aquele era um feriado como qualquer outro daqueles que a gente acaba cansado de nao fazer nada quando olhei pela janela e vi algo que nao se ve todo dia um porsche 962 de rua ultrapassando um rolls royce silver cloud iii em direçao a um posto de combustivel na verdade a janela a qual me refiro e a janela para o mundo as redes sociais um video curto de simon kidston um dos mais conhecidos negociantes de carros classicos do mundo trazia um rarissimo schuppan 962 cr acelerando como se nao houvesse amanha pelas estradas galesas view this post on instagram a post shared by ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀simon kidston @simonkidston o schuppan 962 cr e um dos supercarros mais interessantes que a decada de 1990 colocou na historia um projeto obsoleto de le mans que ganhou uma segunda chance pelas maos de quem ajudou a escrever sua propria historia nesse caso vern schuppan piloto australiano que chegou a disputar nove grandes premios da formula 1 outro punhado de corridas na indy mas fez sucesso mesmo no endurance tendo chegado ao auge de sua carreira em 1983 com a vitoria nas 24 horas de le mans ao volante de um porsche 956 sua relaçao com a fabricante o permitiu criar sua propria equipe a team schuppan com apoio do pessoal de weissach para se inscrever nas 24 horas de le mans de 1989 com um 962c modificado a principal diferença entre o 962 original e o 962c de schuppan era o monocoque feito de fibra de carbono em vez de aluminio como o original da porsche ali começou a segunda fase da carreira de schuppan entre 1989 e 1992 ele disputou o mundial de carros esporte wsc o campeonato japones de esportes prototipo ajsc e o imsa nos eua paralelamente para bancar a equipe schuppan ianda criou a vsl uma empresa de engenharia que visava prestar serviços para equipes e fabricantes o sucesso de schuppan no japao — e sua empreitada na vsl — o levaram a uma aproximaçao com os japoneses da art sports corporation que era a divisao automobilistica de uma holding japonesa chamada art plus que atua em varios setores varejistas a ideia era formar uma joint venture para desenvolver um supercarro de rua baseado no 962c que schuppan usava nas pistas a art sports entraria com a grana de schuppan com a execuçao foi assim que em 1991 o schuppan 962 começou a ser desenvolvido com a missao de ser um carro de le mans com conforto suficiente para as ruas a vsl comprou uma fabrica de 5 500 m² na inglaterra contratou mais de 20 engenheiros formou uma equipe gerencial e uma equipe de projetistas e iniciou os trabalhos para tirar o carro das pranchetas e produzir as 50 unidades que a art sports planejava vender o primeiro prototipo ficou pronto ainda naquele ano e tinha praticamente a mesma especificaçao do carro de le mans com design de norbert singer o chassi tambem foi mantido o mesmo do carro de corridas feito pela advanced composite techonology act no reino unido enquanto o motor era o flat 6 biturbo de 2 65 litros tambem usado em le mans mas entre 1983 e 1985 com 24 valvulas 30 cv a 8 200 rpm e arrefecimento liquido dos cabeçotes o carro foi batizado como 962 lm ainda em 1991 no final do ano a vsl começou a construir o segundo prototipo agora com a carroceria nova e com o aporte financeiro da as o carro batizado 962cr foi baseado em um novo chassi 50 mm mais largo foi encomendado a reynard — a mesma que fazia monopostos para diversas categorias entre elas a indy/cart — contudo um atraso na produçao do chassi fez com que este segundo prototipo fosse construido sobre o chassi original da act a nova carroceria tambem de fibra de carbono foi projetada por michael simcoe que havia feito carreira na holden e mais tarde voltaria a fabricante australiana para desenvolver as geraçoes do omega que foram vendidas por aqui entre 1999 e 2012 com linhas mais suaves e alguns elementos esteticos inspirados no 959 como os farois integrados e as aletas de ventilaçao/tomadas de ar ele finalmente se afastava do visual de corrida para parecer mais um supercarro de rua apesar do chassi mais estreito esse carro foi usado para as fotos de divulgaçao do modelo e tambem recebeu a configuraçao final do flat 6 agora com 3 4 litros 12 valvulas dois turbos e arrefecimento a ar no bloco e nos cabeçotes e por isso que apesar da cilindrada maior ele produzia 600 cv em vez dos 630 cv do primeiro prototipo ainda em 1991 a vsl construiu mais dois exemplares do 962 lm antes de fazer o primeiro prototipo do 962cr com o chassi mais largo da reynard o carro esse amarelo abaixo nasceu com varios problemas de pre produçao dentre os quais uma deficiencia no arrefecimento do motor — algo especialmente critico para um motor totalmente arrefecido a ar [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 226911 226910 226908 226909 ] com os problemas corrigidos a vsl partiu para a primeira unidade de produçao do 962cr no primeiro semestre de 1992 o carro esse prata abaixo foi entregue a art sports que tinha exclusividade na distribuiçao do carro no japao o primeiro carro foi vendido por 195 000 000 de ienes cerca de us$ 1 500 000 em 2023 e uma segunda unidade ja estava a caminho quando algo previsivel mas inesperado aconteceu na segunda metade dos anos 1980 o mercado imobiliario do japao viu uma escalada jamais vista nos preços dos imoveis que refletiu na subida dos preços das açoes ligadas ao setor a inflaçao foi tamanha que acabou se tornando uma bolha algo insustentavel que fatalmente acabaria estourando e esse estouro aconteceu justamente em 1992 quando o schuppan finalmente ficou pronto para ser vendido como resultado a economia japonesa mergulhou em uma crise que reverberou por mais de dez anos um periodo que acabou conhecido como a decada perdida a art sport claro tambem foi afetada e logo apos vender o primeiro carro começou a revisar o contrato com a vsl reduzindo os pedidos de 50 unidades para 20 unidades depois para 10 unidades a vsl diante da insustentabilidade financeira foi a justiça britanica para forçar a art sports a cumprir o acordo de 20 carros diante do processo judicial a art sports se recusou a receber e pagar as duas unidades seguintes do 962 cr o que levou a vsl a entrar com um pedido de insolvencia sendo incapaz de entrar em uma batalha judicial contra a art sports a vsl ainda conseguiu concluir o segundo 962 cr mas ele foi objeto de uma disputa judicial que terminou de afundar a fabricante a vsl tentou enviar o carro a art sports pois o contrato previa o pagamento apos o desembarque do carro no japao enquanto isso a art sports foi a justiça britanica para impedir que o carro fosse enviado e exigir que ele fosse retirado do aviao no aeroporto de heathrow o que a eximiria de pagar pelo 962 cr o mandado judicial contudo foi expedido somente apos a decolagem da aeronave imediatamente a art sport recorreu a justiça japonesa que expediu um mandado judicial proibindo as autoridades aduaneiras de desembarcar o carro entao o 962 cr voltou para o reino unido a vsl entao foi a justiça para reivindicar o direito de vende lo a terceiros sem violar o contrato com a art sports e ganhou a causa desta forma o carro foi vendido a um americano que o manteve no reino unido e o revendeu ao seu atual proprietario em 1995 e o carro que apareceu na janela digo nas redes sociais neste fim de semana antes da sua falencia contudo a vsl tentou finalizar seu ultimo carro e disputar as 24 horas de le mans de 1994 a ideia era inscrever o carro em parceria com a porsche para reacender o interesse da art sport algo que encerraria o processo judicial e salvaria a empresa por isso eles pegaram o quarto e ultimo chassi da act aquele baseado no chassi original do 962 porem feito de fibra de carbono e com ajuda da equipe ada racing o adaptaram ao regulamento de le mans finalizando o carro em apenas 1 500 horas entre 24 de julho e 21 de agosto de 1993 a tentativa foi em vao apesar de torna lo mais parecido com o 962 cr adotando para choques traseiros e a asa traseira do carro de rua era muito claro que aquele carro era um 962 lm disfarçado e o automobile club de l ouest jamais aprovaria aquele carro como um lmgt1 ironicamente aquela altura ja havia ao menos tres unidades do lm rodando nas ruas do reino unido o que provaria aos organizadores de le mans que aquele era um gt1 de rua se a vsl nao tivesse tentado disfarça lo como 962 cr e mesmo que fosse aprovado ele nao teria conseguido correr em la sarthe a asa do carro de rua era mais estetica do que funcional e nao produzia downforce suficiente para torna lo competitivo existe uma lenda de que a vsl tentou levar este ultimo 962 lm/cr a le mans para apresenta lo aos fiscais como carro de corridas e depois caracteriza lo como carro de rua para tentar driblar o regulamento mas segundo um dos engenheiros que trabalhou nos carros trevor crisp diz que essa historia e invençao sem um carro para correr sem dinheiro para a disputa judicial e sem recursos para continuar a produçao a vsl fechou as portas em 1994 dos oito carros produzidos entre 1991 e 1993 apenas seis sao conhecidos atualmente tres lm chassis vs 962lm 01 vs 962lm 02 e as 962cr 06/50 os dois primeiros caracterizados com a pintura rothmans; um deles no video abaixo e tres cr sendo um prototipo chassis as 962cr p1 e os dois modelos de produçao as 962cr 05/50 https //www youtube com/watch v=51vjgvz7hxg houve ainda um ultimo chassi de fibra de carbono feito pela reynard para a vsl que jamais foi usado por ela ele acabou nas maos de um dos compradores do 962 cr e foi revendido para jochen dauer que o usou para reconstruir o 962 172 havoline andretti o carro preto acima pois o chassi original de aluminio foi usado em um dos 962 de rua que o proprio dauer fabricou mas esta e uma historia para outro dia esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a equipe ganha descontos com empresas parceiras de lojas como a interlakes a serviços de detailing e pastilhas tecpads e ainda recebera convites exclusivos aos eventos para flatouters
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