se la por meados os anos 2000 os track days eram eventos extremamente nichados a um pequeno circulo de entusiastas geralmente com algum envolvimento com o automobilismo hoje os dias de pista estao com uma popularidade maior do que os campeonatos regionais cada vez vemos mais iniciantes sejam amigos de praticantes recentes ou das antigas sejam paraquedistas que descobriram sozinhos a existencia desses eventos atraves das redes sociais grupos de whatsapp videos on board ou veiculos como o flatout contudo essa popularizaçao trouxe um preço ha cada vez mais motoristas participando que possuem pouco mais do que uma cnh e que chegam na sala do briefing com nenhum conhecimento mesmo sobre como ajustar a posiçao de pilotagem como dividir espaço na pista os riscos dinamicos de uma direçao brusca ou seja algo ainda mais basico do que ter conhecimentos elementares de traçado tecnicas de frenagem e afins jogar luz em todas essas areas e uma das missoes do flatout driving academy outra missao e tambem mostrar o caminho das pedras para quem hoje apenas sonha e nao participa por medo e importante passarmos por estes modulos basicos antes de entrarmos em tecnicas mais avançadas o video de hoje e dedicado a todos estes novatos ha uma serie de dicas e conhecimentos valiosos para uso em pista que costuramos numa pauta mostrando todos os passos de uma participaçao no track day aprecie sem moderaçao [youtube id= 3tr9rowpeog width= 620 height= 349 ] se voce ainda nao assinou o canal do flatout clique aqui e o faça agora mesmo aproveite e acione o sininho para ser notificado quando novos videos forem ao ar ; dica importante www flatout com br/trackday e o post calendario no qual estamos cadastrando todos os novos eventos de pista com todas as informaçoes de datas e contatos necessarios salve o nos favoritos e acompanhe periodicamente a primeira vez do sandero rs do flatout num track day como voces sabem o sandero rs que estamos usando no flatout driving academy e tambem um project car que sera preparado pela home garage oficina de daniel soares responsavel tambem pela bmw malbina com componentes da ordospec do designer industrial bruno ordones um dos maiores experts em f4r e sandero rs do pais em duas fases a basica com powertrain oem que e o estado atual e uma preparaçao aspirada com o kit rs200 que sera colocado no mercado em breve pela propria ordospec vou deixar os detalhes mais tecnicos do projeto para o nosso quadro project cars o primeiro post do nosso sandero rs sai ainda este mes mas creio que a curiosidade de todos justifique fazermos um pequeno spoiler nao e mesmo a capuava alias se voce nao leu nosso guia de pilotagem para este circuito clique aqui e um autodromo muito diferente de circuitos como interlagos aic velo citta e afins suas curvas apresentam raio muito mais apertado induzindo a um nivel de subesterço que exigiria um setup mais proximo de uma prova de pro solo aquelas competiçoes com circuitos improvisados com cones embora seja o tipo de pista cujo miolo favoreça carros como o sandero rs frente a veiculos maiores e mais potentes sabia tambem que boa parte dos aprendizados seriam bem especificos para aquela pista o tempo para pilotar o carro na pista foi extremamente curto pois a maior parte do dia e das voltas usamos para fazer passagens e filmagens deste episodio por isso acabamos ficando sem um video on board mas mesmo neste rapido contato podendo me concentrar exclusivamente a pilotar ja pude sentir o salto de dinamica que o carro deu com os novos pneus pirelli p zero trofeo r as molas de maior carga e os espaçadores dianteiros na pratica foi o seguinte o ganho de grip com os trofeo r elevou a aceleraçao lateral para 1 25 g em quase todas as curvas da capuava dado aferido pelo aplicativo harry s lap timer como a força de aceleraçao lateral e captada pelo acelerometro do smartphone e nao por um sinal de gps a precisao deste dado e bem maior na frenagem do fim da reta dos boxes o ganho de desaceleraçao foi tao agressivo que senti uma pequena movimentaçao do powertrain o que dificultava as reduçoes de marcha quando comentei isso com o daniel da home garage ele ja tinha uma soluçao em mente usada no clio turbinado de 200 whp que mostramos neste episodio do flatout midnight que sera feita e mostrada para voces em breve se os trofeo r elevaram o nivel de grip para um patamar no qual ele so tem desvantagem franca frente a um slick eles cobraram um preço no balanço dinamico o ajuste de fabrica do sandero rs previa um pequeno escorregamento da traseira no momento inicial da curva turn in mas com o ganho expressivo de aderencia essa caracteristica sumiu o carro ficou bem mais dianteiro com isso entramos num pequeno ciclo vicioso com ele mais dianteiro a temperatura dos pneus frontais subia e o asfalto estava escaldante como lava e com isso a pressao subia tambem para se ter uma ideia em nossa primeira saida houve um ganho de 10 psi na frente sai com 30 psi frios na parada dos boxes o daniel aferiu 40 psi com pressao mais alta na frente a dianteira escorregava mais a pirelli recomenda uma pressao a quente de 32i psi para o trofeo r e assim aliviamos a pressao na frente ja na traseira foi o contrario começamos com 35 psi frios sei que 30 psi f /35 psi t e conservador e a ideia foi essa que resultou em 40 psi quentes pressao que elevamos para 45 psi buscando assim reduzir o sub esterço havia espaço para estragar mais a traseira para fazer a dianteira apontar melhor mas nao havia tempo e tambem nao quero pular etapas quero desenvolver os ajustes dinamicos e conhecer a tocada deste novo sandero rs bem de baixo pra cima degrau por degrau para captar as nuances de cada ajuste em fatias mais finas outra coisa que se mostrou necessaria e um ajuste de geometria mais agressivo especialmente na divergencia tanto na frente quanto atras faremos um conteudo com o daniel da home garage mostrando como e feito um alinhamento mais apropriado para a pista depois dessa experiencia no track day da capuava fizemos uma filmagem do flatout driving aademy em interlagos no meio da tarde sobrou um tempinho para andar um pouco mais novamente com asfalto escaldante ja com o novo alinhamento a melhoria na dinamica ficou bem clara mas ainda precisamos soltar um pouquinho mais a traseira contudo nao quero adiantar tudo por aqui senao comemos muito assunto do project cars do nosso sandero parceiros oficiais do flatout driving academy sem eles nada seria possivel sigam os caras e ajudem quem nos ajuda a eles e voces ficam os nossos maiores agradecimentos pirelli | pneus pirelli p zero trofeo r ordospec | upgrades e customizaçao do sandero rs home garage | preparaçao sandero rs e execuçao tecnica blk stn media e fabio aro | film making renault | sandero rs
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