por ser o predecessor do controle de combustivel o carburador muitas vezes e tratado como uma velharia ultrapassada nao recebendo seu devido valor mas vamos pensar um pouco se imagine numa epoca onde a eletricidade era responsavel apenas pela igniçao do motor todo o ajuste de demanda era mecanico nao e uma coisa muito simples entao hoje vamos entender o funcionamento desta verdadeira obra de arte como ele funciona todo carburador funciona aplicando o principio de diferencial de pressao quando existem dois pontos com pressoes diferentes entre si e estes pontos se comunicam ha uma tendencia de equalizaçao entre as pressoes com isso acontece um deslocamento de fluido entre os pontos de maior e menor pressao e exatamente por conta deste efeito o combustivel se desloca atraves dos circuitos porem dependo da abertura que a borboleta apresente o nivel de depressao oscila reduzindo assim o fluxo para evitar esta condiçao e preciso outra forma de gerar o diferencial conhecendo o principio de bernoulli os projetistas incorporaram um tubo venturi ao desenho do carburador com isso o fluxo e acelerado no ponto de menor area criando um diferencial que varia proporcionalmente a velocidade de passagem do ar existem modelos de carburador que possuem venturi intercambiavel permitindo o melhor ajuste para cada motor ou situaçao de uso por exemplo pistas como monza onde o motor opera mas de 75% em plena carga e possivel aplicar um maior diametro de venturi alguns modelos de carburador possuem um venturi auxiliar o famoso aviaozinho eles tem a funçao de aumentar o diferencial na regiao do circuito principal quando o venturi principal e muito grande para um determinado deslocamento fato que dificulta a transiçao entre circuitos quanto mais longo o venturi maior o diferencial gerado por este circuitos do carburador para controlar de forma mais precisa a quantidade de combustivel adicionada a corrente de ar os carburadores possuem diferentes caminhos chamados de circuitos cada um atuando em determinadas faixas de operaçao do motor se voce estiver utilizando um modelo de carburador que tem aplicaçao de fabrica dificilmente havera necessidade de intervir no carburador pois este vem pre ajustado para uma gama de motores que ele atende mas se voce tem aquele verme do fuça fuça ou esta montando um projeto aqui nos vamos analisa los separadamente bem como seus respectivos ajustes circuito de alimentaçao o combustivel que sera distribuido pelo carburador e armazenado no reservatorio principal tambem chamado de cuba o controle do nivel e feito pela valvula agulha que e acionada por uma boia e seu braço oscilante ajustar o nivel da cuba e importante pois a variaçao do nivel influencia diretamente a relaçao ar/combustivel entregue se nos tivermos dois carburadores com a mesma configuraçao de gicleurs/gicles tubos de emulsao e agulhas com abertura igual a cuba que tiver maior nivel ira entregar uma mistura mais rica entao antes de ajustar qualquer circuito vamos verificar o ponto de atuaçao da agulha de nivel a maioria dos fabricantes aftermarket informa em seus manuais as medidas de abertura e fechamento da boia a foto acima mostra os valores informados pela weber para seus modelos dcoe para termos as referencias corretas devemos proceder da seguinte forma vire o carburador de cabeça para baixo e desparafuse a cuba e retire a junta de vedaçao garantindo a limpeza da face onde esta junta fica; com o uso de um paquimetro meça a altura a partir do topo da boia ate a face onde fica a junta de vedaçao; caso seja necessario ajuste a altura dobrando levemente o braço de fixaçao da boia circuito de lenta com a borboleta fechada o diferencial entre a pressao atmosferica e aquela medida no coletor de admissao e muito alto na verdade o mais alto encontrado em todo o regime de operaçao do motor porem o fluxo de ar e muito baixo essa condiçao dificulta o arraste da mistura atraves do circuito principal entao para suprir adequadamente o sistema existe o circuito de lenta que atua desde a partida do motor ate aproximadamente ¼ do curso total de abertura da borboleta o orificio de arraste do circuito de lenta normalmente fica logo apos a borboleta pois nesta regiao temos a maior velocidade de fluxo e tambem a maior depressao fatores que auxiliam fortemente a difusao do combustivel na corrente permitindo uma marcha lenta suave e de facil ajuste devido a esse diferencial elevado o combustivel que esta na cuba e empurrado pela pressao atmosferica atraves de um orificio calibrado ou gicleur 1 que regula a quantidade de combustivel a partir da resistencia a sua passagem entao o combustivel e misturado ao ar no tubo de emulsao 2 para seguir ate a agulha de ajuste da lenta 3 e so entao encontrar a corrente de ar admitido agora vamos entender o passo a passo para o ajuste da marcha lenta ligue o motor e aguarde que ele alcance a temperatura de operaçao localize o parafuso de batente da borboleta 1 e o parafuso de mistura da marcha lenta 2 ; ajuste o parafuso de batente 1 ate alcançar a rotaçao desejada para a marcha lenta; ajuste o parafuso de mistura 2 ate que a rotaçao comece a se elevar circuito de progressao tambem chamado de circuito intermediario ou de transiçao ele ajuda a manter a estabilidade do motor no momento em que o circuito principal ainda nao opera corretamente mas o circuito de lenta esta chegando em seu limite na maioria dos modelos de carburadores nao ha intervençao no circuito intermediario pois ele e uma derivaçao do circuito de lenta entao se o ajuste de lenta foi realizado de maneira correta a quantidade de combustivel adicionado a corrente durante a transiçao sera suficiente mas se voce tiver a sensaçao de instabilidade falta de potencia ou mesmo engasgos e estouros no escapamento volte e abraços um pouco mais a agulha de lenta circuito principal como o proprio nome indica este e o principal trajeto percorrido pelo combustivel para alimentar o motor ele começa a operar nas medias e se mantem ativo ate o fim do regime de rotaçoes para sua referencia este circuito tem o ponto de descarga na regiao de menor diametro do venturi com isso o diferencial de pressao e velocidade de arraste sao os maiores em qualquer situaçao este circuito possui gicleur tubo de emulsao e agulha de ajuste proprio seu principio de funcionamento e o mesmo ja descrito no circuito de lenta mas aqui vale uma observaçao o diametro numero e localizaçao dos furos num tubo de emulsao sao fatores determinantes para o comportamento do motor durante a aceleraçao para entendermos como esse principio de atomizaçao varia vamos dividir o tubo em tres partes conforme a imagem abaixo se os furos estiverem no terço inferior o ar so começa a se misturar quando o nivel baixo ate este ponto fato que so ocorre em rotaçoes mais altas ou seja furos na porçao mais baixa do tubo empobrecem a mistura em rotaçoes mais altas o mesmo principio se aplica a furos no terço central que emagrecem em medias enquanto orificios na parte superior determinam uma mistura magra na faixa inicial de rotaçoes os tubos de emulsao assim como os gicleurs possuem codigos que especificam seus diametros e posiçoes dos orificios a tabela acima mostra os codigos para os conjuntos aplicados nos carburadores weber idf ida e dcoe existem algumas pessoas que recomendam a abertura dos gicleurs com brocas ou mesmo a reduçao do diametro destes com ferro de solda e estanho pessoal comprem os kits corretos façam combinaçoes entre eles para fazer o melhor acerto mas nao embarquem nessa gambiarra esse tipo de coisa pode custar caro chegou a hora de colocar os cavalos para galopar o ajuste do circuito principal pede que o motor trabalhe acima dos 3000 rpm entao seria legal usar um dinamometro para manter tudo em segurança mas se nao tiver jeito procure uma regiao de pouquissimo movimento e ampla para que se corra menos risco nessa fase de avaliaçao poxa mas eu nao posso so acelerar o carro e tentar ajustar cara um motor em carga demanda muito mais combustivel do que rodando a vazio entao nao da mesmo para conseguir um bom desempenho com esse tipo de estrategia [youtube id= uyv3ffrvceo width= 620 height= 350 ] com a ajuda da tecnologia atual ficou muito mais facil monitorar a mistura que o motor esta ingerindo uma sonda lambda de preferencia wideband um indicador e se possivel um log de dados vao ser de muita ajuda pois teremos dados precisos para afinar a sintonia mas se nao for possivel o feeling e a chave nesse momento o cheiro do escape reaçoes na aceleraçao e desaceleraçao cor das velas e um ouvido afiado podem sim fazer toda a diferença entao vamos começar com os passos com o motor na temperatura de trabalho coloque os cavalos em trote a uns 2500 rpm entao acelere levemente ate alcançar os 3500 dai desacelere repita esse procedimento mais algumas vezes para ver se percebe algum buraco essa e a fase onde o circuito principal assume o fornecimento de combustivel por completo caso voce encontre alguma anomalia va ate as agulhas do circuito principal e faça seu ajuste ate sentir o motor mais redondo e perceber a proporçao correta de mistura se estiver usando uma sonda se perceber variaçoes durante a progressao do motor lembre se do que falamos acima sobre os tubos de emulsao faça combinaçoes ate encontrar o acerto ideal para o seu proposito se possivel use o dinamometro para comparar diferentes dados e obter o melhor acerto bomba de aceleraçao quando a borboleta do carburador se abre rapidamente o diferencial de pressao cai isso causa dois efeitos primeiro com menor diferencial menos combustivel e empurrado da cuba para o circuito principal segundo o combustivel que ja esta em menor quantidade lançado na corrente de ar vaporiza com mais dificuldade essa combinaçao empobrece a mistura e cria falhas e engasgos para que isso nao aconteça e necessario injetar uma quantidade extra de combustivel essa e a funçao da bomba de aceleraçao tambem conhecida como rapida o sistema e constituido por um pistao de curso ajustavel mola de recuperaçao e valvula check carburadores que possuem este sistema normalmente apresentam uma alavanca que e ligada ao acionamento da borboleta ha furos para mudança do ponto de acionamento quanto mais na extremidade da alavanca menor o curso realizado pelo pistao entao para ajustar a quantidade de combustivel basta modificar a posiçao da alavanca spoilers agora que dissecamos todo o carburador e pudemos ver toda a magia envolvida em controlar a demanda de combustivel no proximo papo veremos como o controle de combustivel evoluiu ate chegarmos a atual condiçao onde a eletronica protocolos de comunicaçao e processadores de alta capacidade gerenciam qualquer açao necessaria para o motor operar vamos falar sobre injeçoes mecanicas eletronicas tipos de centrais ajustes possiveis estrategias de controle sensores e muito mais ate a proxima
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.