se voce estivesse numa roda de amigos e alguem perguntasse o que um delorean e uma alfa romeo 155 dtm tem em comum voce muito provavelmente diria nada ou talvez sendo um pouco mais gaiato diria que ambos possuem quatro rodas e um volante porque fora esse tipo de resposta e praticamente impossivel achar algo que una os dois carros [gt40 content search= alfa romeo widget= 1 title= deu vontade de ter um alfa romeo ] pois vos digo estes dois carros tem algo em comum e e dificil acreditar o motor graças a algumas reviravoltas negociaçoes inimigos virando aliados um engenheiro brilhante e uma quantidade impensavel de interpretaçoes de regulamentos de campeonatos nacionais de turismo levaram a essa historia que de tao inusitada chega a ser incrivel mas para contar como isso aconteceu e necessario voltar no tempo para recapitular alguns pedaços da historia automotiva primeiro elemento a lancia a lancia & c fabbrica automobili foi fundada em turim pelos amigos e ex pilotos de corridas da fiat vincenzo lancia e claudio fogolini em 29 de novembro de 1906 desde seu inicio fabricou carros de luxo e de corridas sendo inovadora e contando com varias primazias na industria automotiva dentre elas a estrutura monobloco os motores v4 e v6 suspensao independente e o chamado hoje de coilover estrutura onde o amortecedor e a mola helicoidal sao montados juntos em uma unica estrutura desde entao a empresa sempre se alternou entre altos e baixos tanto de seu departamento financeiro quanto de corridas porem em 1969 a situaçao chegou a um ponto insustentavel com vendas em baixa e custos altos na fabricaçao dos veiculos a empresa estava a beira do colapso financeiro a fiat aproveitando deste momento fez uma proposta de aquisiçao da marca que foi prontamente aceita o primeiro carro lançado apos essa absorçao fora o lendario lancia stratos em 1972 como modelo 1973 durante as decadas seguintes a lancia retomou o crescimento focando em carros esportivos e nas corridas e ralis onde obteve um sucesso invejavel em 1984 a empresa retomou a produçao de um carro de luxo o lancia thema seda de grande porte desenhado por giugiaro que dividia a plataforma tipo quattro com o fiat croma alfa romeo 164 e saab 9000 ao longo de seus dez anos de vida ele utilizou varios motores fiat e ferrari sendo o 2 9 v8 da ferrari 308 e mondial mais lembrado porem neste momento e importante relembrarmos de um motor meio esquecido que acabou parando dentro do cofre deste carro entre 1984 e 1992 o infame 2 9 v6 prv mas como esse motor foi parar no cofre de um carro do grupo fiat afinal a fiat possuia em suas prateleiras um motor 2 5 turbo diesel que interessava aos franceses entao as empresas fizeram uma permuta de motores enquanto a renault e peugeot utilizaram a unidade italiana em alguns de seus carros e utilitarios leves em troca a fiat pode usar o prv no thema a partir de 1992 a lancia passou a usar o v6 busso da alfa romeo e mais abaixo tem a explicaçao para isso segundo elemento o motor prv visando cortar custos peugeot e renault assinaram em 1966 um acordo de cooperaçao para produçao de componentes que pudessem ser utilizados pelas duas marcas como resultado foi criada a compagnie française de mecanique ou fm para o desenvolvimento e fabricaçao dessas peças notadamente trens de força em 1971 a volvo se associou a fm no acordo foi decidido que cada um dos fabricantes deteria um terço da fm e assim nasceu a prv peugeot renault volvo os planos originais da prv eram de criar um motor v8 a ser compartilhado entre as empresas e vendido a quem mais desejasse utiliza lo porem com a crise do petroleo de 1973 eles acabaram por mudar os planos e entregar um v6 mais economico que o motor inicialmente planejado por isso o prv e um v6 em configuraçao nao usual ja que por ser um v8 com dois cilindros a menos o angulo entre suas bancadas e de 90o e em suas primeiras versoes a ordem de igniçao era assimetrica com grupos de cilindros tendo igniçao entre eles em um intervalo de 90o e outros a 150o de rotaçao do virabrequim parece meio confuso mas e facil de entender no caso do prv de 1a geraçao cuja ordem de igniçao era 1 6 3 5 2 4 os pares formados entre os cilindros 1 e 6 3 e 5 e 2 e 4 queimarao a 90o entre si; o cilindro 3 iniciara queima 150o apos o cilindro 6 e o cilindro 2 150o apos o cilindro 5; mais ou menos assim 1 90º 6 150º 3 90º 5 150º 2 90º 4 150o algo similar pode ser observado nos motores 4 3 chevrolet que vieram nas s10/blazer dos anos 90 ja que esse motor tambem e derivado de um v8 o onipresente small block chevy e possui angulo de 90oentre as bancadas uma das maneiras de corrigir essa distorçao e utilizar um virabrequim com 30o entre os moentes dos cilindros conforme figura abaixo o angulo ideal entre as bancadas de um motor v6 deve ser de 60o e o virabrequim possuir moentes dispostos a 60o entre si configuraçao do v6 busso das alfa romeo conforme a figura acima para que a ordem de igniçao seja simetrica e se evitem vibraçoes indesejaveis em sua vida util o prv sempre foi conhecido por ser um motor com pouca potencia consumo ruim e nao confiavel em suas versoes atmosfericas seja com 2 ou 4 valvulas por cilindro as versoes turbo tinham potencia consumo razoavel pela potencia gerada mas a confiabilidade ainda foi um problema terceiro elemento a alfa romeo fundada em 1910 em milao a societa anonima lombarda fabbrica automobili a l f a foi criada como parte de uma mudança na societa anonima italiana darracq fabricante de carros fundada em 1906 por alexandre darracq com apoio de investidores italianos em 1915 um italiano chamado nicola romeo passou a ser o diretor presidente da empresa e por conta dos esforços de guerra durante a primeira guerra mundial acabou convertendo a outrora fabrica de automoveis para fabrica de artefatos belicos em 1920 a empresa passou a se chamar alfa romeo e lançou seu primeiro carro com esta nova marca o torpedo 20 30 hp desde entao a marca por meio de sua famosa squadra corse sempre esteve engajada no automobilismo seja em corridas de turismo como em monopostos logrando exito em muitas categorias ate mesmo na formula 1 em seus primordios a alfa romeo era tao boa que chegou a revelar nos anos 20 um certo piloto depois promovido a chefe de equipe chamado enzo ferrari porem nos anos 80 o cuore sportivo batia fraco fraco com uma linha pobre em design defasada e que nao oferecia os atrativos de desempenho dos bem sucedidos modelos dos anos 60 e 70 a marca estava a beira da insolvencia numa disputa com a ford a fiat acabou adquirindo a totalidade das açoes da marca na epoca a decisao do corpo diretor foi de fundir a marca com a arquirrival lancia ja parte do grupo formando assim a alfa lancia industriale s p a portanto para fins legais as duas empresas passaram a ser uma so e passaram a dividir plataformas e componentes com a fiat apos essa fusao dois modelos foram lançados quase de imediato 164 em 1987 nascido da plataforma tipo quattro e o sz/rz o canto do cisne da plataforma do alfa romeo 75 tal fusao durou apenas alguns anos e foi desfeita no inicio dos anos 90 portanto para o fim dos anos 80 a marca de milao precisava de um novo seda medio assim começaram os esforços para projetar o que hoje conhecemos como alfa romeo 155 partindo da plataforma tipo tre tambem compartilhada com o fiat tempra e o lancia dedra foi projetado um seda medio para cobrir essa lacuna onde a marca havia estabelecido uma notavel tradiçao nos anos 60 com a giulia berlina decidiram tambem por utilizar este carro como nau capitania da retomada da squadra corse como parte dos planos de reerguer a marca para isso decidiram entrar no superturismo italiano e na dtm que naquele periodo era o campeonato de turismo mais popular do mundo arrastando multidoes para os autodromos e sendo televisionada para varios paises ate mesmo aqui no brasil na extinta rede manchete tivemos o privilegio de acompanhar algumas temporadas sendo narrada e comentada pelo inenarravel e incomentavel edgard mello filho provavelmente o narrador mais alfisti de todos os tempos [youtube id= iyme3fifnl4 width= 620 height= 350 ] serio se voce nunca viu o edgard narrando dtm e como era uma corrida em hockenheim voce precisa ver esse video [youtube id= uw3yo0luuas width= 620 height= 350 ] ele tinha uma estranha obsessao por limpadores de para brisa na empreitada inicial o resultado veio ja em 1992 com a vitoria na temporada do superturismo italiano isso estimulou a marca a se lançar em outros campeonatos como o btcc porem o maior desafio foi o de montar um carro competitivo para o dtm onde o regulamento era bem mais permissivo no dtm a regra para motores dizia que a usina deveria ter algumas caracteristicas em comum com a sua contraparte de rua o ponto de partida natural foi o motor v6 busso e a abarth foi encarregada de prepara lo para as pistas ja que a companhia fundada por carlo abarth era parte do grupo desde 1971 as restriçoes para 1993 eram as seguintes o motor deveria ter sido lançado em algum carro de rua da marca mas nao necessariamente no modelo a ser utilizado; o bloco do motor nao precisava ser exatamente o mesmo mas precisava manter as seguintes caracteristicas o material do bloco de pista deveria ser o mesmo do de rua; o angulo entre as bancadas de cilindros deveria ser mantido para o caso de motores em v ; a distancia centro a centro dos cilindros deveria ser a mesma; o deslocamento maximo deveria ser de 2 5 litros; o limite de rotaçoes era de 12 000 rpm fora isso absolutamente tudo poderia ser retrabalhado na pratica o desenvolvimento desses motores so encontrou paralelo na formula 1 titanio nikasil inconel e outros materiais exoticos eram encontrados aos borbotoes em todos os motores da categoria com a alfa romeo nao foi diferente e o desenvolvimento foi feito da seguinte maneira partindo de um motor busso 3 0 93 mm de diametro foi confeccionado um novo bloco de aluminio com camisas em nikasil; foi usinado um novo virabrequim com 61 3 mm de curso para diminuir a cilindrada para 2 5 litros e permitir que o motor alcançasse maiores rotaçoes; novos coletores de escape e admissao foram projetados sendo o de admissao com borboletas individuais; os cabeçotes assim como os comandos de valvulas foram projetados do zero para o melhor fluxo possivel e ganharam valvulas de titanio na admissao e inconel no escape; a lubrificaçao passou a ser por carter seco; o motor recebeu uma central com processador similar aos usados na f1 o resultado disso foram impressionantes 420 cv a 9 000 rpm e 30 kgfm a 1 800 rpm isso foi suficiente para as temporadas de 93 94 e 95 durante esse periodo o motor recebeu algumas melhorias como fechamento pneumatico das valvulas porem com ele ja nao era possivel acompanhar o ritmo das mercedes benz que possuiam usinas com mais potencia e ai onde sergio limone engenheiro responsavel pelo carro se aproveita de uma brecha para desenvolver um novo motor o angulo de 60o entre as bancadas atrapalhava o desenvolvimento de uma admissao mais favoravel para as potencias almejadas alem disso caira o limite de rotaçoes para a temporada de 1996 portanto precisavam de um bloco com maior distancia centro a centro dos cilindros para expandir o diametro e com isso permitir um virabrequim com ainda menos curso e capaz de rotaçoes mais altas ele como um bom engenheiro de carros de corridas tinha uma experiencia de decadas em leitura e interpretaçao de regulamentos para resolver o problema ele adotou o v6 prv do lancia thema como base que possuia maior distancia centro a centro e 90o entre as bancadas de cilindros o regulamento deixava claro que o motor precisava ter sido utilizado em um carro de rua mas nao fala nada a respeito de quando esse motor estava em linha e sobre fusoes e aquisiçoes da industria automotiva como a alfa romeo e a lancia foram para efeitos legais a mesma empresa por um periodo o prv pode ser utilizado tacada de mestre de um dos maiores engenheiros de carros de corrida da historia assim prosseguiram com o desenvolvimento do novo motor seguindo as mesmas premissas do antigo novo bloco com diametro x curso de 98 mm x 55 2 mm; controle pneumatico total das valvulas de admissao e escape; cabeçote e comandos para girar alem das 12 mil rpm; materiais exoticos em profusao como resultado nada menos que 490 cv a 12 mil rpm e 31 5 m kgf a 9000 rpm mas quem conta melhor essa historia e o proprio sergio limone o inginiere concedeu esta entrevista em 8 de abril deste ano e o video para quem gosta de estorias de corrida e uma preciosidade ele fala o tempo todo em italiano mas davide cironi o jornalista dono do canal teve a bondade de inserir legendas em ingles que podem ser programadas dentro do youtube para serem traduzidas simultaneamente a parte que contei aqui se encontra nos primeiros minutos do video mas se aceitam minha sugestao assistam ate o fim [youtube id= drcfpmql3bc width= 620 height= 350 ] obviamente a alta direçao do grupo fiat nao gostou nada de saber que usaram um motor prv em uma alfa romeo mas por fim acabaram concordando com o projeto porem na revelaçao do carro foi divulgado pelo departamento de marketing que o motor na verdade era baseado no v8 da alfa romeo montreal sem dois dos cilindros mas como o proprio sergio limone fala claramente era visivel que se tratava do prv ok voce nesse ponto pode pensar que o motor apenas guardava leve semelhança com o prv original nao era nem de longe um motor de rua preparado mas nao fosse a versao de rua esse motor fantastico nunca teria nascido e com a devida licença poetica da para dizer que a alfa romeo correu com um motor de delorean no dtm ou um motor frances se voce for mais gaiato
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