depois de publicarmos a primeira reportagem sobre quem cobra menos pela melhor relaçao peso/potencia o interesse demonstrado pelos leitores nos encorajou a explorar mais a planilha que criamos mas com foco em cada um dos segmentos de mercado do pais como o primeiro post ja revelou boa parte dos modelos de entrada do brasil resolvemos partir para o segmento que desperta mais interesse depois dele o de hatchbacks medios pelo menos o dos petrolheads de plantao o raciocinio e o mesmo usado na reportagem anterior dividir potencia por peso e posteriormente por preço e a gente inclusive vai repetir a calculadora para facilitar a vida de quem nao a viu na reportagem anterior muitos leitores comentaram que isso da ao preço um valor muito mais alto do que peso ou potencia na formula e e verdade mas preferimos que fosse assim poderiamos soar parciais ao dar mais peso a um ou outro quesito ou mesmo omissos diante do custo do automovel no pais mesmo com o cambio extremamente desvalorizado um ford focus 2 0 se exatamente igual ao vendido no brasil inclusive com motor flex custa us$ 18 680 ou com cambio de r$ 3 50 exatos r$ 65 380 ou r$ 14 610 a mais do que ele custa por aqui e r$ 4 610 mais em conta do que o 1 6 manual feito na argentina diante disso triamos todos os hatchbacks medios a venda no brasil nas versoes mais baratas com cada motor oferecido pelas fabricantes e chegamos aos modelos que apresentaremos a seguir um dia a gente faz um indice com tudo isso em mente aguardemmmm lembramos que essa lista nao e recomendaçao de compra inclusive porque ignora uma serie de aspectos como dirigibilidade conforto segurança economia etc 1º ford focus se 2 0 powershift 16 39 se o preço fosse tao determinante o focus 2 0 provavelmente teria ficado na rabeira desta lista mas como dissemos o que importa aqui e o equilibrio entre peso potencia e preço que interessa e o modelo da ford se deu muito bem especialmente por seu motor 2 0 de injeçao direta com 178 cv como o focus fastback so usa o motor 2 0 ele e uma opçao mais em conta do que o hatch na classificaçao geral ele ficou em 97º o focus hatch e o 99º 2º vw golf comfortline 15 31 o golf comfortline tambem nao e barato e e relativamente potente 140 cv mas e sua plataforma a mqb que leva todo o merito neste caso construida com aços de alta resistencia ela torna o hatch da volks um exemplo de leveza — tem apenas 1 238 kg e e por conta dela que o carro conseguiu o segundo lugar 3º fiat bravo essence 15 19 o bravo nao e exatamente leve nem potente mas entre os concorrentes e o mais barato se custasse ainda menos poderia ter ido melhor na lista sua potencia e razoavel 132 cv mas fica abaixo da do motor 1 4 turbo do golf por exemplo em sua seu trunfo e preço e e ele que a fiat deveria explorar ate a chegada de um sucessor 4º peugeot 308 allure 2 0 14 87 outro que apela para o bom preço o peugeot 308 deve ganhar uma nova aparencia em breve isso se a marca francesa se limitar a sua geraçao atual em vez de fabricar na argentina a nova que se baseia na plataforma modular emp2 essa seria uma competidora interessante para o golf como esta ela depende de preço e da boa potencia de seu 2 0 151 cv para se dar bem neste lista 5º vw fusca 2 0 tsi 14 79 o motor 2 0 tsi com 211 cv e o mesmo usado no jetta mas em um carro bem mais leve ainda que o estilo tenha seu preço r$ 104 270 quase o mesmo do golf gti e o peso a mais da plataforma pq35 que o atrapalha 6º ford focus se 1 6 14 72 para um carro medio com motor 1 6 e com uma potencia relativamente pequena para seu porte 135 cv o focus precisaria custar ou pesar menos para ficar entre os primeiros como nao faz o primeiro e nao consegue chegar no segundo o setimo lugar esta de bom tamanho 7º peugeot 308 griffe thp 14 46 o motor thp que fez maravilhas ao citroen c4 lounge rende apenas 165 cv no 308 e apenas com gasolina quando o carro for renovado e ganhar a versao flex do thp sua colocaçao certamente vai melhorar isso se a peugeot nao resolver aumentar seu preço por conta disso uma reduçao alias seria muito bem vinda 8º chevrolet cruze sport6 lt 14 22 com sua nova geraçao apresentada no exterior exatamente sobre uma plataforma modular e mais leve a d2xx o cruze deve ganhar tambem um motor turbo fala se em um 1 4 ou em um 1 5 de 160 cv uma escolha mais provavel por conta do torque em baixa mais expressivo ate la o sport6 tera de se conformar com a plataforma mais pesada e o motor menos potente o nono lugar levando isso em conta nao e nada mal a versao da foto e a ltz bem mais cara; a gm nao tem imagens da lt 9º peugeot 308 active 14 03 o motor 1 6 de 122 cv com etanol pode ser considerado suficiente para o 308 por muitos motoristas mas tem de suportar um peso razoavel 1 318 kg o que o salva e ser o segundo hatch medio mais barato do brasil 10º hyundai i30 13 96 quem quase apareceu muito melhor entre os dez melhores equilibrios entre potencia peso e preço foi o hyundai i30 mas a linha 2016 chegou com um aumento de r$ 9 500 pulou de r$ 76 490 para r$ 85 990 por mudanças visuais daquelas que so um observador dos bons sabera apontar pulou de preço e pulou fora das melhores posiçoes menos mal que ainda pegou a lanterna dos modelos de luxo os que se saem melhor sao os seguintes 1º volvo v40 comfort t4 10 74 2º bmw 120i 10 37 3º audi a3 sportback 1 8 10 13 4º audi a3 sportback 1 4 9 38 5º mercedes benz a200 9 20 6º mercedes benz a250 sport 8 48 note como as notas sao bem mais baixas ainda que alguns deles tenham motores muito potentes culpa do preço e da disparidade dos preços de modelos luxuosos para os comuns por aqui ela e grande demais veja todos os hatchbacks medios e suas classificaçoes abaixo
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.