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Car Culture

Conhecendo os Honda da Spoon Sports… na própria Spoon!

Um dia qualquer, você chega ao trabalho e seus superiores têm uma notícia boa: você fará uma viagem a trabalho para o Japão. Uma semana, na prática. Na região de Fuji. Não sei quanto a vocês, mas a primeira coisa que eu faria é descobrir a distância até o Fuji Speedway e se há museus, preparadoras, lojas ou encontros de carros na região. 

Foi mais ou menos isso o que aconteceu com um leitor e colaborador de longa data do FlatOut, o Gus Loeffler. Recentemente ele esteve no Japão e voltou com centenas de fotos e alguns relatos sobre os lugares mais entusiastas que se pode visitar naquela região. Na primeira parte desta viagem, conhecemos os detalhes da STI Gallery, a casa da Subaru Tecnica International no Japão. Agora, é a vez de conhecer a lendária Spoon Sports Type One e uma das lojas Autobacs. 


 

Sports Type One, mas pode chamar de Spoon

Olá, amigos! Continuando com o passeio nipônico, no segundo dia livre me programei para conhecer a Spoon Sports Type One, oficina responsável pelos lendários Honda Spoon, famosos em filmes e games.

A oficina está aberta à visitação gratuita de segunda a sexta, e, supreendentemente, é uma oficina mesmo, em pleno funcionamento normal! Eu não sabia muito bem o que esperar, mas imaginei algo totalmente diferente, como foi na Prodrive por exemplo, que tem a oficina funcionando mas tem a área dos carros de coleção etc. Aqui não, cheguei lá e fiquei meio como o John Travolta.

O prédio de esquina tem dois pavimentos, entrei no inferior meio que pela lógica, e lá já dei de cara com um S2000 no elevador sendo inspecionado por um funcionário que explicava ao cliente o que precisava ser feito na suspensão traseira, alguns Honda Civic (um bem modificado), e a sala de motores com dois senhores bem concentrados na montagem de motores que nem quis atrapalhar.

Fiquei uns dez minutos meio “perdido”, até que o único cara por ali terminou de atender o S2000 e veio então falar comigo. Com quase nada de inglês da parte dele, sofri pra entender que ali era a parte da oficina e recepção, e que eu poderia subir ao 2º piso para ver mais coisas.

Pensei então “ah, agora sim vem a parte boa”. Subi uma escada externa e já dei de cara com o famoso S2000 azul e amarelo, com um teto rígido feito para uso na pista, abri a porta e…. tá lá o John Travolta de novo!

Esse 2º piso tinha algumas coisas a mais, realmente, mas era outra parte da oficina com serviços mais específicos/completos. Ali estavam mais dois S2000, um Type R, e, pendurados num mezanino, mais um S2000 e um Honda antigo.

Um mecânico só trabalhando, e que também com esforço sem inglês me fez entender que podia ficar a vontade pra fotografar e ver tudo que eu quisesse.

Já de cara, um belo motor aspirado Spoon exposto, com um coletor de escape de desenho bem atípico.

Vários parachoques de diferentes modelos pendurados, uma moto de corrida, e uma bela parede recheada de tampas de válvulas dos mais diferentes tipos também compõem o 2º piso.

Me chamaram a atenção dois motores V6 de NSX aparentemente prontos pra uso, imaginei aquilo berrando em altas rpm, que bacana que deve ser; ainda não tive a oportunidade de ver/ouvir um assim preparado ao vivo.

Vários outros componentes feitos por ele também ficam em exposição nessa mesma parede, rodas, discos e pinças de freio, componentes de suspensão, coletores de escape, um prato cheio pra quem é fanático por Honda!

Enquanto eu olhava os detalhes do S2000 de pista, o encarregado do lugar apareceu de novo, e me permitiu entrar no carro. É um carro bem próximo de um modelo de rua, boa parte do painel e interior ainda estão lá, é interessante ver que nem sempre são carros totalmente depenados, acho eu que por regulamento, não sei exatamente.

Gosto de ver detalhes de montagem desses carros, como por exemplo, como amarram a gaiola, como posicionam os comandos, que tipo de comandos/chaves utilizam, muitas vezes isso me dá ideias ou traz soluções que uso na montagem das minhas lasanhas.

O Focus novo que está em montagem acaba aproveitando muitas coisas que vejo e aprendo nessas visitas, é o que mais vale a pena pra mim, no final.

No fim, foi uma visita curta, já que não tem muita coisa a ser vista e eu não quis ficar atrapalhando o trabalho dos caras, mas ainda assim vale conhecer. Uma pena que não tem absolutamente nada da oficina a venda, tipo adesivos, boné, qualquer coisa do tipo que possamos levar como lembrança. Parece que isso é meio “normal” por lá, aparentemente não se importam muito com esse tipo de coisa.

Pra chegar é bastante simples também. A oficina está localizada nos arredores de Tokyo, na cidade de Suginami. A melhor opção é ir de trem até a estação de Ogikubo, e 15 min caminhando tranquilamente.

A dica de ouro pra se virar no Japão é comprar um chip de dados no aeroporto (para 10 dias, com 500Mb por dia, custa uns R$180), e Google Maps. Ajuda muito a não se perder mesmo de trem, pra não acabar indo pro lado errado. No primeiro dia me bati um pouco, mas depois já estava “infiltrado” e tudo deu certo.

Depois que retornei da Type One, sobrou um tempo livre a tarde e decidi passar na Super Autobacs, que costumo ir em toda viagem ao Japão.

 

Uma passada na Super Autobacs

É uma loja de coisas pra carro, desde lubrificantes, acessórios, rodas e pneus, até coisas de camping (em alta no Japão ultimamente), som automotivo, bancos e suspensões esportivas etc. Me chamou atenção como cresceu a área de produtos pra detailing automotivo, me pareceu estar bem em alta por lá também.

Nas outras visitas não era tão forte essa parte, hoje eram dois corretores forrados de produtos só pra isso.
Essa loja não é a maior, existem outras maiores, mas ainda assim já tem bastante coisa interessante, da vontade de trazer um monte de coisas!

Na área de bancos, diversos modelos da Bride e Recaro pra todos os gostos (e poucos bolsos, porque são bem caros la também). A parte de suspensões tem de tudo, kits prontos de coilover pra carros japoneses e alguns europeus (BMW e Mercedes principalmente) da Blitz, Tein, HKS, KYB, praticamente todas as marcas top japonesas. Só passar no caixa e levar pra montar. Que sonho…

A área de lubrificantes é completa, e também achei interessante ver óleos específicos pra alguns motores como RB26DETT e outros para motores boxer. Tem literalmente de tudo em óleos top do mercado.

Enfim, terminou o segundo dia. O 3º e ultimo dia me deixou um pouco sem dormir, ansioso para visitar o museu de Fuji e a pista, mas isso fica pra próxima, porque tem MUITA coisa pra contar!

Um abraço e até a próxima!


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