Fala, galera! Meu nome é Diego Jacobini, este é o Project Cars #413 e vou compartilhar com vocês a construção do meu Shelby Cobra feito basicamente na garagem de casa.
Bom, tudo começou com um sonho — como todos aqui, acho — e o meu era o lendário Shelby Cobra, conhecido por todos os amantes do mundo automotivo. Entretanto como as raras versões originais são comercializadas na casa dos milhões de dólares fica meio inviável para nós meros mortais. Por isso fui buscar esse sonho no mundo das réplicas.
Comecei pesquisando na internet. Os Cobra não são nada baratos, mas o pior de tudo é que são péssimos. Tive várias decepções e acho que uns 98% das réplicas de Cobra no Brasil são muito, muito mal feitas. Algumas até enganam por fora, mas basta se abaixar pra dar uma olhada melhor que você só vê desastre.
Nesse tempo que passei pesquisando juro que me desanimei muito, vi de tudo. Carros que andam de lado, carros que não pegam alinhamento, que não fazem curva acelerando, entre eixos diferentes da carroceria, rodas que saiam pelas laterais, péssimos sistemas elétricos, acabamentos internos deprimentes, para choques de cabeça para baixo (sim, acreditem isso é muito comum). Foi aí que eu vi que o sonho do Cobra era a famosa “duas alegrias”: uma quando compra e uma quando vende, e não era isso que eu tava procurando.
Foi nesse momento que virei minha pesquisa, decidi construir o meu da maneira certa, e comecei a procurar projetos de chassi quase que de competição. Minha intenção era construir um carro que pudesse ser dirigido como um verdadeiro esportivo (não faço o tipo que usa o carro pra “desfilar” por aí), afinal de que adianta um potente motor v8 num chassi leve se você não tiver controle para domar a fera?
Então depois de muita pesquisa encontrei uma empresa que construía alguns protótipos de competição e encomendei a base do projeto: um chassi tubular redondo baseado no projeto original usado em corridas, com suspensão duplo A independente nas quatro rodas, mangas de eixo usinadas por CNC em alumínio, buchas, rolamentos e cubos novos, amortecedores coil-over regulável em alumínio, suspensões totalmente ajustáveis, grandes discos ventilados nas quatro rodas e um enorme tanque de gasolina em aço inoxidável. Sim eu estava disposto a investir nesse projeto, e era fundamental que a base dele fosse de ponta, por isso gastei os dois olhos da cara nesse chassi.
Após três meses de fabricação o chassi chegou. Uma obra prima de engenharia. Dei logo um banho de tinta para proteger da ferrugem, pintei metade da garagem (quem quiser acompanhar mais posto algumas coisas legais no meu istagram – @diegojacobini ). O único problema foi ver ele todo dia parado na minha garagem por praticamente um ano enquanto eu juntava peças de tudo que é canto do mundo pra começar a montagem do carro. Mas isso fica pra próxima postagem do PC #413.
Por Diego Jacobini, Project Cars #413