em 2002 eu parei de assistir a tv ficamos sem grana cortamos a tv a cabo e sem nada interessante na tv aberta acabei perdendo o habito na epoca eu me interessava mais por guitarras e baixos e amplificadores valvulados entao quando estava entediado eu ficava tocando ou ligava o computador para procurar tablaturas ou trocar ideias sobre equipamento apesar das guitarras dominarem meu tempo livre nunca deixei de curtir os carros — eu so me interessei menos por eles naquela epoca eu havia assistido a 60 segundos e como todo moleque de 18 anos fiquei loucao pela eleanor entre downloads de musicas e conversas sobre captadores filtertron valvulas 6l6 e tentativas de decifrar o esquema eletrico do meu amplificador velho eu dava uma olhada nos carros antigos em classificados online fazendo planos ingenuos para o futuro essa rotina semi offline começou a mudar tres ou quatro anos mais tarde a conexao com a internet era mais rapida e uma novidade me reconectou a televisao o youtube de repente era possivel assistir aos videos da internet sem precisar de downloads demorados um clique alguns segundos de espera e o video estava la carregado por completo na sua tela no começo o conteudo era escasso havia pouca coisa realmente relevante mas aos poucos os usuarios começaram a fazer uploads de documentarios programas antigos atraçoes estrangeiras e novidades interessantes como este video https //www youtube com/watch v=texr50lnjfm fiquei louco com o texto e com a fotografia como assim uma avaliaçao gravada na chuva com essas cores abusando do carro e falando todas aquelas coisas ao final do video fiquei curioso para ver mais desse cara achei um video chamado killing a toyota hilux que era dividido em duas ou tres partes aquilo realmente me fisgou um programa de tv que colocou uma picape no topo de um predio prestes a ser implodido so para ver se ela resiste a queda quem sao esses loucos desse tal top gear comecei a procurar mais videos que ainda nao eram tantos e fui gostando cada vez mais do que via descobri o site final gear — de onde vinham os clipes postados no youtube — e baixei os episodios para assisti los inteiros mesmo com a dificuldade de entender as girias os contextos regionais e aquelas aceleradas que eles dao no meio das frases depois de cinco anos voltei a assistir a televisao ainda que pela internet por causa de top gear e agora algo completamente diferente https //www youtube com/watch v=v y fgoiknq originalmente lançado em 1977 top gear tinha o formato tradicional de revista televisiva com quadros curtos e dinamicos duraçao de apenas 30 minutos e deu projeçao nacional a jornalistas como tiff needell quentin willson vicki butler henderson andy wilman james may e jeremy clarkson https //www youtube com/watch v=yil6ssg0pmy na virada dos anos 1990 para os anos 2000 contudo os apresentadores mais carismaticos deixaram o programa e a audiencia caiu a metade passando de seis milhoes de espectadores para apenas tres milhoes no fim top gear acabou cancelado em outubro de 2001 com o cancelamento de top gear tiff needel quentin willson e vicki butler henderson foram contratados pelo channel 4 para um novo programa no mesmo formato de revista televisiva porem com uma abordagem mais moderna diante da manobra do canal rival a bbc decidiu retomar seu velho programa foi quando jeremy clarkson e seu amigo de longa data andy wilman voltaram a cena com uma proposta completamente diferente do que ja havia sido feito ate entao em vez de se concentrar em avaliaçoes e noticias e recauchutar o formato do antigo programa wilman e clarkson propuseram ir alem apresentando desafios de carros corridas especiais voltas cronometradas de supercarros e de convidados famosos e qualquer outra ideia que viesse a cabeça com uma liberdade editorial que somente um canal nao comercial como a bbc poderia proporcionar alem disso ele seria apresentado por tres pessoas ao mesmo tempo a primeira temporada estreou em 20 de outubro 2002 wilman ficou atras das cameras conduzindo a produçao do novo programa clarkson liderou a apresentaçao em estudio onde era acompanhado por richard hammond um ex radialista que havia migrado para a tv como apresentador do canal por assinatura men and motors; e jason dawe colunista de automoveis do jornal sunday times que foi chamado para substituir james may que era a primeira opçao para a vaga mas recusou o convite inicial https //www youtube com/watch v=gqlh7lsmmm4 para as voltas cronometradas wilman e clarkson procuraram um piloto profissional que tivesse desenvoltura em frente as cameras como nenhum dos candidatos agradou a dupla eles decidiram criar um personagem enigmatico que acabou interpretado por perry mccarthy e deu origem ao stig https //www youtube com/watch v=cpgjltupmha o primeiro episodio ainda tinha muito do formato antigo porem com mais liberdade e mais espontaneidade alem de elementos comicos como o habito de destruir trailers sem motivo o estudio ainda era vazio a iluminaçao era um tanto sombria e ainda havia muita informaçao jornalistica com apenas algumas doses de humor mas deu certo o primeiro episodio foi visto por 2 4 milhoes de pessoas o segundo atraiu mais 1 2 milhao e chegou a uma audiencia de 3 6 milhoes de espectadores somente no reino unido o programa pegou ritmo ao longo daquela primeira temporada mantendo uma media de 3 4 milhoes de espectadores ate o ultimo episodio os desafios foram timidos mas as entrevistas e os convidados tentando pilotar um carro popular eram divertidas e as avaliaçoes de hammond e clarkson se destacavam so jason dawe que parecia um pouco deslocado talvez por ter uma personalidade diversa dos outros dois com o sucesso da primeira temporada james may reconsiderou o convite e disse que gostaria de entrar no programa inicialmente top gear ficaria com quatro apresentadores mas no fim das contas dawe deixou o elenco e assim formou se o trio que consagrou top gear o jeitao geek e o humor acido de may equilibraram a personalidade efusiva e hiperbolica de clarkson e o sarcasmo sacana de hammond a medida em que os novos episodios eram produzidos top gear ganhava mais a cara de seus apresentadores e se afastava da formula anacronica do antigo programa foi naquela segunda temporada que o trio começou a ousar no humor apresentando segmentos que mais tarde se tornariam virais como o crash test com um piloto de verdade ao volante de um renault megane e a avaliaçao do touareg v10 tdi no qual clarkson reboca uma arvore de 20 metros curiosamente a audiencia foi sutilmente menor que a da primeira temporada a media de espectadores foi de apenas 3 1 milhoes na terceira temporada o piloto perry mccarthy revelou que era o stig e acabou deixando o programa sendo substituido por ben collins a mudança de pilotos foi marcada pela troca da cor do macacao e capacete em vez do traje preto o novo stig usava macacao sapatilhas e capacete branco os desafios ainda alternavam entre o nonsense e o jornalismo irreverente ate o quinto episodio foi quando eles tentaram verificar a crença de que a toyota hilux e indestrutivel e foram as ruas tentar fazer o impossivel para destrui la foi o primeiro grande sucesso do novo top gear que pela primeira vez atingiu a marca de cinco milhoes de espectadores https //www youtube com/watch v=xnwkz7cthkk nas temporadas seguintes top gear se manteve com audiencia media variando entre 3 5 e 4 milhoes de espectadores na quarta temporada de 2004 eles fizeram a primeira corrida entre um carro e outros meios de transporte na sexta temporada ja em 2005 eles inventaram o futebol com carros e colocaram suas proprias maes para avaliar carros de mamae na setima temporada eles fizeram o desafio dos supercarros italianos dos anos 1970 e na oitava temporada em 2006 fizeram mais um jogo de futebol alem do desafio dos carros anfibios no qual tentariam cruzar um reservatorio de 3 5 km com carros convertidos por eles mesmos apos a oitava temporada na virada de 2006 para 2007 os primeiros sucessos do top gear foram parar no recem lançado youtube o site havia acabado de instituir o limite de 10 minutos para os novos videos e esta era justamente a duraçao de cada bloco do programa na bbc foi um timing perfeito embalado pelos downloads piratas do site final gear e pelo boom do youtube top gear se tornou um fenomeno global aqui a historia se encontra com o terceiro paragrafo desta pensata com os videos publicados naquela nova e promissora plataforma de videos online o programa ganhou projeçao mundial e cativou uma audiencia jamais vista em um programa sobre carros a nona temporada — a primeira pos youtube — teve uma media de 7 45 milhoes de espectadores nao poderia ser diferente logo no segundo episodio eles colocaram james may ao volante do bugatti veyron na reta de ehra lessien para descobrir a velocidade maxima do carro depois o trio foi aos eua logo apos o furacao katrina para uma road trip epica a bordo de uma dodge ram de um cadillac brougham e de um camaro z28 — todos caindo aos pedaços claro na segunda metade da temporada eles ainda fizeram um desafio de tratores no qual produziram biodiesel e no episodio final vimos o desafio das limousines baseadas em carros comuns https //www youtube com/watch v=lo0pgypwe3o como se nao bastasse eles ainda aprontaram o especial polar uma expediçao organizada em parceria com a toyota para leva los de carro ao polo norte magnetico a expediçao foi apresentada em forma de corrida com clarkson e may a bordo de uma toyota hilux modificada para encarar o oceano de neve e gelo e hammond percorrendo o roteiro em um treno puxado por cachorros apesar de terem declarado a chegada ao polo norte magnetico eles encerraram a expediçao a cerca de 500 km do ponto exato devido as condiçoes severas do roteiro https //www youtube com/watch v=wnkvasxfewq a partir daquela temporada top gear passou a ousar cada vez mais em seus desafios e viagens a surpreender os espectadores a cada temporada e a envolver mesmo os nao entusiastas na cultura automobilistica a audiencia se manteve na casa dos 6 milhoes de espectadores por episodio — somente no reino unido — e top gear se tornou o programa de tv realista mais popular do planeta sendo exibido em 214 paises e/ou territorios em todo o mundo atingindo cerca de 350 milhoes de pessoas alem disso o programa se tornou a atraçao mais lucrativa da historia da bbc com receita de mais de 150 milhoes de libras esterlinas somente com o licenciamento da marca estamos falando de quase r$ 1 1 bilhao — o que explica a capacidade de execuçao de todas aquelas ideias insanas para desafios e corridas mas ai começaram as polemicas causadas irreverencia dos apresentadores pessoas instituiçoes e ate paises se sentiram ofendidos por declaraçoes ditas durante os programas — a maioria vinda de clarkson para piorar a situaçao do apresentador em 2014 ele ainda perdeu a mae achou que tinha um cancer e se divorciou da mae de seus filhos estressado acabou agredindo gratuitamente um colega de trabalho o produtor oisin tymon e acabou justamente demitido da bbc a grande viagem com a demissao de clarkson james may andy wilman e richard hammond terminaram os episodios restantes da 22ª temporada e pediram demissao da bbc juntos eles criaram um novo programa e o venderam ao prime video o serviço de streaming de series e filmes da amazon https //www youtube com/watch v=_vmfsakhzhm apesar da equipe entrosada the grand tour precisou de tempo para embalar e acertar a formula as principais atraçoes continuaram sendo as viagens e desafios sempre intercaladas por sequencias em estudio que remetiam ao top gear o novo programa jamais foi ruim ou entediante mas ja estava claro que seu fim se aproximava um pedaço da pre historia do flatout certo eu falei mais acima que top gear me fisgou no final dos anos 2000 naquela epoca eu ainda estava na faculdade de comunicaçao social perdido entre estagios como redator e freelances como analista de pesquisa de mercado junior o primeiro porque eu conseguia colocar no papel de forma clara o que me vinha a mente o segundo aconteceu porque eu gostava de carros e entendia um pouco sobre eles na faculdade ainda meio durango eu queria muito participar da semana da comunicaçao que era uma serie de palestras e workshops com gente grande do mercado o tipo de coisa que te abre a cabeça e te coloca em contato com as pessoas que fazem o mercado o problema e que eu estava sem grana para pagar a inscriçao — era algo em torno de r$ 200 250 em dinheiro de 2023 por sorte eu fazia estagio com uma das organizadoras e perguntei se nao tinha uma vaga na equipe para fazer qualquer coisa o que garantiria minha participaçao no evento sem desembolsar um unico real eles precisavam de alguem para escrever o blog do evento foi ali que assinei uma materia na internet pela primeira vez mas o que importa mesmo foi o que aconteceu durante as palestras a semana tratava de uma revoluçao que estava em curso na publicidade motivada pelas redes sociais e pelas novidades tecnologicas do momento lembre se em 2008 o iphone tinha um ano de mercado e o youtube tinha so tres anos sites blogs canais comunidades grupos instagram tudo estava so começando eu sai daquelas palestras mudado as agencias de publicidade locais me pagariam um salario mas para fazer algo relevante que atingiria milhoes de pessoas aquele era o caminho dentro das minhas limitaçoes eu fiz um pequeno blog para treinar tecnicas de seo e o tema do blog era o proprio top gear minha nova obsessao nao havia nada relacionado ao top gear em portugues os videos nao eram legendados entao pouca gente assistia eu queria mostrar pros meus amigos que curtiam carros que existia um negocio legal demais na inglaterra entao comecei a traduzir as colunas publicadas pelo trio e eventualmente legendar alguns episodios junto de um camarada virtual chamado felipe farias os videos estao online ate hoje o blog logo chegou aos 100 000 visitantes que procuravam alguma forma de assistir aquele programa cheguei a monetizar o negocio mas ele mal chegou aos 100 dolares e eu nunca saquei o dinheiro claramente aquele nao seria meu trabalho mas eu ja tinha uma prova concreta de que eu sabia fazer aquilo bastaria adaptar o conteudo ao tema proposto e assim eu comecei a procurar pessoas e empresas que precisassem de um webwriter depois de alguns freelances acabei chegando ao jalopnik brasil — e o background como tradutor de top gear foi uma credencial forte pelo que soube mais tarde no jalopnik meu nome apareceu no primeiro dia e de todos que estiveram presentes naquele 1º de março de 2010 somente eu fiquei ate o dia 31 de dezembro de 2013 o juliano chegou algumas semanas depois da estreia e o dalmo acabou saindo dois meses antes do final como acabei me tornando um editor assistente e revisor da galera a influencia do top gear ficou nitida quando fizemos o flatout em dezembro de 2013 ela ainda estava la inspirando a equipe de alguma forma o fim de uma era o fim de the grand tour ou do trio clarkson hammond e may ainda mais nestes tempos incertos para os automoveis representa o fim de uma era nao apenas porque uma nova temporada do trio era uma certeza que aos poucos deixa de existir mas tambem por que ao longo de 22 anos top gear e grand tour criaram um novo padrao de entretenimento com carros e sobre carros embora tenham surgido na virada para a web 2 0 quando o mundo começou a consumir conteudo nas redes sociais boa parte deste conteudo era composto por quadros do top gear publicados extra oficialmente no youtube e e facil entender porque eles se tornaram icones com irreverencia um pouco de filosofia e uma legitima paixao por carros algo que mudou para sempre o jornalismo automobilistico em todo o mundo eles conseguiram cativar aqueles que ja se interessavam por carros e motores ao mesmo tempo em que eram divertidos para quem so queria passar o tempo assistindo a tv pela primeira vez foi possivel assistir a um programa de carros com sua mae sua namorada seu pai que so curte futebol e foi com essa versatilidade e carisma que clarkson hammond e may influenciaram toda uma geraçao de entusiastas e principalmente comunicadores e a forma de se falar de carros para o grande publico o sucesso de top gear foi um divisor de aguas na forma de se produzir conteudo sobre carros — e arrisco dizer que as redes sociais como conhecemos hoje falando de carros seriam radicalmente diferentes sem a loucura caotica controlada que esse trio inventou 20 anos atras se a funçao dos meios de comunicaçao e transmitir cultura eles cumpriram essa missao com um sucesso que talvez nem eles pudessem imaginar quando tudo começou
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.