lembra do nissan delta wing aquele carro de bico fino e traseira larga em formato de delta que correu nas 24 horas de le mans de 2012 ele nao era um lmp1 nem um lmp2 muito menos um gte afinal nao existe nenhum esportivo em forma de asa delta feito pela nissan o delta wing foi o primeiro carro de le mans a competir pelas regras garage 56 pois e garage 56 nao e um nome de equipe como pode parecer a primeira vista seria um nome bacana nao trata se de um regulamento especifico para carros experimentais que nao se enquadram em nenhuma das quatro categorias e que desejam disputar a corrida para desenvolvimento tecnologico ou para carros de exibiçao o nome vem da propria estrutura de le mans na epoca em que a regra foi criada 2012 que tinha 55 garagens para as equipes esta inscriçao especial ocuparia uma nova garagem a garage 56 — hoje o circuito tem 62 garagens e planos para expandir para 70 mas o nome permaneceu alem do delta wing a garage 56 ja teve o green gt h2 um prototipo movido a celula de hidrogenio e o srt 71 um prototipo oreca com um sistema de adaptaçao para instalaçao de pilotos com deficiencia fisica e uma versao hibrida do delta wing o zeod rc e o panoz green4u na ediçao deste ano como voce deve ter percebido o carro que correu pela garage 56 foi um chevrolet camaro zl1 next gen da nascar sim um nascar em le mans um carro que so faz curva para a esquerda com aerodinamica simploria pesado enorme e desajeitado perto dos refinados gt e prototipos que dominam a prova que chance ele teria aparentemente nao muitas mas logo na classificaçao ele surpreendeu muita gente ao fazer sua melhor volta em 3 47 976 e superar todos sim todos gte e e alguns lmp2 — o pole position da gte am foi corvette c8 r com 3 52 376; quase 4 5 segundos mais lento que o parrudo corvette next gen que so largou no final por ser garage 56 o desempenho do camaro nao foi surpreendente apenas na classificaçao enquanto sua melhor volta na corrida foi 3 50 512 a volta mais rapida dos gte am foi de uma ferrari 488 com 3 54 827 ele estava claramente mais rapido que os gte embora muito atras dos lmp2 que giravam na casa dos 3 40 agora como um camaro da nascar conseguiu um feito desse bem nao sendo exatamente um camaro da nascar e claro que ele tem o chassi e a carenagem dos nascar originais mas ele passou por uma serie de medidas de alivio de peso que infelizmente nao foram reveladas que reduziram o peso do carro original da nascar de 1 581 kg para 1 342 kg apesar de te lo alongado em 50 mm entre as modificaçoes estao os discos de freio de carbono ceramica e a celula de combustivel capaz de comportar 50 litros a mais que a original de 70 litros — totalizando 120 litros os pneus tambem foram desenvolvidos especialmente para o uso em le mans visto que os pneus da nascar sao desenvolvidos especificamente para o tipo de prova da categoria um fato curioso e pouco mencionado e que o camaro nao correu com gasolina de competiçao americana como alguns poderiam imaginar em vez disso ele usou etanol como os demais carros de le mans — e etanol feito de residuo de vinicolas francesas feito pelos franceses da total sim um camaro de corrida movido a vinho https //youtu be/ct5po7hlfy8 depois ha as alteraçoes na carenagem do carro carros da nascar nao tem farois e lanternas entao foi preciso providenciar um conjunto optico para este camaro atravessar as quase 12 horas escuras de le mans alem disso ele precisa carregar a velocidade para dentro das curvas para ter alguma chance de fazer bonito em la sarthe e por isso ganhou um spoiler mais alto de 6 polegadas o original tem 4 polegadas e aletas nos quatro cantos da carenagem — as chamadas dive planes ou canards que ajudam a equilibrar a downforce na dianteira em conjunto com o splitter na dianteira e complementam a açao anti arrasto e do spoiler na traseira onboard jimmie johnson absolutely gunning the garage 56 nascar cup car coming back to the green flag just the meanest sounding car i love it so #nascar75 #lemans24 pic twitter com/tblf2ggby6 — sb 130 @equateradiant june 10 2023 mais impressionante e que em vez de usar o motor v8 do corvette c8 r o gemini lt6 de 5 5 litros/336 pol³ eles mantiveram como base o r07 original do camaro next gen da nascar trata se de um 358 uma variaçao do 350 baseado no atual small block da chevrolet com apenas duas valvulas por cilindro e comando no bloco vareteiro com bloco de ferro fundido e cabeçotes de aluminio this might be the best @nascarg56 onboard edit that i’ve seen yet from https //t co/la0qi3azdj pic twitter com/90voew59mr — bozi tatarevic @bozitatarevic june 12 2023 os componentes internos foram modificados como seria de se esperar para que ele durasse ate 30 horas de uso em regime total para le mans os restritores de admissao exigidos pelo regulamento da nascar foram removidos mas o limite de rotaçoes foi reduzido para preservar o motor com os restritores a potencia fica na casa dos 510 hp porem pode chegar aos 670 hp sem eles em le mans o camaro correu com 650 hp pilotado pelo campeao de f1 jenson button pelo heptacampeao da nascar jimmie johnson e pelo vencedor de le mans mike rockenfeller o camaro zl1 fez bonito ate a 22ª hora da prova depois de chegar a 27ª posiçao a frente de todos os gte am e de alguns lmp2 o carro começou a apresentar problemas na transmissao video abaixo e precisou entrar na garagem para uma serie de reparos que incluiram a troca do cambio e duraram 1 hora e 21 minutos aquela altura o carro ja havia completado 254 voltas depois da troca do cambio o carro saiu e recolheu por mais 15 minutos para verificaçoes checking back in on the garage 56 camaro and reviewing the footage from earlier this morning and you can hear the moment when the transaxle breaks here pic twitter com/xw47fz0pm9 — bozi tatarevic @bozitatarevic june 11 2023 o camaro voltou a pista nos ultimos minutos da prova agora na penultima colocaçao a frente do porsche 963 numero 38 que tambem teve uma serie de problemas e estava 98 voltas atras dos lideres da prova no final da corrida mike rockenfeller ainda levou o camaro ao seu limite fazendo a volta mais rapida os ja citados 3 50 512 recebendo a bandeira quadriculada depois de 24 horas e alguns minutos com um total de 285 voltas completadas foi a primeira vez que um carro da nascar completou a prova sim a primeira vez pois em 1976 ha 47 anos houve uma outra incursao americana em la sarthe um ford torino e um dodge charger da nascar foram levados a frança para disputar as 24 horas de le mans os primeiros nascar de le mans em 1975 quando o automobilismo ainda estava sofrendo com a crise do petroleo na epoca o automobile club de l’ouest o aco decidiu modificar o regulamento das provas de longa duraçao a fim de estabelecer um limite de consumo de combustivel era um esforço duplo ao exigir que os carros fossem capazes de dar ao menos 20 voltas em la sarthe antes de abastecer a organizaçao das 24 horas de le mans reduziria o consumo de combustivel e acabaria obrigando as equipes a utilizar motores menos potentes e beberroes esperava se com isso que a diferença de velocidade entre os carros mais rapidos e os mais lentos fosse um pouco menor o que em tese ajudaria a tornar as corridas mais seguras as fabricantes europeias nao gostaram nem um pouco disso alfa romeo matra ferrari e alpine simplesmente abandonaram a competiçao o que tornou as coisas bem tranquilas para a gulf que venceu as 24 horas de le mans daquele ano sem muito esforço so havia um detalhe a ediçao de 1975 nao fazia parte do campeonato mundial de carros esporte wsc e a prova foi um fiasco de publico com pouco publico e poucos carros os organizadores entraram em panico havia o risco de a ediçao de 1976 ser um fracasso ainda maior o automobile club de l ouest aco teve uma ideia levar algo novo para a pista e assim garantir um grid cheio e diversificado eles entraram em contato com big bill france o fundador da nascar para um pequeno intercambio uma categoria nas 24 horas de le mans feita especialmente para carros americanos era a grand international que fez sua estreia nas 24 horas de le mans do ano seguinte entre prototipos porsche exemplares do bmw 3 0 csl e ate mesmo um lancia stratos dois estranhos no ninho um ford torino 1975 comandado pelo piloto independente junie donlavey e pelos colegas richard brooks e dick hutcherson; e um dodge charger 1972 da dupla formada por herschel e doug mcgriff pai e filho todas as despesas de transporte hospedagem e logistica das duas equipes foram pagas pela nascar e pelo automobile club de l’ouest as duas equipes foram escolhidas pessoalmente por big bill seus carros eram o que havia de melhor nos ovais da nascar o torino era movido por um v8 boss 429 com carter seco e mais de 600 cv enquanto o charger era movido por um v8 hemi 426 tambem com cerca de 600 cv https //youtu be/bw1txm0ni34 dois cupes enormes com motores de mais de sete litros no meio dos esportivos leves e dos prototipos europeus e obvio que a estrategia de chamar a atençao deu certo o publico ficou enlouquecido com os muscle cars e segundo relatos da epoca seguia as equipes e seus membros por todos os cantos a imprensa francesa apelidou o charger e o torino de les deux monstres ou os dois monstros em traduçao literal big bill acreditava que seus muscle cars tinham boas chances de se sair bem nas 24 horas de le mans ele nao chamou donlavey por acaso por exemplo um de seus pilotos hutcherson esteve ao volante do ford gt40 que terminou em terceiro lugar nas 24 horas de le mans de 1966 dez anos antes e foi convencido a interromper sua aposentadoria para correr na frança os muscle cars apesar de seu excelente desempenho bruto simplesmente nao haviam sido feitos para correr por 24 horas em um circuito de rua na europa entao nao aguentaram muito tempo o dodge charger teve problemas com a diferença entre os combustiveis europeu e americano o motor sofreu com detonaçao e por isso um dos pistoes do hemi abriu o bico depois de duas voltas logo depois de atingir 340 km/h na reta hunaudieres/mulsanne ele havia largado na 47ª posiçao entre 60 carros depois de se classificar com 4 29 7 o ford torino tambem nao aguentou o enduro frances na 12ª hora de prova o cambio manual de quatro marchas nao aguentou mais e desistiu de funcionar diante do fiasco o acordo entre a nascar e o aco foi revogado para o ano seguinte esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a equipe ganha descontos com empresas parceiras de lojas como a interlakes a serviços de detailing e pastilhas tecpads e ainda recebera convites exclusivos aos eventos para 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