A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Projetos Gringos Sessão da manhã

Control day: a Gymkhana de Ken Block ao estilo tcheco é simplesmente animal

Em março desde ano, Ken Block disse que Gymkhana 7 sairia antes de 2015. Bem, já estamos em setembro e até agora não apareceu nenhum vídeo com o famoso hoonigan e seu Ford Fiesta de rali. Mas você não precisa se preocupar, há muitos outros caras bons que usam carros para fazer manobras radicais e inacreditáveis. E nem precisa ser um carro de rali com tecnologia de ponta — pode ser um Skoda velho no Leste Europeu.

Mais precisamente, um Skoda 130 LR de rali — o carro nº 1 da equipe tcheca Trotina Rally Team. É compreensível você nunca ter ouvido falar deles, pois o circuito nacional de rali da República Tcheca não é exatamente o tema favorito das manchetes dos sites automotivos. Contudo, basta saber que eles são uma das equipes mais famosas de seu país, e também são bastante populares pelos vídeos que fazem.

O mais recente deles é Control Day, fortemente inspirado na série Gymkhana, mas provavelmente feito com uma fração ínfima do orçamento. E, se querem saber, nos atrevemos a dizer que isto deixa tudo ainda mais legal:

“Se ele bater, com certeza o prejuízo vai ser de umas dezenas de dólares”, diz um dos comentários do vídeo. Sensacional! 

Não há obstáculos mirabolantes, tomadas espetaculares ou manobras absurdamente ousadas. Contudo, Control Day tem um piloto de mão cheia — o tcheco Petr Simurda, que corre desde 2006 com a Trotina.

 

Mas, afinal, que carro é esse? Trata-se de um Skoda 130 LR que, embora não pareça, tem motor traseiro. Seu projeto data da década de 1960, mas ele foi vendido entre 1984 e 1990. Por sua configuração mecânica ele é conhecido como o “Porsche 911 dos pobres”.

skoda

Apesar de ser antiquado mesmo há três décadas, conquistou seu espaço no circuito de rali do Leste Europeu — superando até mesmo concorrentes mais modernos em sua categoria no RAC Rally do Reino Unido, tendo contribuído para as 17 vitórias seguidas da Skoda em sua categoria.

 

 

Matérias relacionadas

Este Supra A90 com motor 2JZ da HKS é tudo o que os puristas queriam

Dalmo Hernandes

Fate of the Furious: “Velozes e Furiosos 8” deixa o “Velozes” para trás de uma vez por todas

Dalmo Hernandes

Uma “Gymkhana” de Baja Buggy pelas ruas da Califórnia é incrível ou simplesmente irresponsável, mesmo?

Dalmo Hernandes