em tempos de ruas abarrotadas de pessoas e maquinas discussoes quase belicas entre cicloativistas e motoristas de ocasiao omissao estatal em relaçao ao transporte coletivo e jogos de adivinhaçao sobre o futuro da mobilidade por vezes esquecemos de revisitar nossa propria historia para descobrir os elementos e eventos do passado que definiram o mundo moderno onde tudo deu errado como poderiamos ter feito diferente e frequente a noçao de que as ruas e estradas lisas e pavimentadas foram criadas para que o homem pudesse dirigir essa maravilha motorizada do mundo moderno que tanto adoramos e chamamos de automoveis afinal carros nao sobem calçadas nao navegam nao andam sobre trilhos o unico lugar para eles e aquele espaço que concordamos em ceder em troca da possibilidade de usar o meio de transporte mais eficiente ja criado quando se coloca na equaçao os fatores tempo conforto distancia e liberdade esses espaços sao mais conhecidos por mim e por voces como ruas e estradas mas como todos sabemos as estradas nao foram criadas para os carros e sim o contrario foram elas que permitiram a criaçao e o desenvolvimento dos carros as estradas surgiram um pouco antes disso na verdade ate mesmo antes da invençao da roda o surgimento e a evoluçao das estradas a origem exata das estradas e ainda incerta contudo a maioria dos historiadores acredita que elas começaram a surgir quando homens pre historicos criaram trilhas involuntariamente ao se deslocar pelas linhas naturais percorridas por animais sua comida ainda viva ou a marcar passagens por montanhas rios e pantanos isso aconteceu por volta do ano 10 000 a c depois veio a invençao das rodas e domesticaçao dos animais e seu uso como força de traçao as trilhas precisaram ser alargadas e sua superficie suavizada para que os primeiros instrumentos de carga pudessem ser arrastados arvores eram derrubadas e pedras grandes foram removidas essa pequena evoluçao das trilhas resultou no inicio das viagens que tambem deu origem a expansao do comercio e o comercio por sua vez deu origem as primeiras estradas pavimentadas por volta do ano 4 000 a c os habitantes de ur uma cidade estado da mesopotamia construiram trilhas revestidas com pedras nesse mesmo periodo surgiram as primeiras estradas de toras —trilhas revestidas com toras dispostas transversalmente como um assoalho rustico — na gra bretanha mil anos mais tarde os hindus começaram a pavimentar suas trilhas com tijolos em 500 a c o imperador persa dario i iniciou a construçao de um sistema rodoviario para facilitar a ligaçao entre as varias cidades e regioes do imperio aquemenida seu eixo central era a estrada real persa uma estrada de 2 700 km entre as cidades de susa no atual ira e sardis na atual turquia com a rodovia os mensageiros persas eram capazes de completar a viagem entre as duas cidades em apenas sete dias — ou 385 km por dia mas foi o imperio romano quem revolucionou a historia das rodovias as famosas estradas romanas começaram a ser construidas em 312 a c — a primeira delas foi a via apia — como forma de agilizar o deslocamento das tropas romanas e claro auxiliar a expansao do imperio e a comunicaçao entre suas regioes obviamente elas permitiram viagens mais rapidas e seguras para todos como eram bem projetadas e construidas as estradas romanas permaneceram mesmo apos a queda do imperio e mesmo durante a idade media periodo em que nao havia recursos nem conhecimento para mante las conservadas https //flatout com br/explore o incrivel e eficiente sistema de transporte do imperio romano/ foi somente no periodo renascentista com enriquecimento dos estados que as rodovias voltaram a ser construidas inspirados nas antigas vias romanas esses estados começaram a construir redes de estradas e pontes para facilitar as viagens com cavalos e carruagens os renascentistas tentaram emular o metodo romano de construir estradas mas como se limitavam a copia lo nao houve grande desenvolvimento nessa epoca as coisas so mudariam no fim do seculo 18 quando em meio a revoluçao industrial surgiu o primeiro construtor de estradas da historia john metcalf segundo ele uma boa estrada deveria ter boa fundaçao ter uma boa drenagem de agua e a superficie suavemente convexa para permitir o escoamento da agua para pequenas valas em suas bordas exatamente como todas as ruas e estradas sao feitas ate hoje ele foi o primeiro engenheiro a salientar a importancia da drenagem pois sabia que e a chuva que causa os maiores problemas as estradas com as inovaçoes de metcalf e outros engenheiros da epoca a construçao de estradas evoluiu e a pavimentaçao passou a adotar macadame coberto com alcatrao dando origem a uma forma primitiva do que chamamos de asfalto as viagens passaram a ser mais rapidas mais seguras e finalmente mais confortaveis a decadencia das estradas apesar da rapidez e conforto nunca vistos antes o transporte de passageiros e cargas daria um salto inimaginavel ate o inicio do seculo 19 a segunda revoluçao industrial trouxe as locomotivas a vapor capazes de transportar centenas de passageiros e toneladas de carga de forma muito mais rapida confortavel segura e acima de tudo barata com isso o transporte por carruagens e outros veiculos de traçao animal começou a entrar em desuso como as carruagens carroças e afins eram os unicos usuarios das estradas elas acabaram abandonadas ou quase bi ciclo um outro invento tao recente quanto as maquinas a vapor traria um novo tipo de usuario para as estradas seu nome era draisienne ou laufmaschine era basicamente um cavalete de madeira com duas rodas em tandem — uma atras da outra — com um banco e uma alavanca para direcionar a roda dianteira voce montava no quadro de madeira e impulsionava o veiculo com os pes decadas mais tarde por volta de 1860 os franceses pierre michaux e pierre lallement perceberam que essa invençao poderia ser mais pratica e rapida se houvesse uma manivela para mover as rodas como ela seriam acionada pelos pes podemos chama las de pedivela sim as alavancas que permitem pedalar esse tal velocipede so que a roda pequena na dianteira exigia esforço demais para mover o pedal entao em algum momento dessa historia alguem decidiu adotar rodas maiores na dianteira criando as penny farthing — aquelas bicicletas com a roda dianteira enorme e uma roda menor na traseira alias estas foram as primeiras maquinas chamadas bicicletas mas como voce ja deve imaginar elas eram dificeis de se guiar e tambem um tanto perigosas por seu tamanho alem disso pedalava se quase em pe o que as tornavam desconfortaveis entao em 1876 um engenheiro ingles chamado harry john lawson projetou um biciclo com rodas de tamanho semelhante e conectou a pedivela a roda traseira por uma corrente nasceu assim a safety bicycle ou bicicleta de segurança que ganhou esse nome simplesmente por ser mais segura que as penny farthing com isso as bicicletas se popularizaram e em vez de usar cavalos e carruagens as pessoas passaram a usa las para se locomover mas como as bicicletas salvaram as estradas com a popularizaçao da bicicleta os primeiros ciclistas simplesmente fizeram o que qualquer pessoa dotada de uma maquina com rodas faria explorar os limites daquela maquina eles passaram a pedalar mais rapido e cada vez mais longe longe a ponto de sair das cidades e chegar as estradas e rodovias — aquelas abandonadas pela revoluçao industrial cada vez mais os ciclistas passaram a usar as rodovias para ir de uma cidade a outra a visitar vilarejos e localidades fora das cidades parecia o paraiso das duas rodas nao estradas vazias somente esperando os ciclistas passarem por elas mas havia um problema as estradas estavam em pessimo estado afinal elas nao eram necessarias para mais ninguem e repetindo a historia das vias romanas acabariam se deteriorando pelo abandono entao os viajantes de duas rodas começaram a se agrupar em organizaçoes como o cyclists touring club da inglaterra e a league of american wheelmen dos eua unidos os ciclistas conseguiram pressionar os governantes e politicos para conservar e construir novas estradas um dos movimentos mais influentes foi o us good roads que conseguiu levar o proprio presidente dos eua a uma de suas reunioes no reino unido o clube de ciclistas tambem criou um movimento analogo sob a liderança de william rees jeffreys que organizava corridas no asfalto antes mesmo da popularizaçao dos carros em 1885 ele e seus amigos ciclistas criaram a associaçao para melhorias de estradas roads improvement association ria e passaram a exigir a criaçao de rodovias 50 anos antes de o governo pensar em construi las de fato com a ajuda de aristocratas e membros da realeza eles organizaram a primeira conferencia de estradas onde discutiram a necessidade de construçao de melhores estradas e apesar de ser uma organizaçao de ciclistas a intençao da ria era pressionar o governo a construir estradas nao apenas para os ciclistas mas para todos que precisassem usa las — incluindo os carros que começavam a entrar em cena a partir de 1896 com a criaçao do benz patent motorwagen uma postura bastante conciliadora e civilizada diga se de passagem os ciclistas ainda influenciariam o mundo automotivo no começo do seculo 20 quando os primeiros circuitos ovais foram construidos com madeira inspirados nos velodromos onde os ciclistas disputavam suas provas de velocidade uma historia que contamos aqui a industria automobilistica por sua vez so faria um lobby semelhante depois dos anos 1930 quando a pavimentaçao asfaltica ja era um padrao adotado na construçao de rodovias tudo isso graças as pedaladas dos ciclistas vitorianos
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.