apesar de lançado em 1986 o porsche 959 acabou rivalizando com a ferrari f40 que so chegou pra valer dois anos mais tarde a deusa de maranello era um superesportivo old school em quase tudo porem com um toque de modernidade carroceria leve e espartana cambio manual com grelha traçao traseira nenhum tipo de assistencia eletronica e um v8 biturbo de 2 9 litros e cerca de 500 cv [gt40 content tag= superesportivo widget= 1 ] ja o porsche 959 era em sua essencia um porsche 911 anabolizado e os alemaes decidiram que seu trunfo seria a tecnologia assim apesar de ser baseado em um projeto dos anos 60 ele tinha um motor flat six biturbo com arrefecimento misto liquido para os cabeçotes a ar para o bloco traçao nas quatro rodas com controle eletronico suspensao ajustavel e um interior confortavel e equipado na verdade a porsche fez um trabalho tao bom que ate hoje e possivel elevar ainda mais o nivel do projeto do 959 e transforma lo em algo capaz de incomodar seriamente supercarros atuais duvida pois foi exatamente isto que a canepa oficina/preparadora californiana especializada nos esportivos de stuttgart fez eles acabaram de lançar um pacote de modificaçoes que entre outras melhorias da ao 959 quase o dobro da potencia original chegando aos 800 cv quer dizer sao 797 cv mas da para arredondar nao voce talvez lembre de algo parecido aqui mesmo das paginas do flatout em agosto de 2016 a canepa apresentou um porsche 959 com motor preparado para render 773 cv entre varias outras mudanças no projeto dinamico do carro agora aquelas e outras modificaçoes estao disponiveis para qualquer dono de 959 o chamado 959sc de sport canepa e a mais nova atualizaçao do programa de modificaçao do 959 que a canepa começou la em 2000 a primeira conhecida hoje em dia como gen i elevava a potencia do motor para 583 cv a segunda geraçao aumentou este numero para 648 cv em 2016 veio o 959 canepa gen iii antecipado por aquele prototipo do nosso post na epoca que entregava nada menos que 773 cv a agora com o 959sc a potencia chegou aos 800 cv a receita de preparaçao do flat 6 mantem a essencia da anterior os dois turbos originais sequenciais sao trocados por turbos paralelos da borgwarner com carcaça de titanio; os comandos de valvulas sao retrabalhados assim como a admissao; componentes como alternador bateria bombas pneumaticas e velas sao substituidos; a injeçao eletronica e toda trocada por um sistema atual com ecu elaborada e programada sob medida; e sao incorporados alguns truques como uma valvula no sistema de escape que se abre ao toque de um botao e aumenta consideravelmente o volume do ronco aqui cabe uma observaçao os turbos sequenciais usados originalmente visavam reduzir o turbo lag ao colocar as duas turbinas para trabalhar em momentos diferentes uma para as rotaçoes mais baixas e a outra para operar junto com a primeira quando o motor girasse mais alto contudo a tecnologia atual e a potencia extra permitem que se tenha dois turbos paralelos ou seja trabalhando ao mesmo tempo sem o atraso que os carros turbinados lutavam para atenuar nos anos 80 as diferenças mecanicas em relaçao ao gen iii sao novos coletores de escape simetricos a programaçao otimizada da ecu as linhas e injetores de combustivel e o sistema de igniçao alem disso a embreagem foi modificada para deixar o pedal mais sensivel alem disso estao em desenvolvimento novas rodas de 18 polegadas com o desenho exatamente igual as originais de 17 polegadas porem mais leves porem capazes de receber pneus melhores os michelin sport cup 2 feitos para velcocidades acima de 300 km/h so estao disponiveis para rodas de 18 polegadas ou mais [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] a canepa pretende realizar a conversao para 959sc em apenas 50 unidades do porsche 959 a exclusividade contudo significa que cada um dos carros passara por um processo minucioso de desmontagem restauraçao manutençao repintura remontagem e acabamento os farois e lanternas do 959sc usam lentes e carcaça originais mas lampadas desenvolvidas sob medida com a mesma fornecedora da porsche para garantir um nivel de iluminaçao compativel com um supercarro moderno a desmontagem e total de acordo com a canepa todos os componentes sao removidos e catalogados entao a estrutura e preparada para a repintura por pulverizaçao eletrostatica a po garantindo mais durabilidade depois todas as partes com a nova pintura recebem uma camada protetora a base de zinco o mesmo acontece com os paineis de kevlar e fibra de vidro da carroceria carroceria que e preparada a mao em um processo que segundo a canepa pode levar ate 500 horas de trabalho a maioria dos exemplares do 959 saiu da fabrica em vermelho prata ou branco mas bruce canepa se oferece para ajudar o dono a desenvolver sua cor exclusiva com base nas cores oferecidas pela porsche que podem ser alteradas livremente segundo a canepa o unico limite e sua imaginaçao e nenhum porsche 959sc sera da mesma cor que outro o mesmo vale para o lado de dentro que pode ser revestido em couro sempre natural de qualquer cor costurado a mao carpetes tapetes e acabamentos plasticos e de borracha volante painel de instrumentos forro de teto e colunas sao refeito a mao com acabamento na cor desejada pelo dono o toque final e um radio original porsche classic com visual period correct porem com uma tela colorida para o navegador por gps integrado a unica exigencia da canepa e que o carro que esteja em bom estado e integro — afinal nao se trata de uma restauraçao e sim de upgrades mas isso nao deve ser tao dificil quem deixaria um 959 apodrecer ao longo dos anos com os valores que estes carros estao atingindo
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