Você talvez tenha visto uns vídeos do novo Panamera sendo controlado pelo movimento de um smartphone. O sujeito mexe o smartphone e o giroscópio embutido, envia os movimentos para uma ECU no carro, que replica os movimentos usando os amortecedores do carro.
É a nova suspensão Porsche Active Ride. Com uma bomba hidráulica conectada a cada amortecedor, a suspensão Porsche Active Ride consegue ativar a compressão ou o retorno dos amortecedores — e ela consegue fazer isso de forma independente para cada roda.
https://www.youtube.com/watch?v=sA3Ho45ZA8E
O objetivo aqui, claro, não é gravar vídeos para o Tik Tak como faz o pessoal com a função de desatolamento da Mercedes-Benz. O negócio é tornar a rodagem mais confortável sem comprometer o comportamento dinâmico que se espera de um Porsche — ainda que ele tenha a forma de um sedã executivo.
De acordo com o engenheiro da suspensão, o Dr. Christopher Bittner, o sistema nasceu da ideia de se eliminar todas as restrições à suspensão res