FlatOut!
Image default
Técnica Zero a 300

Como uma fabricante de pneus está tentando “reinventar a roda” para os carros híbridos e elétricos

"Reinventar a roda" é uma expressão geralmente usada para criticar tentativas de modificar o que está funcionando direito e não tem inconvenientes. Mas com a mudança dos carros prevista para as próximas décadas, talvez seja preciso realmente reinventar a roda. Ao menos as rodas dos veículos elétricos e híbridos. Desenvolvidos para ser o mais eficiente possíveis em termos de desempenho de seu conjunto mecânico, os veículos híbridos e elétricos usam todo tipo viável de recuperação de energia — seja para aumentar sua autonomia ou simplesmente para reduzir o consumo e emissões dos motores a combustão. A forma mais simples e convencional de recuperação de energia é a transformação da energia cinética do carro nas desacelerações em energia elétrica, que é armazenada em baterias e reutilizada conforme o projeto do carro. Para isso, sempre que o motorista alivia o acelerador, o eixo do carro passa a mover o motor elétrico agora em modo gerador. Só que o movimento do motor gerador