ola pessoal e com muito prazer que continuo a contar a historia de preparaçao da mitsubishi tr4r para o rali dos sertoes fiquei muito feliz por todos os comentarios de apoio e toda a receptividade que recebi no flatout principalmente depois de compartilhar com voces a minha historia nada facil para chegar ate aqui muito obrigado no primeiro post falei de como havia chegado na decisao de comprar a tr4 r para o desafio que e o rali dos sertoes entao vamos começar falando um pouco sobre o carro em si… a pajerotr4 r a pajero tr4 r foi criada com o intuito de oferecer uma modalidade mais agressiva para os os participantes da mitsubishi motorsports nucleo de competiçao interno da marca que na epoca ja contava com pilotos graduados que ja haviam passado por diversas provas e achavam que era a hora de subir de degrau portanto originalmente o carro foi criado com um objetivo em mente correr em provas de rali de velocidade e servir de plataforma para pilotos mais graduados destas categorias a grande vantagem da mit tr4 r e que a sua preparaçao e feita diretamente na fabrica diferente de algumas categorias em que o carro e entregue para preparadores e traz consigo itens essenciais que nos deixam na metade do caminho da preparaçao completa para o sertoes alem de ser um carro que ja sai de fabrica homologado pela cba as principais diferenças deste carro para uma tr4 comum sao estepe interno respirador ou snorkel’ de serie portas traseiras lacradas que nao abrem portas dianteiras feitas em fibra para diminuiçao de peso janelas em acrilico que contam somente com a abertura do tipo correr e portanto nao abrem normalmente dentro do carro nao ha nenhum tipo de acabamento interno a nao ser pelo painel de instrumentos de serie o carro vem com bancos concha e gaiola de proteçao homologada tratando de motor o carro nao vem com qualquer tipo de alteraçao e original ja a caixa de cambio e a relaçao da transmissao e encurtada de fabrica a suspensao do carro por sua vez foi bastante trabalhada eas tr4 r tem um ajuste mais duro e possuem elementos mais robustos com amortecedores de competiçao da marca ohlins na dianteira o carro tem um ajuste de caster diferente os pneus sao proprios de competiçao como da pra notar ja e um excelente começo mas pra encarar o sertoes algumas alteraçoes precisam ser feitas… preparando para sertoes a preparaçao de um carro de rali e cuidadosa estamos sempre buscando chegar ao final sem quebras e de forma consistente por isso tomamos bastante cuidado na preparaçao dividi em partes para ficar melhor vamos la motor a categoria que production t2 na qual eu corro nao permite mudanças no motor portanto a parte mecanica fica intacta como vem de fabrica assim como o cambio algumas coisas que podemos fazer dentro do regulamento e tomar alguns cuidados extras adicionando um oleo melhor no nosso caso o motul e sempre trocando o filtro de ar que costuma ficar bem sujo entre etapas falando em filtro de ar a admissao dos carros do rali possuem uma restriçao dependendo da categoria na nossa estamos falando de 35mm de diametro no tubo de admissao que leva ar ao motor para aproveitar ao maximo a potencia disponivel e importante que o tubo que leva ar ao motor nao encontre arestas ou curvas e um polimento do tubo ajuda na admissao de ar pelo motor garantindo o aproveitamento maximo todo detalhe e importante dentro do carro a gente precisa saber todo o tempo o que esta acontecendo quando a gente demora pra perceber um problema isso pode custar um dia de competiçao um podio ou ate mesmo a prova inteira por isso dentro do carro instalamos um manometro de pressao de combustivel do qual eu sempre consultava caso algo estivesse fora do normal ja tinhamos como parar imediatamente evitando danos uma coisa interessante e que mostra como rali e muito mais do que so sentar e acelerar o carro e que voce tambem precisa pensar em tudo que pode acontecer um exemplo disso e que optamos por nao colocar o manometro de pressao de oleo ja que uma simples a instalaçao necessitava de algumas mangueiras extras e a cada mangueira extra maior a chance de danos causados por galhos e pedras que costumam entrar com tudo no motor o que poderia colocar tudo a perder outros cuidados que tomamos e a troca de correias entre etapas evitando quebras alem disso instalamos um voltimetro para ficar sempre atento a qualquer diminuiçao de rendimento tambem na parte eletrica um fato interessante e que durante o rali tambem temos a opçao de desconectar o snorkel quando a gente faz isso ganha mais alguns hps extras porem se uma passagem de agua nao identificada surgir temos que arriscar afogar o carro isso tem que ser decidido tambem antes de cada etapa e a gente sempre toma essa decisao sabendo dos riscos dentro de um rali outra coisa que pode te afetar e a qualidade do combustivel tento sempre correr com gasolina podium e a nossa equipe leva o maximo de combustivel aditivado possivel entre as etapas no nosso caminhao de apoio isso costuma fazer uma diferença enorme cada hp que a gente consegue manter no motor faz a diferença mas nem sempre conseguimos faz parte em relaçao ao arrefecimento nos sempre trocamos os mangotes antes do rali e depois nao mexemos nunca tive problema com essa parte eu sempre me preocupei de colocar a mistura certa de aditivo e agua conforme especificaçoes da mitsubishi e nunca me deu dor de cabeça entao falando de motor o resumo e manter tudo limpo organizado e sempre extrair o maximo de potencia onde der a verdade e que tem que desmontar tudo pra poder começar a preparar cambio com restriçoes de regulamento o que nos realmente fazemos em relaçao ao cambio e uma manutençao completa com troca de oleo tambem usamos motul e todas as peças originais mitsubishi eu sempre insisto que nao podemos inventar nessa parte tem que ser tudo de qualidade a tr4 r de fabrica possui uma relaçao de cambio menor que a tr4 original dando mais torque na reduzida e na 4x4 no rali nao necessariamente precisamos andar a 180 km/h todo tempo entao isso ajuda bastante pois nos da torque em rotaçoes mais baixas na parte de transmissao dianteira e traseira e preciso cuidado eu troco toda a corrida as cruzetas e sempre verifico se o eixo carda esta bem balanceado um problema que tive quando precisei trocar a engrenagem que se liga aos eixos traseiros e dianteiros foi que por conta da relaçao mais curta eu nao encontraria essa peça facilmente no mercado cogitei a troca dos eixos traseiro e dianteiro pelo da tr4 civil era a unica forma de instalar a peça que eu encontrava no mercado mas ligando na fabrica eu consegui o original da tr4 r e instalei suspensao [gallery columns= 4 ids= 136930 136929 136928 136927 ] aqui tambem temos restriçoes de regulamento por isso os amortecedores precisam ser originais a tr4 r conta com os amortecedores ohlins que ja sao excelentes aqui o importante e fazer a manutençao corretamente por que um jogo de amortecedores como este pode facilmente chegar na casa dos 5 digitos por isso eu sempre troco as buchas o rings o oleo e o gas dos amortecedores para encarar o rali segurança um carro para participar dos sertoes precisa de algumas adaptaçoes uma das mais importantes e a instalaçao de uma parede corta fogo isso serve como o nome ja diz para prevenir que um incendio atinja a area onde ficam os pilotos essa adaptaçao nao e feita a toa para participar do rali levamos dentro do carro na parte traseira um tanque extra de combustivel o que torna este equipamento obrigatorio [gallery link= file ids= 136934 136936 136935 ] nosso bancos sao sparco considero esses bancos confortaveis e gosto tambem porque sao regulaveis tudo tem que ser homologado e precisa estar na validade os bancos sao escolhidos de acordo com o nosso tamanho tipo uma calça que se compra assim nao temos muito movimento lateral afinal precisamos estar seguros dentro do carro falando disso os cintos que antes eram de 5 pontos agora sao de 6 pontos e sao presos no assoalho ou na gaiola um fato curioso e que nos temos 2 bolsas dentro do carro elas sao fechadas e presas diretamente na porta la que colocamos comida agua carteira etc nosso vidro quase nao abre e e todo de acrilico dentro do carro nada fica solto e e tudo lata e ferro o extintor de incendio possui 3 tubulaçoes uma para a parte de dentro do carro outra que joga para o capo e outra que joga para a parte traseira entao na hora que a gente puxa a alavanca o gas ja e liberado no carro todo uma coisa bastante interessante e que o extintor tambem pode ser acionado pelo lado de fora em caso de acidente em que a gente possa ficar preso alguem de fora pode liberar o gas e apagador qualquer incendio a mesmo coisa serve para o corta corrente que fica no nosso painel e do lado de fora sinalizado com um seta vermelha parte eletrica outra coisa que a gente se preocupa muito e a parte eletrica por isso sempre colocamos uma bateria nova antes do rali no meu caso moura que sempre durou bem sempre trocamos todas as lampadas antes da prova dentro do carro separamos todos os componentes eletronicos com fusiveis de forma simples tudo de facil acesso levamos fusiveis extras dentro do carro e caso alguma coisa venha a falhar ja resolvemos na hora nao pode haver nenhum tipo de emenda nos fios sempre ligamos tudo a conectores e procuramos manter tudo bem organizado essa preocupaçao toda e principalmente por conta dos nosso equipamentos de navegaçao que nao podem falhar ja que estes equipamentos sao ligados diretamente na bateria fusiveis e sondas podem colocar tudo a perder ou atrapalhar a nossa navegaçao ar condicionado ate podemos ter mas se pra reduzir peso e e claro evitar perda de potencia decidmos por remover faz falta sim muita mas a gente precisa ser rapido a gente tem que dar um jeito lembra que eu falei de ter tudo organizado pois e mas isso nao previne algumas coisas um detalhe que ja me incomodou bastante foi que o desembaçador do vidro dianteiro quando entra agua no nosso carro os vidros acabam ficando embaçados e ja aconteceu de eu perceber que isso nao tava funcionando exatamente quando mais precisei no meio da prova detalhes uma coisa que pouca gente sabe e o quanto os retrovisores de carros de rali sao ruins no nosso carro nao e diferente o espaço para olhar para fora e minimo e a janela quase nao abre entao instalamos um espelho convexo para poder ver mais so que outra coisa complicada que pouca gente sabe e que custa muito tempo sair do carro para verificar se o pneu esta furado o que pode acontecer em muitas vezes durante um rali e foi ai que a ideia do espelho convexo mais uma vez ajudou ao inves de sair do carro e desamarrar o cinto instalamos outro espelho na porta de forma que para checar se o pneu esta furado basta abrir a porta e olhar por ele salvando um tempo enorme a preparaçao continua mas isso fica para o proximo post la vou mostrar a pintura do carro nas minhas duas participaçoes com ele ate agora tambem vou falar um pouco da inspiraçao para o visual do carro e os ajustes finais para encarar o sertoes vou trazer um resumo da minha ultima participaçao contando algumas situaçoes interessantes espero voces la um abraço e ate a proxima por fabio cadasso project cars #396
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