quando achamos que o jaguar f type nao poderia ficar mais bonito os caras nos surpreenderam com um dos conceitos mais sensacionais que ja vimos o project 7 que foi criado especialmente para o festival de goodwood de 2013 no ultimo ano o modelo girou o mundo em eventos saloes e avaliaçoes exclusivas mas nao tinha uma previsao de ser transformado em modelo de serie mas agora que a jaguar tem uma divisao especial para modelos de alta performance a special operations adivinhem so qual sera o primeiro modelo produzido por eles exatamente o f type project 7 a confirmaçao da serie limitada em 250 unidades do modelo foi aclamada mundialmente e nao e para menos ele sera o jaguar mais potente e mais rapido ja produzido desde o supercarro xj220 com 575 cv e 69 34 mkgf ele vai de zero a 100 km/h em 3 9 segundos e chega aos 300 km/h [gallery columns= 4 link= file ids= 14387 14386 14384 14385 ] mas o que ninguem falou ate agora e que o project 7 nasceu por acaso em uma tarde de sexta feira quase no fim do expediente pelas maos de um designer brasileiro seu nome e cesar pieri e nos conversamos com ele no ano passado logo apos o lançamento do conceito pieri nascido em ribeirao preto sp se junta ao grupo de brasileiros que estao mandando ver nos escritorios das fabricantes americanas e europeias a lista engorda a cada ano temos por exemplo os designers irmaos pavone da volkswagen marco diniz engenheiro de dinamica veicular da srt que acertou o chassis do cherokee srt8 e participou do desenvolvimento do novo viper o designer raul pires que projetou o bentley continental gt e o engenheiro marcos lameirao que foi um dos grandes responsaveis pelo carro de corrida ginetta g50 formado em design de produto pela unesp pieri acima com nelson piquet e seu brabham bt52 no festival de goodwood de 2013 fez cursos de extensao em harvard e mestrado na universidade politecnica de milao antes de chegar a jaguar trabalhou em diversos escritorios de design nos eua e na europa com direito a uma passagem no centro stile da fiat em turim o quebrador de protocolos quando nos vimos o project 7 pela primeira vez tudo rapidamente fez sentido uma homenagem historica no festival de goodwood algo muito bem pensado e executado nao ai e que esta a coisa nao foi exatamente arquitetada ele nasceu de um ensaio feito por pieri um sketch despretensioso que foi visto acidentalmente por ian callum diretor de design da jaguar e que cravou aquilo precisava virar realidade veja como tudo aconteceu [youtube id= e_9c2qvvjbk width= 620 height= 350 ] sobre o nascimento nao fosse por uma coincidencia do destino o p7 seria para sempre um sketch feito so por prazer proprio ele estava na minha cabeça por alguns meses e numa sexta feira apos ter entregado tudo que precisava decidi rabisca lo em meu tempo livre e o arquivei isso foi no fim de 2012 em fevereiro de 2013 estava em mais uma das reunioes gerais de quinta feira com os chefes de design mostrando alguns estudos e propostas que estavam salvos em uma pasta no meu computador em uma destas pastas estava arquivado o project 7 mas sequer cheguei a abri la contudo ian callum diretor de design da jaguar rapidamente viu o thumbnail e ficou curioso volta volta deixa eu ver o que era aquilo ali ian me pediu para desenvolver a ideia e fazer alguns novos sketches e renderizaçoes dentro de duas ou tres semanas neste meio tempo vendo que havia a possibilidade de o project 7 virar realidade ja fiz um levantamento estimativo de custos de produçao de eventos tudo pra deixar a coisa mais mastigada possivel e empolgar mais a equipe sobre a quebra de protocolo geralmente as demandas e temas de projetos vem dos altos escaloes para serem desenvolvidos por nos que precisamos atender aos criterios de marketing design tendencias de mercado e necessidade dos nossos consumidores e um grande cabo de guerra mas neste caso conseguimos realizar uma inversao um produto nascido puramente do design sem interferencias externas ou qualquer outro input de fora do nosso estudio sobre a execuçao e a empolgaçao da aprovaçao de callum ao festival de goodwood foram quatro meses verdadeiramente intensos e pouquissimo tempo para entregar um conceito funcional que deve correr a velocidades acima de 300 km/h toda a equipe se envolveu e o processo foi incrivel os engenheiros que trabalharam no p7 tiveram a chance de executar ideias que estavam guardadas para um momento especial como esse coisas que nao podem ser feitas no dia a dia veja detalhes da preparaçao a seguir foi um projeto que realmente cativou e integrou a todos na jaguar sobre as mudanças em relaçao ao sketch original o primeiro sketch resume quase totalmente o produto final foram feitas pouquissimas modificaçoes no design original durante o desenvolvimento mais por questoes aerodinamicas o para brisa era ainda mais baixo quase um defletor as entradas de ar do para choque dianteiro tiveram de ser sutilmente readequadas para beneficiar o fluxo de ar o mesmo caso do splitter e do aerofolio traseiro que era menor e mais alto a pedido da engenharia tambem redimensionei o difusor para afasta lo mais das saidas de escapes cuja temperatura e muito alta preparaçao idealizado como uma versao purista e mais hardcore do f type o project 7 teve todas as assistencias eletronicas desligadas exceto os freios abs sua suspensao e 10 mm mais baixa e tem carga mais rigida de amortecedores e molas alem disso ele incorporou uma serie de elementos aerodinamicos de fibra de carbono splitter dianteiro saias laterais difusor traseiro maior e um aerofolio fixo ao contrario da peça movel e menor do f type suas rodas aro 20 tambem sao exclusivas com pneus customizados com o classico acabamento rwl raised white letters alem da cor o santo antonio aerodinamico e o traço que mais lembra o antigo d type foto abaixo em conjunto com o capacete do proprio piloto ele forma uma gota o que reduz o arrasto aerodinamico algo importante em um carro com para brisa rebaixado por sinal a equipe de design queria um para brisa mais baixo no proprio f type mas a turma de produto estava preocupada com a visualizaçao de semaforos nos eua de acordo com o chefe de design avançado julian thomson seu motor e o mesmo v8 5 0 de aluminio do f type mas o compressor foi recalibrado e os coletores de escape receberam tratamento ceramico para render 55 cv extras em relaçao ao carro de produçao totalizando 550 cv o cambio automatico de oito marchas foi reprogramado de forma mais esportiva e redimensionado para a força extra sobre a porta do passageiro o project 7 foi idealizado para apenas um ocupante mas a porta continua ali porque o suporte para o capacete pode ser substituido por um banco de passageiro a razao isso facilita o processo de filmagem e de fotos onboard e tambem vai ser importante nos proximos eventos quando poderao ocorrer passeios com convidados ha apenas duas pessoas que podem pilotar o conceito por enquanto o chefe de engenharia mike cross e um outro engenheiro que trabalha com o acerto dinamico o carro favorito como descendente de italianos sou suspeito para falar mas sou um grande fa de carros italianos lamborghini maserati ferrari… sao todos muito emotivos pessoalmente gosto mais desta intensidade do que o design alemao que e mais clinico e acho que a jaguar mistura um pouco do passional italiano com a tecnica alema o que acho algo muito bacana um carro que eu sonharia ter um lamborghini miura foto abaixo … ou uma ferrari 250 sou louco por carros antigos nota do editor ganhou pontos na escala gearhead conselhos aos futuros designers automotivos acredito que o fato de eu ter trabalhado em varios paises em varios escritorios de diferentes perfis com varios tipos de produtos completamente diferentes… toda essa multiculturalidade e um diferencial muito bom e que recomendo outra coisa e que voce precisa estar pronto para o ambiente quase sempre e insanamente competitivo nos estudios de muitas marcas por exemplo o pessoal desliga o monitor vira o papel tudo pra esconder as ideias dos colegas ha muita vaidade muita arrogancia e ai e que chego em outro ponto importante seja humilde e saiba o que esta fazendo muitos designers recem formados muitos ainda sem mestrado acham que sao os fodoes do pedaço porque sabem fazer um bom sketch mas isso e o basico ate porque o photoshop deu uma nivelada por baixo na galera em nivel internacional a coisa e extremamente puxada e este tipo de cara tende a ser atropelado imagine que ao projetar uma peça ha dezenas de limitaçoes de engenharia custo normas europeias americanas chinesas brasileiras o prazo apertado o seu colega concorrendo com voce tudo em uma soluçao com variaçao de milimetros por fim e preciso respeitar prazos e saber interpretar as demandas cada marca tem a sua filosofia de estilo que voce precisa respeitar e saber trabalhar ninguem quer que voce reinvente a roda [gallery columns= 4 link= file ids= 14374 14375 14376 14377 14378 14379 14380 14381 ] [ fotos jaguar/divulgaçao ]
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