segundo um velho adagio supostamente vindo dos primordios da civilizaçao hindu a verdadeira perfeiçao tem de ser imperfeita eu nunca entendi o significado exato por que a perfeiçao verdadeira e imperfeita nao seria uma contradiçao se algo e imperfeito nao pode ser perfeito mas ai eu comecei a pensar em coisas que eu considero perfeitas como o alfa romeo 33 stradale ou a ferrari 250 gt lusso elas sao imperfeitas a ferrari certamente nao comporta gente do meu porte e o alfa romeo nunca funcionou direito no mundo real talvez a necessidade de imperfeiçao das coisas perfeitas tenha a ver com nossa perspectiva a imperfeiçao e uma caracteristica humana tem a ver com nossa falibilidade — a mais humana das caracteristicas um carro imperfeito acaba sendo de certa forma um pouco humano porque ele tem falhas como nos a partir disso comecei a reparar como praticamente todos os objetos de culto tem suas pequenas falhas — dos carros as armas dos avioes as guitarras e ate mesmo os relogios [caption id= attachment_372814 align= aligncenter width= 1000 ] um dos primeiros relogios de bordo da historia[/caption] ate os relogios nao os relogios atomicos/quanticos de altissima precisao estou falando dos relogios mecanicos — sejam eles de corda ou eletronicos mas especialmente os de corda embora pareçam instrumentos de alta precisao devido a complexidade de seus sistemas de movimento eles sao pessimos para se marcar a hora precisamente os famosos rolex por exemplo podem atrasar ate quatro segundos ou adiantar ate seis segundos a cada 24 horas os modelos eletronicos a bateria sao mais precisos mas ainda assim atrasam ou adiantam ate cinco segundos apos 30 dias — e tambem sao menos desejados pelos entusiastas da horologia ainda que sejam igualmente respeitados pelos colecionadores — e ate colecionaveis no caso de modelos iconicos pense nos esportivos classicos e nos carros mais modernos e cheios de assistencias eletronicas a relaçao e parecida um c63 amg hibrido de quatro cilindros e menos desejavel que um c63 v8 6 2 aspirado certamente mas ele nao deixa de ser respeitavel como veiculo de alto desempenho a relaçao entre ambos os carros e os relogios evidentemente vai alem dessa semelhança de culto desde o surgimento dos carros os relogios serviram para deixa los mais interessantes afinal a gente precisa de relogios para comparar carros em qualquer situaçao em que nao haja confronto direto o que seriam dos raids e ralis sem os relogios afinal os grids de largada ate poderiam ser definidos por sorteio mas os relogios tornaram a classificaçao mais justa e mais competitiva e e por isso que eles acabaram influenciando o automobilismo tanto quanto foram influenciados por eles e por isso que toda equipe de corrida tem uma parceria tecnica ou comercial com uma marca de relogios e por isso que os principais campeonatos do mundo tem um cronometrista oficial — ainda que os sistemas de cronometragem modernos sejam todos digitais relojoarias tradicionais assumem esse papel nas principais categorias a formula 1 atualmente tem toda a sua mediçao de tempo patrocinada pela rolex — que tambem atua no wec 12 horas de sebring e 24 horas de daytona o wrc tem parceria com a menos badalada tw steel enquanto a imsa tem parceria com a suiça tudor e a motogp e cronometrada pelos mais acessiveis tissot os sistemas de cronometragem modernos claro sao muito diferentes do que se imagina de algo vindo destas marcas a propria rolex por exemplo e a patrocinadora do serviço de cronometragem mas nao a fornecedora do sistema quem faz isso e uma empresa chamada deltatre especializada em geraçao de dados e imagens para eventos esportivos contratada pela formula one management a cronometragem da formula 1 contudo nem sempre foi feita desta forma nos anos 1950 e 1960 antes da criaçao dos sistemas eletronicos de cronometragem o serviço era feito com cronometros mecanicos por uma equipe de cronometristas dos organizadores da prova e das equipes — cada carro precisava de um cronometrista individual pois nao havia uma forma de identifica los individualmente como os sistemas eletronicos modernos permitem sendo assim cada organizador de prova e cada equipe tinha seu equipamento de mediçao uma das primeiras relojoarias a a atuar como cronometrista oficial de um evento foi a alema lobner ela foi a fornecedora de cronometros para os primeiros jogos olimpicos da era moderna em atenas 1896 mas o principal foco da empresa acabou se tornando o automobilismo a maioria dos recordes de velocidade registrados no inicio do seculo xx foram registrados pela lobner — o recorde de 256 km/h do opel rak 3 de 1928 por exemplo assim como os 400 km/h de bernd rosemeyer e seu auto union e o mais duradouro recorde da historia do automovel os 432 km/h de rudolf caracciola em 1938 apesar do pioneirismo da lobner foi a heuer quem trouxe a primeira revoluçao da cronometragem e ela começou justamente nos jogos olimpicos nao havia um fornecedor oficial de cronometros e cada juiz disparava o relogio no seu tempo com a precisao dos cronometros limitada a um quinto de segundo as reclamaçoes dos competidores começaram a se tornar cada vez mais frequentes de modo que o comite olimpico internacional decidiu padronizar a cronometragem a empresa encarregada de fazer isso foi a heuer que criou em 1916 seu cronometro mecanico mikrograph ele foi o primeiro cronometro do mundo capaz de calcular centesimos de segundo uma capacidade que naturalmente o levou ao automobilismo os jogos olimpicos tambem motivaram a evoluçao dos sistemas de cronometragem levando marcas como omega e longines a desenvolver nao apenas cronometros mecanicos com a mesma precisao centesimal dos heuer mas tambem sistemas eletricos e de fotocelula para marcar a passagem dos competidores o primeiro deles foi feito pela omega em 1948 batizado magic eye o sistema disparava um feixe de luz ultrafino que ao ser interrompido pela passagem do corredor acionava ou parava o cronometro como toda tecnologia a fotocelula da omega acabou copiada pela concorrencia que alem de reproduzir o sistema tambem o evoluiu foi o caso da longines que desenvolveu um sistema inovador com a mesma fotocelula e cronometros eletricos da omega mas tambem agregou uma camera de video e emissores/receptores de radio para criar o primeiro sistema eletronico de cronometragem do automobilismo mundial era o sistema longines chronocamera que foi homologado pela fia para uso no primeiro campeonato mundial de formula 1 em 1950 o sistema integrado a camera estampava data e hora com precisao centesimal na imagem da largada mostrando a ordem de passagem dos carros pela largada a cada volta as fotocelulas detectavam a passagem do carro permitindo o registro dos tempos parciais — e estes tempos somados resultavam no tempo total da prova de cada carro apesar do sistema eletrico automatizado da longines equipes e pilotos continuaram usando cronometros manuais nos treinos — o sistema era usado apenas em classificaçoes e provas voce certamente ja viu em fotos antigas da formula 1 as pranchetas de cronometragem usadas pelas equipes e pilotos — geralmente pelas esposas de pilotos como nina rindt abaixo em foto de 1969 e helen stewart havia tambem os dash clocks como seu nome sugere relogios de painel eles poderiam ser integrados ao quadro de instrumentos ou simplesmente afixados ao painel geralmente acompanhados de um ou mais cronometros e eram usados em provas de longa distancia ou ralis sempre controlados pelos navegadores para marcar o ritmo dos setores das provas ainda hoje sao usados em ralis de classicos ou como acessorios de epoca em restauraçoes a primeira revoluçao da cronometragem e dos relogios de pulso ainda nos anos 1950 a propria longines usou uma tecnologia relativamente nova que mais tarde iria revolucionar o mercado de relogios em 1953 apenas tres anos apos a adoçao do chronocamera a fabricante suiça apresentou a fia seu novo sistema chamado chronocinegines que adotava um regulador de frequencia de cristais de quartzo para obter um resultado centesimal mais preciso que nos sistemas eletricos utilizados ate entao o uso destes cristais deu origem a chamada revoluçao do quartzo ou crise do quartzo para os relojoeiros suiços fabricantes de relogios mecanicos para entender essa revoluçao e preciso ter em mente que todo relogio usa frequencia para registrar as horas frequencia e a quantidade de vezes que um movimento periodico acontece em um intervalo de tempo uma criança em um balanço por exemplo tem um movimento periodico a cada ida e volta do balanço se essa criança vai e volta uma vez a cada segundo temos uma frequencia de 1hz nos relogios mecanicos esse balanço sao os pendulos ou no caso dos relogios de pulso e de mesa um peso oscilante interno chamado balança com a frequencia determinada voce consegue determinar o tempo um exemplo hipotetico em uma maquina de 1 hz cada oscilaçao ocorre em um segundo entao o ponteiro de segundo se move a cada oscilaçao da balança os relogios eletricos substituem esse movimento mecanico por uma frequencia gerada dispositivos eletricos ou diapasoes a corrente eletrica da tomada ou da bateria alimenta o dispositivo emissor de frequencia e a contagem dos segundos e baseada na frequencia eletrica no caso dos movimentos de quartzo o oscilador usa cristais de quartzo na emissao das frequencias pois pesquisadores da bell labs nos eua descobriram nos anos 1920 que o uso de cristais de quartzo no oscilador resultava em frequencias mais estaveis com menos interferencias na emissao de frequencias a contagem do tempo acaba sendo mais precisa ate os centesimos de segundo o sistema chronocinegines da longines que foi aprovado pela fia logo apos sua apresentaçao foi o primeiro da historia a usar cristais de quartzo embora essa tecnologia so tenha chegado aos relogios de pulso em 1969 pela fabricante japonesa seiko pela primeira vez o automobilismo influenciava a industria de relogios consolidando uma relaçao que aquela altura acumulava mais de 50 anos de cronometragem a longines ainda traria outras duas inovaçoes na cronometragem esportiva em 1956 eles substituiram o chronocinegines pelo novo choronotypogines que usava sensores para iniciar a interromper a cronometragem automaticamente esse sistema foi substituido pelo tele longines que era capaz de registrar os tempos com precisao milesimal indicando pela primeira vez os milesimos de segundo — o padrao usado ate hoje na formula 1 a formula 1 ganha um cronometrista oficial ate meados dos anos 1970 a formula 1 nao tinha um cronometrista oficial nao na forma de empresa especializada quem fazia isso na epoca era uma francesa chamada michele dubosc que havia se envolvido com o automobilismo nos anos 1950 e passou a atuar como navegadora de rali antes de ser contratada como cronometrista pela matra em 1965 funçao que a levou a formula 2 em 1966 e a formula 1 em 1968 — alem de varias ediçoes das 24 horas de le mans dubosc usava o material que fosse disponibilizado pelos organizadores das provas — normalmente equipamentos da longines ou da heuer em 1971 enzo ferrari decidiu contratar a heuer como cronometrista da equipe pois nao confiava nos cronometristas franceses de le mans — como a propria dubosc por exemplo em le mans como na f1 o equipamento era fornecido por diversas empresas embora o relogio oficial do evento fosse fornecido por uma pequena relojoaria local chamada dutray jack heuer aceitou a parceria mas exigiu que sua marca fosse estampada nos carros e nos macacoes dos pilotos que tambem deveriam usar um heuer carrera nas corridas durante a parceria com a ferrari a heuer desenvolveu um sistema chamado automatic car identification timing system sistema de cronometragem com identificaçao automatica dos carros mais conhecido pela sigla inglesa acit foi a maior revoluçao da historia da cronometragem do automobilismo ele usava um pequeno transponder em cada carro que emitia um sinal de radio para um receptor na linha de largada/chegada com isso tornou se possivel identificar a registrar o tempo dos carros individualmente com precisao centesimal — algo tao inovador que garantiu a heuer um contrato com a formula 1 o que fez dela a primeira empresa de cronometragem oficial da categoria esse tipo de sistema e usado ate hoje — mesmo em eventos amadores como track days e hot laps no final dos anos 1970 a heuer foi substituida pela longines como cronometrista oficial da formula 1 vendendo a eles o sistema acit em parceria com a olivetti entao uma gigante da informatica a longines evoluiu o sistema para registrar tempos com precisao milesimal a estreia deste novo sistema computadorizado aconteceu no gp de long beach em março de 1980 — coincidentemente a primeira vitoria de nelson piquet e o ultimo podio de emerson fittipaldi na formula 1 a longines permaneceu como cronometrista oficial da formula 1 ate 1992 quando a heuer voltou a funçao mas agora com seu novo nome tag heuer aqui vale mencionar um breve historico da tag pois ela reforça esta relaçao dos carros e do automobilismo com os relogios a empresa batizada originalmente como techniques d avant garde e uma holding fundada nos anos 1970 pelo empresario sirio akram ojjeh e seu filho mansour um grande entusiasta do automobilismo que viu na empresa familiar uma forma de se envolver com o esporte ainda nos anos 1970 a tag se tornou patrocinadora da williams e em 1981 adquiriu parte da mclaren por intermedio de ron dennis foi a tag quem bancou o desenvolvimento dos motores turbo v6 porsche e por isso os motores acabaram batizados tag turbo — e nao porsche o contrato da tag heuer com a formula 1 durou ate 2003 quando ela foi substituida nao por uma relojoaria mas por uma empresa de tecnologia a siemens que foi a parceira oficial de 2004 a 2007 sendo sucedida pela lg — nao por acaso duas fabricantes de telefones celulares que para muita gente substituiram os relogios como marcadores de horas no dia a dia foi somente em 2013 que uma fabricante de relogios voltou a atuar como cronometrista oficial da formula 1 talvez a mais famosa delas a rolex como disse mais acima contudo a rolex nao e a responsavel pela cronometragem mas apenas a patrocinadora da tabela de tempos o contrato com a marca sera encerrado ao final desta temporada e a partir de 2025 a tag heuer voltara a ser a marca oficial dos tempos da categoria
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