e o fim de uma era eu nao gostaria de começar o texto com este cliche mas os cliches so existem porque funcionam e nesse caso nao ha forma melhor de expressar o que significa o fim do volkswagen gol foram 42 anos com o carro que talvez melhor tenha expressado o brasil sobre rodas — começando pelo nome que seguia a tematica esportiva da volkswagen da epoca mas que acertou em cheio o imaginario do brasileiro comum o gol nasceu com a dificil missao de substituir o fusca no brasil algo que outros modelos ja haviam tentado sem sucesso em especial a brasilia que mantinha as qualidades do fusca em um pacote mais racional em termos de aproveitamento de espaço mas que nao conseguiu superar o antecessor e ate mesmo saiu de linha quatro anos antes dele a missao do gol era dupla na verdade ele nao tinha apenas que substituir o fusca mas tambem modernizar a volkswagen no brasil o problema e que mesmo com um visual moderno inspirado nao pelo golf e polo mas pelo atraente scirocco de giugiaro mesmo com outros tres modelos de passeio com o motor arrefecido a ar e mesmo com o sucesso do passat com o motor e827 a volkswagen achou uma boa ideia lançar o gol com o antiquado motor de cilindros contrapostos com arrefecimento a ar e claro que nao deu muito certo por que ter o gol se dava para ter a brasilia ou o passat ou o fusca que tinha muito mais liquidez a historia e conhecida a volkswagen decidiu lançar o gol gt e finalmente dar a ele o motor merecido desde o inicio foi um sucesso de publico e critica e tambem foi o inicio do gol como conhecemos e como o brasil aprendeu a gostar quando o fusca finalmente saiu da frente em 1986 ao ser tirado de linha o gol finalmente estava livre para brilhar e como brilhou foi o carro mais vendido em 1987 depois em 1988 depois em 1989 1990 1991 e assim sucessivamente por 27 anos consecutivos ate 2015 quando foi superado pelo fiat palio desde entao o gol nunca mais foi o mesmo a chegada do up o folego do fox e a renovaçao do polo tornaram aquele conceito pouco interessante de repente o gol nao era mais tao legal quanto seus irmaos foi simplificado a ponto de ser comprado majoritariamente por frotistas que ainda viam nele um projeto eficiente confiavel e bem resolvido — e certamente conseguiam um bom desconto na negociaçao em grande volume com o fim do up do fox e com os problemas na cadeia de fornecimento de componentes o gol ainda teve um ultimo tiro nesta reta final da sua carreira chegando ao topo do ranking de vendas no mes de julho deste ano agora ele deixa de ser oferecido substituido pelo polo track que passa a ser o novo carro de entrada da volkswagen no brasil partindo de r$ 80 000 nestes quase 43 anos o gol tambem foi um sobrevivente a matriz da volkswagen alema segundo fontes ligadas a marca sempre procurou formas de substitui lo por um produto global a vinda do polo e a tentativa de substitui lo pelo fox e depois pelo up sao sinais claros disso mas desta vez nao deu a existencia do gol ja estava fragilizada demais para superar a atual conjuntura socio economica global e assim o gol se despede um pouco decadente mas valente ate o ultimo momento e realmente o fim de uma era todo brasileiro com menos de 42 anos nao sabe como sao as ruas sem o gol mesmo o menos jovem da nossa equipe tinha apenas 12 anos quando ele deu as caras fez parte das nossas vidas e agora nao faz mais e muito tempo tanto tempo que o mundo era um lugar muito diferente quando o gol foi lançado veja so emerson fittipaldi ainda estava na formula 1 alex dias ribeiro tambem [caption id= attachment_327428 align= aligncenter width= 1200 ] emerson e piquet no mesmo podio o gol ja existia [/caption] emerson deixou a formula 1 ao final da temporada de 1980 quando subiu ao podio pela ultima vez apos chegar em 3º lugar no gp do oeste dos eua vencido por nelson piquet que subia ao podio pela segunda vez isso significa que em 1979 o ultimo ano sem o volkswagen gol nas ruas piquet ainda nao tinha um unico podio na f1 ayrton senna estava disputando o mundial de kart pela segunda vez alem de emerson e piquet o outro brasileiro na formula 1 naquele ano foi alex dias ribeiro amigo e antigo chefe tutor de nelson piquet na oficina camber em brasilia/df ribeiro participou das duas ultimas etapas do campeonato pela march mas nao conseguiu classificar para as provas os dodge brasileiros ainda estavam em produçao quando o gol chegou as lojas toda a linha dodge que fez sucesso nos anos 1970 por aqui — dart charger magnum polara le baron e gran sedan — ainda eram produzidos eles so sairam de linha em 1981 depois que a volkswagen que havia comprado chrysler do brasil no ano anterior encerrou a produçao para basicamente eliminar a concorrencia o maverick ainda era produzido e o opala estava na primeira geraçao o ford maverick e o opala de primeira geraçao quase coexistiram com o gol o primeiro deixou de ser produzido no inicio de 1979 o segundo foi reestilizado justamente em 1980 recebendo um novo conjunto optico retangular mais alinhado com a tendencia de estilo da epoca — em 1978 o corcel ii estreou os farois retangulares no mercado brasileiro outro carro de outra realidade que ainda estava em produçao quando o gol apareceu era o ford galaxie que havia sido transformado em landau em 1971 e permaneceu ate pasmem 1983 isso tambem significa que o gol e mais antigo que o del rey que so apareceu depois que o landau deixou as linhas de produçao o grupo b ainda nao existia sim o gol era mais antigo que o grupo b a categoria so foi introduzida em 1982 depois da revisao do apendice j que transformou os grupos 1 e 2 nos novos grupos n e a e unificou os regulamentos do grupo 3 e 4 sob o novo regulamento do grupo b curiosamente o grupo b teve seu auge justamente quando o gol deslanchou entre 1984 e 1986 foi o periodo em que a volkswagen colocou o motor ea827 1 8 no lugar do velho boxer e fez o gt a tv brasileira era bem diferente quando o gol foi lançado o sbt e a tv manchete ainda nao existiam o canal do silvio santos foi fundado somente em 1981 e a manchete que nem existe mais so entrou no ar em 1983 outra curiosidade e que fausto silva acima ainda era radialista — reporter de campo da radio globo na epoca do lançamento do gol depois co apresentador do programa balance na radio bandeirantes ele so estreou na televisao em 1984 todos os beatles estavam vivos o gol foi lançado no mesmo ano em que john lennon completou 40 anos tragicamente tambem foi o ano em que john lennon foi assassinado por mark chapman em frente ao edificio dakota onde vivia em nova york com a morte de lennon o sonho acabou os beatles jamais voltariam a se reunir os outros tres membros remanescentes paul mccartney george harrison e ringo starr ainda se uniram para fazer o projeto anthology em 1995 usando gravaçoes antigas de john lennon em 2001 george harrison foi vencido por um tumor no cerebro e desde entao somente paul e ringo tem conduzido a historia do fab four para as novas geraçoes a ferrari testarossa ainda nao existia um dos maiores icones do universo dos supercarros dos anos 1980 a ferrari testarossa ainda nao existia em 1980 quando o gol foi lançado a ferrari ainda vendia a 512 bb naquele ano compartilhando o topo da gama com a ferrari 412 https //flatout com br/ferrari bb berlineta boxer nao brigitte bardot/ o porsche 956 tambem nao outro icone dos anos 1980 foi o porsche 956 o carro dominou as 24 horas de le mans naquela decada vencendo as ediçoes de 1982 1983 1984 e 1985 mas ainda nao existia em 1980 sua estreia foi justamente no ano em que venceu a 24 horas de le mans pela primeira vez 1982 e o lamborghini countach corria o risco de sair de linha alem da ferrari testarossa o lamborghini countach foi o outro grande supercarro dos anos 1980 mas ele quase nao foi em 1978 a lamborghini entrou em recuperaçao judicial porque seus carros simplesmente nao vendiam o suficiente para bancar a empresa por sorte um dos clientes da lamborghini era walter wolf que tinha um countach e pediu para a propria fabricante tornar o desempenho do carro condizente com o visual futurista da carroceria e foi a partir destas alteraçoes bancadas por wolf que a lamborghini desenvolveu as evoluçoes que foram aplicadas nos countach de serie a partir de 1982 https //flatout com br/como o countach salvou a lamborghini com uma asa em v e para lamas alargados/ com as mudanças o carro ganhou outra personalidade e se tornou um sucesso de vendas — ele foi o lamborghini mais vendido ate a chegada do diablo o gp strecke de nurburgring ainda nao existia https //flatout com br/os detalhes da corrida em ayrton senna derrotou os campeoes da f1 em nurburgring e o video na integra/ pois e voce sabe que o gp strecke o circuito de grand prix de nurburgring foi inaugurado no inicio de 1984 com uma corrida entre pilotos da formula 1 em carros iguais o recem criado mercedes 190e 2 3 16 cosworth naquele ano o gol ja tinha quatro anos de estrada e estava prestes a ganhar a versao gt interlagos ainda tinha seu traçado original https //www youtube com/watch v=xajouty6yms&themerefresh=1 enquanto isso no brasil interlagos ainda tinha seu traçado original a velha pista com quase oito quilometros de extensao que foi segundo os pilotos da epoca uma verdadeira escola de pilotagem alem de ser um dos circuitos mais completos da formula 1 em termos de variaçao de nivel tipos de curva e variaçao de velocidade media a reforma como bem sabemos aconteceu no fim dos anos 1980 quando o gol ja era o carro mais vendido do brasil — e ja tinha ate sido reestilizado o bmw m3 nao existia nem o m5 pois e tanto o bmw m3 quanto o bmw m5 so foram inventados nos anos 1980 em 1980 quando o gol foi lançado os unico m car disponivel era o m1 o primeiro bmw m moderno como conhecemos ate hoje veio no final daquele ano na forma do m535i baseado no 535i da geraçao e12 mas com motor 3 5 de 218 cv em vez do 3 2 de 200 cv da versao amansada o m5 so apareceu em 1984 mesmo ano em que foi lançado o m635csi ou m6 o m3 foi lançado somente dois anos depois em 1986 ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.