivos a moda antiga o toyobaru logo de cara voce percebe o quanto a dianteira responde de forma rapida e precisa aos comandos da direçao muito parecido com um toyota 86 o pedal de freio e firme e facil de modular a direçao e rapida tem bom peso e e sensivel na medida as respostas do acelerador sao imediatadas e ha um suculento borbulhar do escapamento que por si so ja sugere certa vontade de se divertir entao logo de cara ja rola uma energia no modo como o a110 faz as coisas imaginamos que pelo layout central traseiro o a110 seja ainda mais seguro na forma como a dianteira aponta do que o toyota 86 que tem motor dianteiro e por conta disso possui certa tendencia natural ao sub esterço sair de frente ainda que seja pouca coisa depois eles o comparam com o alfa romeo 4c que tambem tem um quatro cilindros 1 8 quer dizer 1 75 com turbo e 240 cv mas consegue ser ainda mais leve com pouco menos que 900 kg e custa mais ou menos a mesma coisa cerca de € 58 000 ou r$ 198 000 em uma inutil conversao direta ele tambem tem um bom rodar com a carroceria ficando assustadoramente estavel mesmo em superficies ruins com a suspensao absorvendo irregularidades com uma boa dose de sofisticaçao nao e uma experiencia digna de tapete magico mas a sensaçao que toma conta e de uma compostura muito suave e calma de um carro que nao se retorce sobre os amortecedores como o alfa 4c nem ameaça te jogar para fora de uma pista irregular quando voce o força e ainda assim da para sentir uma conexao intima com a superficie do mesmo jeito em sua analise pessoal da autocar tambem se derreteu e disse que o alpine a110 e simplesmente o melhor e mais empolgante lançamento dos ultimos tempos eles tambem elogiam o acerto de suspensao e definem de uma forma muito interessante sua personalidade equilibrada o alpine a110 roda sobre amortecedores passivos que sempre fazem precisamente a mesma coisa fornecem um rodar que impressiona pela absorçao de impactos mas ainda assim oferecem um controle soberbo ele jamais foi pensado para receber amortecedores ativos porque eles sao mais pesados assim como o modulo de controle e assim por diante e tambem porque os engenheiros da alpine dizem que a rolagem da carroceria nao e algo ruim mas a carroceria do a110 e tao leve que voce nem percebe muita rolagem mesmo no circuito eles tambem tem suas observaçoes em relaçao ao comportamento do carro ao ser guiado de diferentes formas em todas as ocasioes o a110 e um carro mais agil que qualquer rival na estrada sua postura e sua agilidade sao tao naturais quanto viciantes se ele precisa de um diferencial com autoblocante ele nao tem um apostando em vez disso em um diferencial aberto e mais leve e com a ajuda dos freios da roda do lado de dentro da curva para evitar que ele saia da trajetoria mas estes sistemas so sao efetivos ate certo ponto em alguns grampos quando a roda interna perde carga o a110 destraciona uma das rodas como um mx 5 basico ou um caterham 160 mas quando se tem mais carga lateral aplicada como por exemplo na pista vemos que ele realmente nao precisa ha uma certa pitada de subesterço se voce procurar acelerando no meio da curva ou sobrecarregando os pneus dianteiros nas frenagens mas se voce fizer a transferencia de peso de forma mais sutil enquanto contorna uma curva e muito facil tirar o a110 da neutralidade pra o sobresterço chegando ao ponto em que ha potencia o suficiente para derrapar um pouco ou bastante com um equilibrio divino na dirigibilidade e um nivel altissimo de ajustabilidade deixem o diferencial em paz ok ja entendemos que o alpine a110 deve ser um estouro de dirigir mas e a experiencia fisica de estar dentro dele e boa e ai que as coisas começam a ficar nao tao perfeitas assim mas tudo bem o interior e bem projetado mas nota se que seu interior esta um pouco abaixo de caras com o porsche cayman ou o audi tt por exemplo saca o que disse o top gear primeiro de tudo o a110 e pequeno com menos de 4 2 metros de comprimento e 1 8 metro de largura ele e estritamente um dois lugares e nao muito pratico como o cayman ele tem porta malas na dianteira e na traseira mas o compartimento de 100 litros da dianteira e raso talvez de para colocar duas malas de mao lado a lado la dentro e o de 96 litros na traseira nao acomoda nem um jogo de tacos de golfe a cabine e quase tao atraente quanto a do cayman e do tt o design e adoravel mas o que o prejudica so um pouco e qualidade dos materiais eles nao sao ruins mas o couro nao e tao agradavel ao toque o volante tem alguns caroços e os graficos do sistema multimidia podiam ser melhores no entanto estando em um carro feito para dirigir o interior do a110 da o recado muito bem os bancos fixos sabelt opcionais nao apenas tem um belo visual mas sao muito bem moldados e pesam so 13 kg cada metade do que pesam os bancos dos hot hatches da renault voce se senta baixo e a visibilidade traseira nao e das melhores mas como o carro e pequeno a posiçao de dirigir e boa os controles tem bom peso e sao precisos e voce adquire confiança em uma estrada estreita [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] o pessoal da evo tambem curtiu a preocupaçao da alpine em agradar quem vai dirigir sendo exatamente o que e sem precisar recorrer a artificios como amplificar o ronco do motor ou abrir mao da dupla embreagem so para agradar puristas pressione o botao de partida e voce ouvira um ronco distinto surpreendentemente alto vindo de tras enquanto o motor 1 8 turbo de 250 cv estabiliza um borbulhar bastante decidido em marcha lenta troque para a primeira marcha com a mao direita e no momento em que o a110 começar a se mover voce vai sentir como ele e correto bem acertado incrivel como so os melhores carros de alta performance sao nos nos so ficamos com mais agua na boca de verdade renault e pedir muito que voce traga pelo menos um exemplar para o brasil como a toyota fez com o gt86 sabe como e para a gente comparar
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