É estranho usar um termo tão pomposo para nos referirmos à piloto alemã Sabine Schmitz, mas qualquer outro titulo ou adjetivo seria pouco para ela. A mulher conhece Nürburgring de cabo a rabo e ama de verdade o circuito. Se Nürburgring acabasse, seria o fim para ela — e para nós, que não a veríamos pilotar por lá. Sério, você precisa assistir a este vídeo.
Aconteceu durante a quinta corrida do Veranstaltergemeinschaft Langstreckenpokal Nürburgring (que, por alguma razão que desconhecemos totalmente, costuma ser chamado apenas de VLN) deste ano. O torneio acontece em Nürburgring e todos os anos são disputadas dez corridas, uma por mês. A equipe de Sabine foi punida por dirigir rápido demais sob a bandeira amarela na corrida anterior e, por isto, a piloto largou na 48ª posição entre 50 carros no grid.
Mas estamos falando de Sabine Schmitz que, em seu Porsche 911 GT3 da Frikadelli Racing, conseguiu ultrapassar todos os carros à sua frente e fechar um gap de 20 segundos em relação ao líder. Ela cruzou a linha de chegada em segundo lugar.
Sabine, 45, começou a correr depois de dirigir algumas vezes o carro da família em Nürburgring. O que era um hobby se tornou uma carreira vitoriosa localmente, com Sabine vencendo corridas na Castrol-HAUGG-Cup e na própria VLN, culminando com duas vitórias em sua categoria nas 24 Horas de… Nürburgring, em 1996 e 1997, com um BMW M3.
Mas Sabine entrou realmente em evidência quando começou a pilotar o BMW M5 “Ring Taxi” — as pessoas pagam para pegar uma carona em Nürburgring com um dos pilotos da pista. Em 2002, para o programa Jeremy Clarkson Meets the Neighbours, ela levou o apresentador para uma volta no Ring Taxi. Dois anos depois, foi a vez do Top Gear — onde ela ajudou Jeremy Clarkson a dar uma volta em Nürburgring em 9min59s ao volante de um Jaguar S-Type, e depois deu uma volta ela mesma, completando o circuito em 9min12s.
Ela ainda disse “eu consigo fazer esse tempo em uma van.” Ela quase conseguiu, pilotando uma Ford Transit Diesel e conseguindo um tempo de 10min08s.
Sabine é tão apaixonada por Nürburgring que já teve até um restaurante nas imediações do circuito, batizado de Fuchsröhre em homenagem a um de seus trechos favoritos da pista (conheça o Fuchsröhre aqui!). Quando Nürburgring corria o risco de fechar por uma dívida de US$ 500 milhões, ela foi uma das principais ativistas da campanha Save The Ring.
Segundo suas contas, Sabine já pilotou no Inferno Verde mais de 30 mil vezes em toda sua carreira, e todos os anos ela inclui cerca de 1.200 voltas à conta. Não é surpresa que ela conheça cada milímetro da pista. Rainha de Nürburgring, com todo o louvor.