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Pensatas Trânsito & Infraestrutura

Como o fechamento de vias expressas podem ajudar a reduzir os congestionamentos

Se você usa apps como o Waze para enfrentar o trânsito nos horários de pico, já deve ter visto ele sugerir rotas alternativas e mais rápidas sempre que possível quando o trânsito à frente para de vez. Aconteceu comigo na semana passada, quando topei com uma manifestação sindical que fechou uma avenida para reclamar que ciclovias roubam espaço que poderia ser destinado a motofretistas. Ao analisar a velocidade média do trânsito à frente, o app calculou que eu chegaria mais rápido ao destino passando em ruas residenciais de baixa velocidade do que me arrastando por um corredor viário entupido de veículos e sindicalistas. Nessa hora lembrei das minhas rotas de fuga da época que usava o carro para trabalhar, e como eu andava sozinho por essas ruas enquanto conseguia ver lá embaixo o formigueiro de carros parados, esperando para pular uns metros à frente e parar de novo. Isso tem a ver com a teoria da demanda induzida, sobre a qual já falamos aqui anteriormente. Ela é uma teoria ec