ha algum tempo detalhamos o funcionamento do data logger do corvette sting ray — o chamado performance data recorder que cruza as imagens gravadas pela camera frontal com os dados de telemetria para exibir um replay de uma volta em um circuito acompanhado dos numeros de desempenho e outras informaçoes sobre o comportamento do carro naquele momento [youtube id= 2p0mt5h8rcs width= 620 height= 350 ] e um sistema muito bacana e pode ser util a quem leva seu corvette para a pista mas agora o sistema acabou de ganhar uma utilidade mais proxima da nossa realidade de todos os dias revelar o que aconteceu com seu carro enquanto voce nao estava olhando como varios outros carros mais modernos o chevrolet corvette tem um modo valet que tem este nome pois sua principal funçao seria reduzir a chance de um manobrista se divertir com seu carro limitando a potencia e tomando outras medidas para reduzir o desempenho do carro alem de impedir o acesso ao porta luvas e ao porta malas antes dele o corvette c4 zr 1 trazia na parte inferior do painel um buraco especial para a valet key — uma chave que permitia ativar os modos normal power que limitava a potencia a cerca de 250 cv ou full power no qual todos os 410 cv do v8 lt5 de 5 7 litros eram soltos [youtube id= stm_0nx_9ec width= 620 height= 350 ] o modo valet e quase obrigatorio em carros mais potentes e esta ficando cada vez mais comum em varios paises alguns carros usam meios mais interessantes de ativa lo — caso recente dos challenger charger srt hellcat que trazem duas chaves a vermelha que libera toda a potencia do carro e a preta que reduz a potencia de 717 cv para apenas 500 cv limita os giros do motor a 4 000 rpm e impede que os controles de estabilidade e traçao sejam desativados alem de trancar porta luvas e porta malas com as duas chaves a dodge pode vender o recurso de forma mais atraente usando o apelo da potencia liberada com a chave vermelha em vez de citar a segurança adicional do modo valet mas antes de mais nada o modo valet e um recurso muito util qualquer um que tenha assistido curtindo a vida adoidado na sessao da tarde vai lembrar da famosa cena na qual os manobristas pegam a replica a ferrari 250 gt california e bem [youtube id= xvacbehkv2q width= 620 height= 350 ] este e o maior medo que alguem pode ter quando deixa o carro nas maos de um manobrista ou ate mesmo um mecanico — quem dira o dono de um esportivo potente e caro mesmo que nao decolem nas rampas nao e raro ver noticias sobre manobristas que abusam dos carros dos clientes e os dirigem de forma irresponsavel pela cidade ou simplesmente nao fazem questao de estaciona los em locais seguros porta luvas trancado tambem nao garante que outros objetos deixados fora dele possam ser furtados e isto nao e um problema apenas de paises onde superesportivos sao mais comuns no brasil uma reportagem feita pela revista epoca em 2010 documentou o que acontece com alguns carros deixados com manobristas legais e clandestinos na noite paulistana vagas na rua estacionamento em local proibido e falta de cuidado com o carro um corsa sedan foram flagrados [youtube id= wco69arpm c width= 620 height= 350 ] se um popular nas maos de um manobrista mal intencionado causa preocupaçao imagine a que sujeita o dono um esportivo que custa algumas dezenas ou centenas de milhares a mais o hellcat ainda oferece 500 cv aos manobristas mas o desempenho do carro fica bastante comprometido e certamente desestimula os abusos e importante lembrar que a utilidade nao se limita a coibir manobristas mas tambem para deixar o dono do carro mais tranquilo em qualquer situaçao que exija que outra pessoa dirija o carro um mecanico ou eletricista funcionarios de um lava rapido ou ate seu filho que acabou de tirar a carteira e vive pedindo para dar uma voltinha ou usar o carro enquanto voce esta fora [youtube id= bn4xvnbd5bm width= 620 height= 350 ] uma soluçao e deixar uma camera escondida como fez a equipe da reportagem — ou o dono deste mustang que gravou os mecanicos da concessionaria dirigindo seu carro em primeira marcha no limite do giro por oito quilometros para tentar resolver um problema de carbonizaçao no motor ele diz que uma das rodas do carro e a transmissao foram danificados mas os mecanicos diziam que nao fizeram nada disso ate que as provas foram apresentadas em video o que nos traz de volta a atualizaçao no modo valet do corvette stingray usando os dados de telemetria do performance data recorder o sistema exibe um replay do que foi feito com o carro no periodo em que ele esteve longe do dono o modo valet e acessado pelo menu do computador de bordo e precisa de um codigo de quatro digitos para ser ativado uma vez em funcionamento o sistema tranca os compartimentos do carro e desliga o sistema multimidia [youtube id= heo2dxh9tui width= 620 height= 350 ] o video pode ser assistido imediatamente apos o carro ser estacionado ou carregado para um computador e mostra tambem a velocidade do carro as rotaçoes do motor as marchas e ate a mediçao das forças g — tudo para que voce saiba detalhadamente pelo que o vette passou contudo aparentemente o modo valet nao limita a potencia do motor — o video mostra o dono do carro assistindo a volta que o manobrista fez no circuito e ainda da uma cutucada na porsche mas voce nao precisa necessariamente de um corvette ou hellcat para ter um carro com modo valet — e ele nem precisa ter o recurso de fabrica basta que seja um carro mais moderno com central eletronica e um modulo aftermarket com modo valet embutido pode ser instalado um exemplo famoso e a ecu hondata feita especialmente para os modelos da honda alem de permitir que a ecu seja reprogramada para melhorar o desempenho ou a eficiencia do motor o sistema da hondata oferece a funçao valet e permite que se defina um limite de rotaçoes e ate a abertura maxima do corpo de borboleta [youtube id= krmbgo7zrog width= 620 height= 350 ] vtec just kicked in yo acho que nao
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.