se voce usa apps como o waze para enfrentar o transito nos horarios de pico ja deve ter visto ele sugerir rotas alternativas e mais rapidas sempre que possivel quando o transito a frente para de vez aconteceu comigo na semana passada quando topei com uma manifestaçao sindical que fechou uma avenida para reclamar que ciclovias roubam espaço que poderia ser destinado a motofretistas ao analisar a velocidade media do transito a frente o app calculou que eu chegaria mais rapido ao destino passando em ruas residenciais de baixa velocidade do que me arrastando por um corredor viario entupido de veiculos e sindicalistas nessa hora lembrei das minhas rotas de fuga da epoca que usava o carro para trabalhar e como eu andava sozinho por essas ruas enquanto conseguia ver la embaixo o formigueiro de carros parados esperando para pular uns metros a frente e parar de novo isso tem a ver com a teoria da demanda induzida sobre a qual ja falamos aqui anteriormente ela e uma teoria economica adaptada para a engenharia de trafego e rende uns bons minutos de leitura mas resumidamente ela diz que o aumento da oferta de algum produto faz as pessoas procurarem mais aquilo que e ofertado no transito isso significa que quando voce passa a oferecer uma via expressa as pessoas começarao a usar aquela via e logo ela estara cada vez mais cheia ate que um dia ela se torna congestionada esse modelo de engenharia de trafego que cria grandes corredores viarios para aumentar a velocidade media e reduzir o tempo de viagem funcionou muito bem no passado quando menos pessoas usavam carros quando menos mulheres trabalhavam fora e para resumir quando o mundo tinha menos gente atualmente e comum encontrar indices proximos a um carro por habitante nas grandes cidades e a necessidade de se ter casas para tanta gente tambem cria um circulo vicioso precisamos de espaço para os carros de pessoas que precisam de espaço para morar e guardar seus carros que precisam de espaço para rodar entao a menos que voce mude radicalmente a cultura universal e as relaçoes de trabalho as pessoas vao morar longe e dirigir para ir ao trabalho e usarao os grandes corredores para chegar la mas elas so vao optar por dirigir e usar os grandes corredores por que isso e possivel voce nao exige uma pizza quente na porta de casa em cinco minutos porque isso nao e possivel mas acha que meia hora e um horario aceitavel porque e um periodo plausivel para se fazer uma pizza e entrega la ainda que o entregador cometa todas as infraçoes possiveis no trajeto e aqui surge uma pergunta se um dia o mundo acordasse sem entregadores de pizza o mundo deixaria de comer pizza e claro que nao o que aconteceria e que teriamos que nos adaptar para a nova realidade sem entregas de pizza o mesmo aconteceria se um dia todos os corredores viarios congestionados deixassem de existir nao cara nao demorariamos mais tempo para ir buscar a pizza teriamos que adaptar nosso trajeto a inexistencia de um grande corredor viario congestionado — que ate entao so servia para isso ficar congestionado a manifestaçao que fez o corredor desaparecer isso tem tudo a ver com aquela manifestaçao sindical e todas as ocorrencias de transito que fazem o waze mudar de ideia o tempo todo naquele momento o corredor viario deixou de existir — ainda que por alguns minutos eu sai da rota e consegui reduzir meu tempo de chegada em dez minutos sem passar dos 40 km/h por que porque eu andava devagar passava por ruas estreitas e residenciais esperava uma velhinha atravessar a rua mas nao ficava parado esperando a minha vez de passar pelo gargalo e isso nao foi um caso isolado em primeiro lugar por que eu nao fui o unico motorista da cidade a tentar fugir do congestionamento — muita gente fez o mesmo so que essa muita gente nao foi para o mesmo lugar que eu e por isso cada um trilhou o seu caminho por outras das centenas — talvez milhares — de ruazinhas que passam o dia esquecidas praticamente desertas ainda que ofereçam uma alternativa para se chegar aonde as pessoas querem em segundo lugar por que eu descobri que os coreanos fizeram exatamente o que aconteceu comigo e eu nao estou falando de fechar uma avenida para manifestaçao na verdade eles fecharam uma via expressa inteira para sempre e no lugar construiram um parque — um dos maiores parques publicos do mundo esta obra de seul conhecida como revitalizaçao do corrego cheonggyecheon ficou famosa por sua ousadia mas principalmente por seus resultados pois os congestionamentos diminuiram nos arredores do novo parque e isso nao aconteceu somente por que as pessoas passaram a usar mais o transporte publico mas tambem por que sem o corredor viario os motoristas passaram a fazer rotas diferentes de acordo com sua necessidade exatamente como o waze me ensinou no dia da manifestaçao e tambem como eu fazia ao evitar os congestionamentos diarios quando usava o carro para trabalhar [youtube id= oc0 m8sdhvk width= 620 height= 350 ] logicamente isso nao significa que nao seja mais preciso abrir novas ruas e tambem nao significa que demolir tudo o que e feio e largo e feito so para carros vai resolver tudo e deixar o mundo mais bonito como em um conto de fadas urbanistico e preciso tambem fazer mudanças profundas no planejamento das cidades e ate mesmo do pais e existem situaçoes e lugares onde somente mais vias expressas e mais faixas de rolamento vao resolver o problema em seul antes da demoliçao desta via expressa foi construido um anel viario para aqueles que precisavam atravessar a cidade inteira mas acima de tudo e preciso analisar cada caso separadamente e olhar tambem para a cidade como um todo e como parte de algo maior no brasil por exemplo a malha viaria interurbana/interestadual e praticamente a mesma desde os anos 1980 muitas rodovias ainda atravessam cidades e a propria br 116 uma das mais importantes do pais ainda depende das marginais de sao paulo para ligar o sul do brasil ao litoral da regiao sudeste e o estado do rio de janeiro pois o rodoanel governador mario covas ainda nao e um anel completo outros problemas sao a ausencia de transporte de cargas e passageiros sobre trilhos ou de sistemas urbanos eficientes e baratos e a especulaçao imobiliaria que tende a colocar os trabalhadores longe do trabalho marginal tiete em sao paulo a unica forma de acessar a br 116 vindo da br 116 ja vimos mais de uma vez que abrir cada vez mais ruas nao sera a soluçao mas diminuir o que ja temos sem mexer no restante das cidades tambem nao vai mudar muita coisa e por isso que quando voce divide uma rua entre faixas de onibus ciclovias e faixas de motos e deixa o resto para os carros voce nao esta exatamente resolvendo o problema do transito nem melhorando as condiçoes para quem nao usa carro na verdade voce so esta mantendo tudo como sempre foi porem com alguma hierarquizaçao de veiculos alem de nao resolver a superlotaçao dos onibus e colocar ciclistas em risco a soluçao vai muito alem das ruas mas este parece ser um desafio que nenhum governante esta disposto a encarar por outro lado voce nao precisa esperar pela atitude do governo basta planejar suas rotas alternativas sempre que possivel sem depender dessas vias congestionadas como se elas ja tivessem deixado de existir
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