voce ja deve ter visto esse fiat 500 com rodas traseiras falsas circulando nas redes sociais eles nao sao novidade — eles viralizaram pela primeira vez ha uns tres anos e agora parece que a internet ficou sem assunto e voltou a viralizar novamente o motivo das rodas falsas e uma conversao feita por uma oficina alema chamada ellenator para que jovens que ainda nao tem 18 anos possam dirigir o carro sozinhos pelas ruas aos 16 anos normalmente e nos eua e na australia que pensamos quando se fala em dirigir nessa idade mas os europeus tambem tem essas permissoes legais para menores de idade embora elas variem de acordo com o pais a permissao se deve a categoria de veiculos usada na europa chamada quadriciclos eles sao veiculos de quatro rodas com volante mas com algumas restriçoes tecnicas para diferencia los dos automoveis convencionais ha os quadriciclos leves l6e e os quadriciclos pesados l7e e os dois tipos podem ser conduzidos sem habilitaçao bastando apenas uma permissao para guia los os quadriciclos leves precisam ter motores de ate 50 cm³ no caso de igniçao por centelha ou no maximo 6kw/8cv no caso de motores a diesel ou eletricos ja os quadriciclos pesados sao limitados a 450 kg de peso seco o que nao inclui o peso das baterias e nao podem ter mais de 20 cv/15kw nem exceder 90 km/h [caption id= attachment_371214 align= aligncenter width= 1200 ] quadriciclos pesados europeus[/caption] esses quadriciclos leves sao permitidos em todo o territorio europeu porem a idade minima para conduzi los varia de acordo com o pais frança italia estonia letonia polonia e hungria exigem idade minima de apenas 14 anos enquanto austria lituania republica tcheca finlandia alemanha eslovenia espanha e suecia permitem que eles sejam conduzidos com 15 anos no restante da uniao europeia a idade minima e 16 anos exceto na dinamarca em malta onde e preciso ter 18 anos para guiar esses microcarros os quadriciclos pesados so podem ser conduzidos com 16 anos no minimo nem todos os paises da europa tem essa categoria mas e onde se enquadram carros como o citroen ami e o renault twizy https //www youtube com/watch app=desktop&v=grdxij0mj00 a alemanha em especial tem uma outra categoria que permite a jovens motoristas dirigir sozinhos pelas ruas porem com habilitaçao aos 17 ja e permitido dirigir automoveis comuns mas somente com a supervisao de um motorista maior de idade que deve estar no banco do passageiro contudo se o veiculo tiver ate tres rodas e for limitado a 90 km/h e 20 cv ele pode ser conduzido por motoristas de 16 anos note que a diferença aqui e que ele nao sera um quadriciclo pesado mas um triciclo de categoria l5 — mesmo tendo quatro rodas o que acontece e que se as rodas tiverem menos de 460 mm de espaçamento entre si elas sao consideradas uma so — a regra aparentemente e usada para classificar o rodado duplo de picapes como uma so roda e pela lei alema veiculos de categoria l5 podem ser conduzidos por motoristas de 16 anos desacompanhados e dai que vem aquele fiat 500 bizarro do inicio desta materia eles sao os mais populares mas a adaptaçao pode ser feita a praticamente qualquer carro novo de traçao dianteira o eixo original e removido e em seu lugar e instalado um novo eixo que usa os mesmos pontos de fixaçao e a mesma suspensao porem com duas rodas de 14 polegadas centralizadas para abrir espaço para elas o vao do estepe e sacrificado a conversao ainda inclui uma reprogramaçao da ecu para limitar a potencia a 20 cv e a velocidade maxima a 90 km/h desta forma o carro e certificado pelo tuv o inmetro da alemanha e pode ser licenciado para rodar nas ruas e estradas a conversao embora pareça extensa pode ser revertida mais tarde quando o proprietario completar 18 anos e puder dirigir sozinho bastando refazer o vao do estepe e reinstalar o eixo traseiro original ha tambem uma outra brecha legal usada na suecia baseada em uma classificaçao parecida com a dos triciclos de quatro rodas da alemanha carros convertidos em utilitarios com velocidade limitada sao legalmente classificados como tratores e por isso podem ser conduzidos sem habilitaçao por cidadaos de no minimo 16 anos a brecha e a adaptaçao de um habito que começou na decada de 1940 durante a segunda guerra mundial os paises escandinavos sofreram com a escassez de tratores e equipamentos agricolas porque as fabricantes estavam usando todo seu material e mao de obra na produçao de veiculos militares os fazendeiros suecos precisaram improvisar e passaram a transformar seus proprios carros em tratores o fato de serem veiculos com carroceria sobre chassi facilitava o negocio claro o entre eixos era encurtado a parte traseira da carroceria era removida e a transmissao ganhava uma caixa de reduçao assim estava feito o trator caseiro dos suecos a marcha reduzida e as grandes rodas traseiras tornavam estes tratores improvisados suficientemente eficientes a ideia se popularizou rapido no inicio eram carros bem antigos e baratos como o ford modelo a mas logo qualquer coisa que lembrasse vagamente um carro acabava transformada em um trator e mesmo depois da guerra a pratica continuou nao e preciso pensar muito para entender era uma modificaçao barata que podia ser feita pelo proprio dono e quase nao havia regulamentaçao com o passar do tempo o governo sueco criou algumas normas os tratores nao poderiam ter entre eixos maior que 2 2 metros deveriam levar apenas duas pessoas e ter eixo traseiro nao suspenso alem disso o veiculo seria registrado como equipamento rural o que dava permissao aos jovens a partir de 15 anos de idade para conduzi los foi assim que os tratores improvisados começaram a ganhar as cidades interioranas da suecia onde havia menos transito e menos fiscalizaçao aos poucos formou se toda uma cena cultural em volta dos veiculos que passaram a ser chamados de epa traktors epa era o nome de uma cadeia de lojas de utilidades cujos produtos ficaram famosos pelo baixo preço e pela qualidade duvidosa e epa acabou se tornando sinonimo de algo feito em casa com o que se tivesse a mao a brincadeira durou ate 1963 quando as autoridades decidiram que a situaçao ja estava melhor e que ja era possivel comprar tratores de verdade para as fazendas assim a lei que permitia a circulaçao dos epa traktors foi revogada os fazendeiros nao se importaram muito no fim das contas mas quem ja havia descoberto que os epa traktors eram uma forma barata e ate divertida de ter um veiculo para transporte nas cidades nao gostou nada da noticia cedendo a pressao popular o governo decidiu manter os antigos epa traktors nas ruas e definiu um novo conjunto de regras para novas conversoes chamados a traktors os veiculos foram regulamentados em 1975 a partir dali passou a ser possivel transformar praticamente qualquer automovel em um trator e nao havia mais comprimento maximo para entre eixos sao permitidos apenas dois lugares e o espaço atras dos bancos dianteiros nao pode ser utilizado para transportar passageiros ou carga alem disso foi definida uma velocidade maxima de 30 km/h e ainda e preciso instalar um engate na traseira afinal legalmente ainda estamos falando de tratores todos os a traktors precisam ter um triangulo refletor na traseira que indica se tratar de um veiculo de baixa velocidade a soluçao mais comum para a carroceria e transformar o carro em uma picape cuja area da caçamba nao pode ser maior que 1 25 m² e em tese so pode ser utilizada para carregar lastro boa parte das conversoes e realizada em modelos da volvo especialmente os da serie 200 que ate nao ficam mal como utes suecas mas a criatividade dos caras nao tem limites alguns criam verdadeiros project cars com modificaçoes na carroceria interior novas rodas e ate sistema de som para reduzir a velocidade maxima ha algumas tecnicas engenhosas alguns modificam o cambio simplesmente retirando as engrenagens das marchas mais altas por exemplo outros fazem mapas de controle para limitar tudo eletronicamente de qualquer forma estamos falando de uma lei razoavelmente flexivel na pratica sao poucos os a traktors que nao chegam a pelo menos 50 km/h e tambem ha aqueles que utilizam a caçamba e o compartimento de carga para transportar pessoas e coisas alem disso pode se ate usar caminhoes e picapes grandes desde que a cabine seja simples se a primeira fileira de bancos tiver tres lugares os tres podem ser utilizados normalmente mesmo nao respeitando todas as normas raramente os donos de a traktors se encrencam com a policia por algumas razoes ha uma especie de acordo velado com as autoridades e a policia faz vista grossa quando percebe que um determinado veiculo ainda que nao esteja 100% de acordo com o regulamento nao oferece risco ainda mais em cidades pequenas onde esta a maioria absoluta dos a traktors nos grandes centros boa parte das pessoas sequer lembra que eles ainda existem esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a equipe ganha descontos com empresas parceiras de lojas como a interlakes a serviços de detailing e pastilhas tecpads e ainda recebera convites exclusivos aos eventos para flatouters [fo form plans]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.