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Técnica

Como funcionam os sistemas de ronco “reforçado” dos carros modernos?

Já faz algum tempo que li pela primeira vez a respeito de um carro que usava os alto falantes para reforçar o ronco do motor. Tenho quase certeza de que era o BMW M5 da geração passada, a F10, lançada no fim de 2010, equipada com o V8 biturbo S63, de 4,4 litros e 560 cv (aparentemente, o M5 V10 ainda não precisava deste recurso). Chamado Active Sound Design, o sistema está presente até hoje em boa parte dos BMW M, incluindo o M2, a dupla M3/M4, e o novo M8. Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicos, histórias de carros e pilotos, avaliações e muito mais!   Na época, houve alguma controvérsia a respeito do sistema – por que alguém iria querer um sedã esportivo que precisa emitir o ronco do motor pelos alto-falantes? No entanto, com o passar do tempo, muitos de nós nos acostum