Da mesma forma que os motores, cada modelo de pneu possui uma proposta diferente e um uso direcionado de acordo com o perfil do veículo e de seu dono. Esportividade, eficácia energética, conforto de rodagem e durabilidade são as quatro principais variáveis. Elas são o resultado de uma complexa equação, formada por elementos como os compostos de borracha, aditivos como óleos e sílica, desenho e materiais da carcaça, área, silhueta e profundidade dos sulcos e dos blocos da área de contato, e rigidez dos flancos (a lateral do pneu).
Neste post vocês irão conhecer mais a fundo a linha e a proposta dos pneus automotivos da Dunlop. A marca também possui linhas específicas para SUV e pick-ups, para vans e para caminhões e ônibus.
Os pneus estão listados no post em ordem de desempenho. Os dois primeiros – SP Sport Maxx e Direzza DZ101 – são os esportivos, o LM704 é um pneu de alto desempenho e conforto e, por fim, o SP Touring T1 é voltado ao conforto e eficácia energética.
Dunlop SP Sport Maxx
O pneu mais esportivo que a Dunlop oferece no Brasil. Sua proposta apimentada transparece nos detalhes: note a seção central da banda de rodagem, formada por um anel (tradução livre do termo rib) inteiriço slick – isso aumenta a área de contato do pneu com o solo e aprimora a estabilidade direcional em altas velocidades. Ao lado desta seção central estão os anéis intermediários: veja como os blocos da banda de rodagem ali são largos. Eles asseguram rápidas transições no momento inicial de tomada de curva. Seus canais de escoamento de água são duplos e direcionais: é a Twin Hydro-Paddle Technology™, que busca maximizar a vazão de água pelos canais que levam aos sulcos, prevenindo a aquaplanagem mesmo neste pneu mais esportivo, que usa sulcos menos profundos para reduzir a torção dos blocos da banda de rodagem. Por fim, os ombros seguem a mesma filosofia de maximizar a área de contato do pneu e são os responsáveis pela aderência no limite; tudo sem deixar de oferecer segurança em piso úmido.
Olhando para cada um dos anéis da banda de rodagem, nota-se três desenhos claramente distintos. É o Multi-Radius Tread Technology™, que busca chegar próximo aos pneus superesportivos sem os inconvenientes destes, como ruído, aderência limitada em piso úmido, excesso de calor e baixa durabilidade. Para prevenir danos em buracos e aumentar a resistência à flexão em curvas, os flancos (laterais) do Sport Maxx são reforçados com uma dupla cinta de aço.
No teste realizado pelos norte-americanos do Tire Rack, feito com um BMW 330Ci, o SP Sport Maxx deixou para trás o Continental ContiTouring Contact CV95 e o Pirelli PZero Rosso. O Tire Rack elogiou a comunicabilidade no limite de aderência, a capacidade de absorver irregularidades no piso, e a performance absoluta: o Dunlop obteve o melhor tempo no slalom e na pista de testes deles, tanto no seco quanto no molhado, além de a maior capacidade de aceleração lateral (0,96 g no seco e 0,87 g no molhado).
Treadwear UTQG: 240
Medidas por aro
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Dunlop Direzza DZ101
O nome Direzza remete diretamente aos pneus de competição usados no campeonato japonês de Super GT. O DZ101 é um pneu muito usado por entusiastas, por combinar ótima relação de custo-benefício, respostas dinâmicas precisas e bastante aderência (graças à combinação de carcaça rígida com o composto Silicarbon Matrix, que mistura carbono preto e sílica – material que deixa o composto mais flexível, aumentando seu encaixe com o asfalto em escala molecular), além de uma banda de rodagem unidirecional de visual agressivo. Note o tamanho dos blocos da banda de rodagem – especialmente nos ombros. Meant to be driven hard! Vale também observar o intrincado desenho oblíquo dos dutos de escoamento de água, que começam quase no meio do pneu e terminam quase nos flancos. Como no SP Sport Maxx, o Direzza DZ101 tem estrutura reforçada com dupla cinta de aço, além do Max Flange Shield, um reforço adicional na lateral do pneu feito para proteger as suas rodas de ralados acidentais.
No post em que convocamos os leitores para fazer um review de seus pneus, tivemos dois leitores usuários do DZ101 – ambos satisfeitos. O Fábio KM, dono de um Honda Civic LXS, rodou 10 mil km com estes Dunlop, na medida 225/40 R18. Elogiou a durabilidade e a aderência. Fernando, dono de um GTI VR6, está em seu segundo jogo de Direzza e pretende instalá-los em seu outro carro. Ele gostou da aderência em piso seco, da forma como os pneus dobram pouco no limite de aderência e do protetor de borda de aro, mas recomenda cautela em piso molhado.
Treadwear UTQG: 300 A A
Medidas por aro
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Dunlop LM 704
Desempenho esportivo (graças ao composto rico em sílica), mas sem abrir mão de alta aderência no molhado (note os quatro generosos sulcos) ou do conforto – tanto no silêncio de rodagem (obtido pelo complexo padrão de frisos em toda a banda de rodagem) quanto no conforto de absorção de impactos. Esta é a proposta do estradeiro e versátil LM704, sucessor do Sport LM703. O novo desenho frisado de sua banda de rodagem reduziu o ruído de rolamento em 13% e o novo projeto de carcaça e o composto rico em sílica aumentou a sua longevidade em mais de 20% em relação à geração anterior – tudo sem sacrificar as suas características dinâmicas. Note que ele trabalha com o mesmo conceito de três desenhos específicos na banda de rodagem, como o seu irmão de alta performance SP Sport Maxx.
Treadwear UTQG: valor indisponível – este índice não é exigido no mercado brasileiro/latino-americano
Medidas por aro
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Dunlop SP Touring T1
Voltado ao uso em veículos compactos e populares (note a tabela de dimensões abaixo) que rodam dezenas de milhares de quilômetros por ano, o SP Touring T1 introduz em seu composto uma combinação de polímeros para estender a sua longevidade e reduzir a resistência ao rolamento, aprimorando a eficácia energética do automóvel. Ele trabalha com o mesmo conceito de quatro sulcos de escoamento de seu irmão mais sofisticado LM704, mas os blocos incorporam um desenho que busca otimizar o conforto ao rodar e a redução do ruído de rodagem – algo importante em veículos populares, que possuem forração acústica menos privilegiada.
Treadwear UTQG: valor indisponível – este índice não é exigido no mercado brasileiro/latino-americano
Medidas por aro
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Caro FlatOuter – se você já experimentou ou usa algum destes pneus, sinta-se convidado a fazer um pequeno review do produto na área de comentários!