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Kart Técnica

Como funciona um chassi de kart profissional?

Quase todos os leitores do FlatOut já pilotaram um kart de aluguel (o famoso indoor) alguma vez na vida. Agora, quem teve a felicidade de pilotar um kart de competição de verdade - seja de dois ou de quatro tempos - sabe que estes são animais monstruosamente diferentes. Não é só pela diferença de potência do motor: o kartismo profissional é uma arte incrivelmente complexa, tanto pelo nível de desempenho (como exemplo, os karts shifter geram até 3 G de aceleração lateral), quanto pela quantidade de ajustes finos que são possíveis e necessários. Neste post, vamos jogar alguma luz para vocês compreenderem como funciona o quadro (terminologia do kartismo) de um kart - pois ele funciona de forma muito diferente da estrutura tubular de um automóvel de competição. Como "quadro" é também o nome do componente onde as peças de suspensão são montadas em um carro, vou dar preferência a chamar a estrutura tubular de chassi. Para este post, foi fundamental a ajuda do piloto Gabriel Ferreir