A gente vive falando sobre como carros com torque demais são capazes de girar o planeta Terra ao contrário, mas a verdade é que a gente sempre exagera. De qualquer forma, se for para usar esta analogia de novo, que seja com este cara aqui: o Fiat Isotta-Fraschini 1905 que, na verdade, não foi feito em 1905. Mas isto é só um detalhe: o que importa é que, caso a Fiat decidisse fazer um supercarro há 111 anos, provavelmente ele ficaria assim.
E eles quase o fizeram: em 1905, os italianos decidiram construir uma máquina para quebrar recordes de velocidade em solo, como era muito comum naquela época (leia mais sobre o assunto neste post). Assim, surgiu o projeto do Fiat Isotta-Fraschini, que deveria usar dois motores de quatro cilindros — usados nos Grands Prix — enfileirados para formar um oito-cilindros em linha.
Só que a Fiat jamais colocou o projeto em prática: os motores de corrida foram parar em, bem, carros de corrida, e o projeto foi abortado antes mesmo de nascer. Só ficaram os