ja faz algum tempo que li pela primeira vez a respeito de um carro que usava os alto falantes para reforçar o ronco do motor tenho quase certeza de que era o bmw m5 da geraçao passada a f10 lançada no fim de 2010 equipada com o v8 biturbo s63 de 4 4 litros e 560 cv aparentemente o m5 v10 ainda nao precisava deste recurso chamado active sound design o sistema esta presente ate hoje em boa parte dos bmw m incluindo o m2 a dupla m3/m4 e o novo m8 ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] na epoca houve alguma controversia a respeito do sistema por que alguem iria querer um seda esportivo que precisa emitir o ronco do motor pelos alto falantes no entanto com o passar do tempo muitos de nos nos acostumamos com isto a gente ate esquece que os roncos de motor fake existem as vezes nao acho que seja preciso defender ou atacar os sistemas de reforço do ronco de motor eles estao ai e nao vao a lugar algum tao cedo ponto existe e claro quem seja terminantemente contra alegando que nao ha autenticidade alguma em reproduzir um ronco de motor artificial pelos alto falantes que seria como ir a um show e ver a banda tocando junto com uma trilha sonora acontece que antes de tudo a mae das inovaçoes e a necessidade e neste caso havia a necessidade de fazer com que os ocupantes do carro ouvissem o motor funcionando no caso do bmw m5 a logica e simples de entender trata se de um seda esportivo de luxo um carro com dupla personalidade em situaçoes de direçao tranquila no transito das grandes cidades a cabine e silenciosa e confortavel decadas de avanço na tecnologia de isolamento termoacustico tornaram os carros modernos mais silenciosos do que nunca so que o m5 e a versao mais potente e nervosa e poder ouvir seu belo ronco em alto e bom som e literalmente uma das razoes para compra lo entao a bmw motorsport teve de dar um jeito o active sound design da bmw e um dos mais simples ha um arquivo de audio com o ronco do motor guardado na memoria do carro e este arquivo e reproduzido pelos alto falantes quando o sistema esta ativado o sinal digital e processado pela ecu usando os dados de aceleraçao das rotaçoes e ate mesmo do torque produzido pelo motor em tempo real o que de acordo com a bmw garante que o sistema entregue uma reproduçao exata do som do motor pelos alto falantes do carro a logica e mais ou menos a mesma dos sons de motor dos games de corrida o ronco fica mais grave ou mais agudo de acordo com o giro do motor com efeitos que simulam trocas de marcha e outras nuances do funcionamento https //www youtube com/watch v=gb0apslghxu de la para ca outros tipos de reforço sonoro para o ronco do motor foram criados a volkswagen introduziu em 2011 no golf gti o soundaktor uma corruptela de sound aktuator um pequeno alto falante posicionado abaixo do para brisa voltado para a parede corta fogo com o intuito de amplificar o ronco do motor para dentro da cabine sem alterar o nivel de ruido do lado de fora embora na epoca alguns veiculos da imprensa tenham dito que se tratava de um arquivo de audio a vw negou o fato e disse que o som produzido pelo soundaktor era o ronco do motor em tempo real captado por um microfone e claro que ha quem nao goste e por isto nao faltam tutoriais em video na internet que ensinam a remover e a reinstalar o soundaktor dos carros da volks https //www youtube com/watch v=4prrr2gcpcw ainda segundo a fabricante as vibraçoes sonoras sao transmitidas para o interior atraves do para brisa sem empregar os alto falantes do sistema de audio atualmente o soundaktor e encontrado tambem no golf r no vw jetta gli e em modelos de outras marcas do grupo como o audi s3/rs3 e o skoda octavia outros sitemas sao mais sofisticados e tambem podem ser entendidos como mais organicos a porsche por exemplo emprega no 911 o sound symposer que diferentemente dos outros descritos ate aqui e um sistema mecanico atraves de uma valvula no sistema de escape e possivel direcionar o ronco do motor bem como o ruido da induçao de ar para pelo coletor de admissao atraves de um duto voltado para a cabine filtrado por um diafragma esta valvula e acionada eletronicamente e pode ser desligada quando se desejar quietude tecnicamente este e um sistema mais puro por nao apelar para um som gerado eletronicamente o ronco do mustang ecoboost tambem e reforçado desta forma de qualquer forma como outas tecnologias automotivas introduzidas ao longo dos anos o ronco fake do motor pode possuir outras aplicaçoes especialmente agora que os carros hibridos eletricos iniciaram sua caminhada em direçao a onipresença nas ruas mesmo que ainda leve algumas decadas sendo realista o ronco do motor nao serve apenas para alertar e nao e apenas uma consequencia da combustao interna ele tambem serve para alertar os pedestres de que um carro esta se aproximando desta forma no futuro o ronco artificial podera se tornar algo bem mais importante do que e hoje em dia
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