entre os reparos e manutençoes que voce pode fazer por conta propria na garagem de casa esta a troca de pastilhas de freio sim por mais estranho que pareça desmontar as pinças de freio do carro e uma tarefa simples e que requer apenas um pouco de cuidado e uma noçao basica de como o sistema funciona e quem vai nos ajudar hoje e um cara chamado mehdi sadaghdar tambem conhecido como o sabe tudo ou simplesmente o cara do electroboom se voce curte eletronica e provavel que ja conheça o cara ele e um youtuber famoso por usar experiencias desastrosas para ensinar um pouco de eletrica e eletronica ao seu publico — o que inclui choques incendios e explosoes verdadeiras que sao muito bons para ilustrar o que pode acontecer se voce fizer algo errado embora o sotaque carregado e a fisionomia do oriente medio auxiliem a veia comica mehdi e um iraniano que vive no canada onde se tornou mestre em engenharia eletrica veja por exemplo este video em que ele mostra o que mata mais corrente ou tensao [youtube id= xdf2nhfxvzg width= 620 height= 350 ] interessante nao o video que ensina a trocar as pastilhas e na mesma levada mas em vez de choques e estouros ele nos mostra os perigos envolvidos no processo de desmontagem da roda e da pinça apesar da zoeira o procedimento descrito pelo iraniano malucao e bem didatico e bastante correto com apenas algumas variaçoes de acordo com o carro assista ai antes de seguir para os nossos comentarios [youtube id= a129sm9s54a width= 620 height= 350 ] o primeiro passo e tirar a roda logicamente se voce sabe trocar um pneu furado sabera fazer isso se nao sabe talvez seja melhor procurar outro hobby fica a dica em todo caso afrouxe os parafusos ou porcas com o carro ainda no chao e so depois comece a levanta lo com o macaco/jacare a dica do mehdi e muito boa hoje se encontra facilmente os mini jacares/macacos hidraulicos por cerca de r$ 100 eles sao compactos e faceis de levar no porta malas e tambem sao muito mais praticos que o macaco comum e mais seguros para fazer esse tipo de procedimento alias falando em segurança sempre que voce for trabalhar com o carro levantado use cavaletes nesse caso da troca de pastilhas os cavaletes nao sao essenciais pois voce nao vai entrar embaixo do carro apenas siga o conselho do video e nao coloque as maos embaixo do disco se voce nao quiser sujar as maos pode usar luvas mas nao as de borracha que ele usa no video existe um tipo de luva especifico para esse tipo de trabalho chamada luva para tato ela e mais resistente a rasgos e permite que voce manuseie parafusos e materiais pequenos sem dificuldade depois de remover a roda o passo seguinte e desmontar a pinça elas geralmente usam um par de parafusos em cada extremidade entao basta soltar esses parafusos para remover a parte superior e expor as pastilhas como mostrado no video em alguns carros nao e preciso remover os dois parafusos — basta soltar o parafuso inferior e levantar a pinça pivotada no parafuso superior foto abaixo quando for remover a pinça tome cuidado para nao torcer romper dobrar ou simplesmente arrancar as linhas hidraulicas dos freios outra observaçao jamais pressione o pedal com a pinça desmontada o curso do pistao da pinça e limitado pela pastilha pressionada contra o disco se nao houver nenhum limitador ele simplesmente saira do lugar e voce tera que sangrar o sistema para recoloca lo no lugar — ou dependendo do estrago ate mesmo substituir o pistao com a pinça desmontada basta remover as pastilhas velhas e colocar as novas no lugar se seu carro tem sensores de desgaste memorize o local de encaixe dos conectores antes de desmonta los agora que as pastilhas estao no lugar basta montar a pinça certo errado primeiro e preciso empurrar o pistao ou os pistoes de volta para dentro da pinça voce pode usar um grampo para isso ou simplesmente empurrar com alguma ferramenta semelhante o unico cuidado aqui e empurrar lentamente para evitar eventuais problemas por forçar o fluido de volta para as mangueiras muito rapidamente alguns pistoes — geralmente de pinças traseiras — usam um sistema de rosca para voltar ao lugar entao verifique o tipo antes de sair apertando o negocio de volta em seguida voce coloca a pinça de volta com cuidado para nao dobrar ou torcer as linhas hidraulicas aperta os parafusos monta a roda e ai sim pressiona o pedal para checar se esta tudo ok quando trocar as pastilhas diferentemente do que e dito no video nem sempre os chiados do freio indicam desgaste das pastilhas isso pode acontecer por varios motivos — desde a vitrificaçao das pastilhas algo que acontece quando elas estao muito quentes e sao molhadas pela agua fria da chuva ate a qualidade do material de atrito da pastilha por isso os fabricantes de pastilhas e de automoveis desenvolveram alguns metodos para se identificar o desgaste das pastilhas o mais simples deles e um corte feito no material de atrito foto abaixo que auxilia a inspeçao visual voce observa a pastilha pela janela das rodas ou removendo as rodas se for o caso e vera a profundidade deste corte quanto mais raso mais desgastada a pastilha estara se ele nao aparecer e sinal de que elas ja chegaram ao limite e devem ser trocadas outro metodo de indicaçao de desgaste consiste em um simples pedaço de metal afixado nas bordas da pastilha quando o material se desgasta o metal toca o disco de freio e produz um ruido de arrasto metalico se o seu carro usa esse tipo de pastilha esse sera o sinal para troca las o mais rapido possivel depois ha os sistemas eletricos usados em boa parte dos carros modernos ha uma pequena peça metalica dentro do material de atrito que faz a funçao de aterramento enquanto o fio positivo esta ligado ao circuito da lampada de alerta quando a pastilha atinge seu limite de desgaste essa peça metalica toca o disco de freio e faz a lampada de alerta acender a maioria dos carros com este sistema usa uma variaçao do icone abaixo que representa um tambor de freio embora alguns carros usem a mesma luz do alerta do freio de mao ou ainda uma mensagem escrita no computador de bordo isso e algo que voce descobrira facilmente checando o manual do carro por ultimo ha um outro sensor mais sofisticado capaz de medir a posiçao do mecanismo de freio para indicar quando o ponto pre determinado pela fabrica/autorizada foi atingido o alerta tambem e feito por uma luz ou mensagem no painel da mesma forma que o do sensor eletrico
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