ola pessoal neste segundo post vou dar continuidade a historia da conversao do meu mazda 626 para traçao traseira como e de se esperar qualquer projeto desse tipo exige muito planejamento muita ponderaçao sobre o que fazer e tambem sobre o que nao fazer e em varios momentos trocar o ideal pelo pratico o excelente pelo disponivel e assim aos poucos trocar o sonho pela realidade posso dizer que uma das maiores senao a maior referencia para este projeto e o scion tc preparado pela papadakis racing pilotado por frederic aasbo na formula drift o underdog do grid era um carro de traçao dianteira com potencial nao explorado que foi convertido habilmente por stephan papadakis e hoje compete ao lado de outros tantos carros com motores de muito maior cilindrada e potencia especifica sem ficar devendo em suma e guardadas as proporçoes claro este era tambem meu objetivo converter um carro de traçao dianteira em traçao traseira sem perder em dirigibilidade e capacidade de uso diario em relaçao a outros carros que saem de fabrica com as mesmas caracteristicas vou separar em partes quais sao os planos para cada parte do projeto para nos proximos posts desenvolve las individualmente suspensao onde o carro sofreu mais modificaçoes o plano era desde o principio valorizar a modernidade do desenho da suspensao e as caracteristicas extraordinarias que vieram de fabrica sempre tomando muito cuidado para nao comprometer em nenhum aspecto a geometria barras estabilizadores setor de direçao etc para tanto eu deveria evitar o uso de eixos rigidos pois este tipo de suspensao sem modificaçoes nao corresponde ao ideal que almejo o jeito mais facil no sentido de envolver o menor numero de alteraçoes seria utilizar a suspensao do mazda capella awd o 626 awd do japao vendido tambem como mazda familia sport20 em alguns paises seria uma forma plug and play mas o descartei por que trazer o conjunto todo seria oneroso demais em custo de compra frete impostos alem disso eu nao teria fornecimento de peças no mercado de reposiçao nacional para essa suspensao uma vez que o modelo nunca vendido aqui no fim de muita pesquisa de conjuntos de suspensao traseira independente amplamente disponiveis no brasil cheguei ao quadro traseiro do subaru legacy a largura e quase a mesma 20 mm mais estreito que o 626 e os pontos de fixaçao e articulaçao sao os mesmos ha suporte e venda de peças desde a concessionaria ate as auto peças especializadas em importados tornando assim muito viavel o uso desse sistema e ha grande suporte aftermarket para as suspensoes subaru me permitindo upgrades conforme forem surgindo as necessidades ao longo do caminho antes que alguem pergunte a suspensao traseira do mazda miata e do 929 vendidos pelas concessionarias da marca ate o fim de seu periodo de atividade em pouquissimas unidades usam um sistema diferente excelente em termos de dirigibilidade e com um bom suporte de industria nao possuem suporte nacional facilitado e a maneira como sao fixadas no monobloco exigiriam novamente alteraçoes que eu nao teria como realizar facilmente entao suspensao freios traseiros freio de mao diferencial e homocineticas subaru legacy mantenho a estrutura mcpherson freios a disco e comportamento similar transmissao eu precisava de uma caixa de cambio pequena em dimensoes que exigisse o minimo de alteraçoes do lado de dentro da cabine possivel pois eu nao gostaria de ter de cortar o monobloco ate a porçao estrutural transversal que sustenta os bancos dianteiros visto que e uma estrutura essencial para a rigidez do conjunto e muito dificil de ser reproduzida corretamente a busca incessante me levou a um chassis com baixa na cidade de irati no interior do parana um miata na primeira geraçao com o numero de chassis certo carregava nas entranhas a mesma transmissao que equipa o mazda rx 7 fc segunda geraçao dei uma volta no carrinho que tinha sido trazido do paraguai num rolo tao grande que tinha documentos dizendo que era 2001… que estava sem bancos e sem umas peças da lataria so pra ver qual era a do cambio voltei ao ferro velho bati o martelo e saquei de la o cambio embreagem e diferencial do pequeno mx 5 motor o motor codigo fs de ja havia sido retificado quando comecei a desmontar o carro para mudar o eixo de traçao pois a ideia inicial era usar pistoes mazdaspeed de maior compressao 10 5 1 contra 9 8 1 de taxa original e comandos do fs ze a versao japonesa do motor aliados a uma injeçao original para replicar as caracteristicas do motor japones 168hp @ 6800rpm ficando com um carro de fabrica como ja estava neste caminho segui por ele uma vez que ja havia iniciado estes serviços e que um swap me traria dificuldades com a legislaçao do detran rs quando iniciei a desmontagem para trocar a traçao de lugar deixei a ideia de usar uma injeçao original de lado adquiri conhecimento especifico e um modulo fueltech ft350 bobinas individuais de honda civic si os ditos comandos do fs ze e tentar alcançar ou ultrapassar os tais 168hp aumentando o limite de rpm desobstruindo escape e melhorando a admissao a ideia e ter um resultado proximo a um carro de fabrica obviamente reservadas as proporçoes da comparaçao como tantos outros modelos de nissan toyota e da propria mazda exterior rodas e pneus aqui serei modesto eu gosto bastante da cor do carro e gosto do conjunto de rodas enkei originais medida 15x6 5 polegadas nao e segredo para ninguem que o drift exige muito dos pneus e os 195/65 r15 sao faceis de encontrar em qualquer loja de pneus e que um carro de rua precisa de pneus em bom estado para rodar livremente portanto preciso de pneus de facil reposiçao um conjunto extra de rodas de mesmo tamanho pra nao afetar geometria relaçao etc vai me prover facilmente com dois pares de pneus traseiros extras munido apenas de um projeto e muita paciencia mal sabia eu que tinha um longo caminho pela frente por maximilian bretschneider project cars #58
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