ola amigos dia 12 de novembro na vespera do meu aniversario ganhei um dos melhores presentes da minha vida tive a oportunidade de acompanhar o sabado da formula 1 em interlagos do skylounge o camarote da equipe mercedes amg petronas a experiencia foi tao incrivel que compartilhar como tudo aconteceu aqui com voces era o passo natural na quarta feira um amigo e gerente de vendas da empresa pure storage americana que vende os equipamentos de armazenamento de dados para o time me liga para almoçarmos juntos no papo dentre assuntos de negocio e lazer ele me faz o convite ele so tinha credencial para sabado antes que ele mudasse de ideia topei na hora so tinha um problema as passagens aquela altura estavam custando uma fortuna para se ter uma ideia pesquisando muito consegui a r$ 2 000 ida e volta bsb cgh contando taxas e impostos simplesmente inviavel para qualquer ser humano normal mas como eu sou obviamente demente apaixonado por carros a soluçao estava facil e sempre me agrada muito estrada mas como eu sou obviamente apaixonado por carros demente meu unico carro o pc #368 estava no preparador finalizando a instalaçao dos upgrades finais aguardem que em breve eu mando a postagem de encerramento agora nao havia mais volta ja havia aceitado o convite e negociado a folga com o chefe o carro teria que ficar pronto e com um acerto razoavel para que eu pudesse vir com tranquilidade avisei esse pequeno detalhe para o preparador ele muito tranquilamente me entregou o carro na quinta feira e me disse vaza ate agora eu nao entendi se eu o perturbei alem da conta ou se era para eu pegar estrada que o carro estava pronto na duvida escolhi a 2ª opçao cheguei a sampa na sexta feira a noite fiz check in no hotel e fui direto para o quarto tomar um banho e dormir ou melhor tentar dormir estava impossivel conter a ansiedade no sabado cedo pela manha nos encontramos em um dos saloes do hotel para tomar cafe da manha e ver a programaçao do dia ja na chegada ganhamos camiseta bone pendrive toalha de rosto bateria externa para carregar o celular e uma mochila maneirissima da equipe de f1 em seguida pegamos uma van que nos levou ao local onde saiam os translados para os boxes de interlagos no ponto de encontro das vans recebemos a credencial do dia e mais presentes dessa vez uma sacola e uma camisa polo e seguimos para a pista [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 127320 127319 127316 127315 127301 127294 ] o dia foi bem cheio entre assistir os treinos e as categorias de apoio fariamos dois passeios por volta de 10h fizemos um tour guiado pelo box da equipe onde pudemos ver todo o trabalho que acontece por tras daquelas divisorias que nos vemos quando os carros estao nos boxes nesse momento nao e permitido tirar fotos por questoes obvias de segredos industriais aqui o nosso guia nos passou muita informaçao legal vou colocar as que eu me lembro os carros possuem dependendo da configuraçao entre 200 e 400 sensores esses sensores segundo o ingles que nos explicava faziam tantas coletas por segundo que uma simples passagem por todo o pitlane gerava um fluxo de dados de tamanho total equivalente a 15 a 20 albuns mp3 aqui ele nao quis dizer o valor exato creio eu que por questoes estrategicas; para se ter uma ideia ha duas cameras infravermelho nas asas dianteiras imperceptiveis pela tv essas cameras filmam os pneus dianteiros e os dados de temperatura da banda de rodagem sao analisados para saber como os pneus estao se comportando e se e necessario alguma alteraçao de angulo de asa ou geometria de suspensao; esses dados sao mandados em tempo real para brackley inglaterra onde uma equipe de aproximadamente 25 engenheiros analisa toda a informaçao o atraso do link e tao pequeno que o maior delay e ocasionado pelo gps e seu tempo de coleta; para acompanhar in loco vem a outra metade do time de engenheiros tambem para analise dos dados e aplicaçao de mudanças as duas ficam em contato durante todo o tempo do gp; por prova eles trocam a asa dianteira a cada treino fora a que usam na corrida o nivel de refinamento aerodinamico e tamanho que pedriscos na pista borracha e outras sujeiras quando batem na asa a marca que elas deixam e suficiente para alterar a aerodinamica da frente do carro dai essas asas sao tratadas para voltarem ao padrao e recebem novos adesivos antes de voltarem para os carros esse e o nivel de preciosismo dos caras; lewis hamilton e baixinho; as baterias do sistema hibrido esquentam tanto nas recargas rapidas dos geradores de energia que elas precisam ter refrigeraçao liquida a petronas fornece ate mesmo esse liquido refrigerante; por corrida sao gerados e analisados aproximadamente 6 tb de dados somando os dois carros os equipamentos de armazenamento de dados precisam ser muito rapidos para acompanhar o fluxo de informaçao sem atrasar a equipe; a turbina fuma na marcha lenta; o capacete do rosberg e fornecido pela bell o casco custa aproximadamente us$ 3 000 00; a viseira com as sobreviseiras mais us$ 700 e a pintura pode chegar a custar ate us$ 7 500 caso do casco que o hamilton usou nos treinos e corrida; os carros podem carregar apenas 100 kg de combustivel isso e suficiente para 1h de corrida nao fossem os sistemas eletricos nenhum carro completaria a prova depois desse tour voltamos para o camarote para poder acompanhar o treino livre da manha enquanto a maior parte do pessoal estava sentado de boas bebendo e comendo eu estava praticamente pendurado no parapeito da sacada da visao do publico o camarote fica do lado esquerdo do podio ao lado da p2 para acompanhar o trabalho dos boxes esse trabalho e muito interessante e eu nao ia perder a oportunidade de assistir aquilo estando tao perto [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 127312 127311 127308 127307 ] algo que ja foi amplamente comentado e a respeito do ronco dos motores na mochila tinha um protetor auricular mas em momento nenhum ele foi necessario de fato ele e bem abafado pela turbina e o volume e comparavel ao dos porsches gt3 rsr que correram no fim do dia nesse ponto se alguem pode acompanhar a era dos v12 v10 e v8 atmosfericos se decepciona mas nem por isso o ronco e feio ou de liquidificador pelo contrario eu achei o timbre bem bonito e grave e o barulho do turbo enchendo e aliviando a pressao e muito legal so falta volume mesmo [youtube id= o1tcwcgrh 0 width= 620 height= 350 ] antes do almoço enquanto os mecanicos trabalhavam o pit lane foi aberto para visitaçao do publico obviamente ele ficou lotado as equipes mais disputadas eram a williams por conta do felipe massa ferrari because ferrari e mercedes nessa hora a mercedes e ferrari deixam um numero limitado de pessoas passar a fita que segurava o publico longe para poder acompanhar bem de perto as atividades como eu estava com credencial da mercedes tive free pass nessa hora [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 127314 127313 127306 127303 127300 127297 127296 127295 127293 127292 ] finalmente fomos para o almoço tive que comer rapido porque o treino começaria logo e nesse momento aconteceria uma surpresa senhores e senhoras porque nao pensem na minha cara quando fui chamado para acompanhar o q2 dentro do box da mercedes eu quase me engasguei quando recebi a noticia fomos em um grupo de sete pessoas recebemos radios com fones de ouvido para escutarmos a conversa entre pilotos e engenheiros ficamos atras do carro do hamilton num espaço entre a area da equipe e a divisoria nesse espaço tinham telas onde conseguiamos ver os tempos e velocidades por trecho de todos os pilotos a transmissao da tv e dados meteorologicos como pressao atmosferica temperatura do ar e da pista velocidade e direçao do vento etc o mesmo guia que havia nos levado pela manha nos acompanhou de tarde e muito simpaticamente tirou todas as nossas duvidas que surgiram nesse momento nessa hora duas coisas me impressionaram muito o calor que emana do carro e bem alto mesmo estando a mais ou menos tres metros de distancia dele os mecanicos trabalham absolutamente calados e o trabalho e tao sincronizado que eles nao chegam nem a se esbarrar naquele espaço curto e um nivel tao alto e um trabalho tao frenetico e impressionante que eu sinceramente duvido que qualquer outra categoria consiga igualar isso voltei a tempo de ver o felipe massa entrando na area de pesagem dos carros e pilotos que fica embaixo do camarote por pouco nao consegui registrar o momento apos o treino oficial o pintor de rodape lewis hamilton subiu para o camarote e ficou por aproximadamente cinco minutos la onde respondeu quatro perguntas feitas pela assessoria de imprensa da mercedes benz a marca de carros nao a escuderia rapidamente ele saiu para voltar para o hotel descansar pois os pilotos deveriam comparecer a um evento promocional as 21h me dei por satisfeito e o dia foi encerrado apos ver a largada e as duas primeiras voltas da porsche gt3 cup uma das categorias acessorias nesse fim de semana de f1 ja passavam das 16 30 e o cansaço começou a chegar o dia foi muito intenso e por mais que eu nao acompanhe tanto a f1 foi absolutamente inesquecivel nunca nem nos meus devaneios mais loucos eu imaginei ver um dia de f1 no camarote da equipe que levara no fim de tudo o titulo de construtores e pilotos eu peço desculpas se o texto ficou repetitivo mas e impossivel nao passar varias vezes por interjeiçoes como incrivel impressionante ou inesquecivel quando o que se ve e realmente incrivel impressionante e inesquecivel foi o melhor presente de aniversario da minha vida ps para acompanhar as estatisticas da f 1 sugiro fortemente o site https //www mercedesamgf1 com/en/mercedes amg f1/purepitwall/ nesse site ha estatisticas dos 10 primeiros colocados em todas as provas e se faz ate uma analise preditiva das estrategias das equipes com base em dados historicos esse tipo de coisa e o que ajuda os dirigentes a tomarem rapidamente as melhores decisoes possiveis para a equipe e sao o diferencial para vencer numa categoria tao competitiva
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