em julho de 2015 a citroen anunciou que sua tradicional suspensao hidropneumatica sera descontinuada em breve o sistema que utiliza esferas de borracha e um fluido hidraulico que e bombeado para dentro delas de acordo com as necessidades de absorçao de impacto esta presente apenas no c5 assim quando sair de linha o seda devera levar consigo esse tradicional sistema da citroen mas a marca francesa que tem sua imagem fortemente associada ao conforto justamente por causa desta tecnologia que estreou na decada de 1950 com o citroen ds ja esta preparando algo novo para garantir que seus carros continuem extremamente confortaveis o novo sistema de suspensao ainda nao tem nome comercial mas faz parte do conceito advanced comfort lab feito sobre um c4 cactus para quem nao sabe o cactus e um crossover compacto feito sobre a plataforma do c3 e do ds3 que por enquanto e vendido apenas na europa seu maior chamariz e o visual exotico com proporçoes de hatchback quatro farois na dianteira e os airbumps nas laterais — paineis de borracha com bolhas de ar que de acordo com a marca protegem as laterais do carro e sao praticamente indestrutiveis com seu design polemico o c4 cactus e o recipiente perfeito para a nova suspensao que promete revolucionar o modo como enxergamos o conforto em um carro mas como a citroen pretende fazer isto se a gente curtia a suspensao hidropneumatica por sua engenhosidade a beleza do novo sistema esta na simplicidade em vez de esferas hidropneumaticas a nova suspensao usa molas e amortecedores comuns a diferença esta nos batentes em sistemas convencionais os ocupantes sempre sentem os impactos quando o carro passa sobre uma irregularidade no piso como um buraco uma saliencia ou mesmo uma lombada isto acontece porque com o arranjo convencional — molas amortecedores e batentes mecanicos — os movimentos e ocasionais socos sao transmitidos aos passageiros em tres estagios primeiro a suspensao comprime ou distende; depois as vibraçoes sao transferidas para a carroceria do veiculo e por fim os ocupantes as sentem atraves dos bancos e especialmente ruim quando a suspensao da batente chegando ao fim do curso com uma pancada — se o carro e seu voce provavelmente fica ate se sentindo culpado e ou nao e o segredo da suspensao da citroen e substituir o batente mecanico por dois batentes hidraulicos progressivos um em cada extremidade da suspensao para compressao e retorno — ou colocando de forma mais simples um em cima e um embaixo a citroen os chama de almofadas hidraulicas eles realmente funcionam mais ou menos como almofadas sua atuaçao muda de acordo com as condiçoes da pista em um piso melhor o funcionamento e bem parecido com o de uma suspensao convencional com as molas e amortecedores trabalhando juntos para absorver as irregularidades do piso sem recorrer as almofadas hidraulicas — ainda que com elas o movimento da suspensao fique mais suave a citroen diz que dessa forma o carro oferece o conforto de tapete voador criando a impressao de que o carro esta flutuando sobre saliencias e buracos ja em situaçoes onde se exige mais da suspensao as molas e amortecedores trabalham em conjunto com os batentes hidraulicos quando a suspensao chega ao fim do curso em vez de ocorrer uma batida seca na compressao e no retorno — as novas almofadas reduzem a velocidade do movimento batentes mecanicos convencionais absorvem a energia dos impactos e devolvem parte dela a suspensao causando os socos ja os batentes hidraulicos progressivos absorvem e dissipam esta energia reduzindo bastante as irregularidades transferidas aos passageiros falta uma demonstraçao em video e verdade mas o conceito e simples em sua concepçao e nao e complicado de entender dito isto a suspensao nao e a unica inovaçao do conceito advanced comfort lab — ela so abrange o primeiro estagio da transferencia de vibraçoes aos ocupantes o carro entao traz outras duas caracteristicas que somadas a nova suspensao atuam em conjunto para proporcionar o maior nivel de conforto possivel como dissemos ali em cima logo depois que a suspensao termina o processo de absorver os impactos a energia criada pelas irregularidades do piso e transferida para a carroceria para minimizar tal fenomeno a marca desenvolveu um novo sistema de colagem estrutural que usa filetes adesivos descontinuos — onde nao ha adesivo a junçao e feita por pontos de solda deste modo e possivel aumentar a rigidez da carroceria em ate 20% e consequentemente melhorar sua capacidade de filtrar vibraçoes a citroen ainda nao deu maiores detalhes a respeito deste novo metodo de soldagem mas garante sua eficiencia por fim o restante das vibraçoes que a esta altura ja devera ser bem menor do que seria em um carro com suspensao convencional e transferido aos passageiros atraves dos bancos para minimizar o desconforto causado neste momento a citroen desenvolveu bancos com espumas de densidades diferentes a fim de garantir o melhor suporte a todas as partes do corpo alem disso inspirados pela industria de colchoes os franceses colocaram nos bancos varias camadas de materiais especiais como espuma de poliuretano e viscoelastico para desenvolver bancos com memoria que se adaptam perfeitamente ao formato do corpo de cada pessoa e quando sao desocupados retornam a sua forma original
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.