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Copa HB20 começa com 20 pilotos neste fim de semana
Ontem (9) à tarde, a Hyundai Motor Brasil apresentou a versão de especificação final de seu HB20 de competição, que será utilizado por 20 pilotos na Copa HB20 na temporada deste ano. O campeonato usa o modelo “seat and drive”, no qual o piloto paga o valor de R$ 200 mil que inclui o veículo pela temporada, toda a logística de transporte, manutenção, pneus, combustível, inscrições e o suporte de engenheiros, mecânicos e de técnicos em coleta de dados. O carro foi apresentado ao público no Salão do Automóvel em novembro do ano passado e se manteve praticamente inalterado.
Serão 16 etapas disputadas em oito autódromos do Brasil, acompanhando as provas da Copa Truck e Mercedes-Benz Challenge: 14/4 em Campo Grande (MS), 2/6 em Londrina (PR), 14/7 em Curvelo (MG), 18/8 em Santa Cruz do Sul (RS), 6/10 em Tarumã (RS), 27/10 em Curitiba (PR), 8/12 em São Paulo (SP) e uma etapa adicional com locação ainda a ser confirmada. Os circuitos de Tarumã e AIC também ainda estão a confirmar.
A prova deste fim de semana terá sua primeira largada às 14:45 do sábado e a segunda largada às 15:00 do domingo.
A especificação final mudou muito pouco do carro apresentado no Salão: a diferença principal está nas rodas e pneus: as Rays Gram Lights 57XV 17×7″ com pneus Pirelli PZero 205/45 deram lugar às rodas e pneus originais do modelo R-Spec de rua, Pirelli Cinturato P1 com rodas 15×6″. Outro detalhe é que os faróis de neblina foram removidos para serem transformados em dutos de ventilação para os freios.
Na prática, a spec do Copa HB20 é realmente bastante próxima ao carro de rua. O motor apresenta cerca de 30 cv a mais (160 cv a 6.200 rpm e 17,8 kgfm a 5.400 rpm), vindos de um comando de válvulas mais bravo, coletor de escape dimensionado tubular 4-2-1, sistema de admissão redimensionado e gerenciamento Pro Tune PR4 – por sinal, o mesmo que utilizaremos no Sandero RS do FlatOut Driving Academy em sua próxima fase. Transmissão é 100% OEM com exceção da embreagem reforçada. Suspensão apresenta amortecedores Bilstein, molas de competição 65 mm mais baixas e buchas de poliuretano.
Todos os painéis da carroceria foram preservados de aço estampado, sem componentes de fibra de vidro, apenas com alívio na estrutura interna das portas. Apenas os vidros foram substituídos por peças de lexan, com exceção do para-brisas. A preparação, logística e equalização é feita pela empresa H-Racing, criada pelos empresários Daniel Kelemen e Carlos Henrique Martins.
Ficam os nossos aplausos à Hyundai pela atitude de voltar a criar uma categoria monomarca de baixo custo no Brasil, como as antigas Fórmula Uno, Copa Clio, Copa Corsa e DTM Pick Up. (JB)
Volkswagen Tarek chega somente em 2021
O Volkswagen Tarek, que estava previsto para o início de 2020, acabou ficando para o início de 2021. O problema é a fábrica argentina de General Pacheco, que deveria iniciar a produção do modelo no fim deste ano, mas acabou adiando o início da produção para o fim de 2020.
O modelo, como já dissemos anteriormente, será posicionado entre o T-Cross 1.4 TSI e o Tiguan Allspace 2.0 TSI, ocupando o lugar do Tiguan Allspace 1.4 TSI. Isso significa que ele deverá custar entre R$ 120.000 e R$ 140.000, e será equipado com o mesmo 1.4 TSI de 150 cv. (LC)
Honda reajusta tabela de preços do Civic
A Honda anunciou nesta semana aumentos de R$ 900 a R$ 1.300 na tabela do Civic. Com o reajuste, o sedã agora parte de R$ 92.300 na versão Sport 2.0 com câmbio manual de seis marchas, e chega aos R$ 129.000 na versão Touring com o motor 1.5 turbo de 176 cv — aumentos de R$ 900 e R$ 1.300, respectivamente.
As versões intermediárias tiveram reajustes de R$ 1.000: o Sport 2.0 CVT foi de R$ 98.900 para R$ 99.900, o EX 2.0 CVT passou de R$ 102.400 para R$ 103.400. O EXL 2.0 CVT ficou R$ 1.100 mais caro, e foi de R$ 108.900 para R$ 110.000.
O pacote de equipamentos de série continua o mesmo, o que indica que o reajuste foi mais influenciado pela inflação e fatores de mercado, visto que ele foi proporcional (cerca de 1%) para todas as versões. (LC)
Porsche 911 Speedster poderá ser revelado na semana que vem
Depois de aparecer como conceito no ano passado, em comemoração aos 70 anos da Porsche, o 911 Speedster poderá ser revelado em sua versão de produção na semana que vem, durante um “coquetel de caridade” a ser realizado no dia 18 de abril. É o que diz o pessoal do site Carbuzz, que recebeu de uma fonte anônima uma cópia do convite para o evento.
De acordo com as informações, a Porsche promete apresentar o Speedster durante o coquetel – que acontecerá no dia seguinte à abertura dos portões do Salão de Nova York, marcada para o dia 17 de abril.
O Porsche 911 Speedster deverá ser a despedida da geração 991. Embora não se tenha certeza a respeito da configuração mecânica, suspeita-se que ele usará o motor de quatro litros do Porsche 911 GT3, com 500 cv, ou mesmo a versão que equipa o GT3 RS, que tem 520 cv.
Especula-se, também, que o Porsche 911 Speedster terá a produção limitada a 1.948 unidads, em referência ao início da produção do 356. (DH)
Próxima geração da Toyota Hilux deverá dividir plataforma com Tacoma e Tundra
A Toyota Hilux, cuja geração atual foi lançada em 2015, deverá mudar radicalmente na próxima. De acordo com a agência Automotive News, a futura Hilux deverá compartilhar sua plataforma com os modelos Tacoma e Tundra, vendidos nos EUA e na Europa.
A nova base, cujo codinome atual é “F1”, será feita levando em consideração possíveis versões híbridas e elétricas das picapes e terá construção modular, podendo ser adaptada para modelos de diferentes tamanhos. Com isto, será possível reduzir o custo de produção, compartilhando globalmente o maior número possível de componentes e ferramental.
O primeiro modelo a adotar a nova plataforma deverá ser a Tundra, modelo full-size nos EUA, prevista para chegar ao mercado em 2020. A Tacoma, de porte semelhante ao da nossa Hilux, deverá levar mais algum tempo para trocar de geração – ela foi reestilizada recentemente.
No caso da Hilux, é provável que estejamos falando de algo mais além – possivelmente em 2025, visto que os modelos neste segmento são naturalmente mais longevos. (DH)
Subaru anuncia recall para Legacy e Outback
Foi anunciado mais um recall nesta semana: a Subaru convocou os modelos Legacy e Outback, ambos fabricados em 2014, para um reparo nos airbags.
A companhia detectou um problema na estrutura do airbag frontal do lado do passageiro, que pode apresentar infiltrações de umidade, comprometendo as características químicas do gás propelente. Com isto, a força de deflagração pode ser maior do que o especificado, projetando componentes metálicos contra o ocupante em caso de acidente, causando ferimentos graves ou mesmo fatais.
Para obter mais informações, os clientes podem ligar para o telefone 0800 770 2011 ou então acessar o site da fabricante. (DH)
Bentley divulga teaser do novo Continental Flying Spur
A Bentley divulgou hoje (10) um teaser do novo Continental Flying Spur, a versão de quatro portas do Continental GT. Nas imagens são reveladas o ornamento de capô “Flying B” retrátil e a silhueta do carro. A estreia do sedã é aguardada para o Salão de Frankfurt em setembro, mas a Bentley pode adiantar para julho em um evento de comemoração do centenário da marca.
O Flying Spur usará a plataforma MSB que o irmão Continental GT usa desde 2018 e é usada também no Porsche Panamera. Ele fará a estreia com o motor W12 biturbo, e mais tarde receberá o V8 4.0 biturbo e possivelmente uma versão hibrida, equipada com o V6 3.0 do Panamera 4 E-Hybrid. (ER)
Jeep diz que o V8 Hemi cabe perfeitamente no Gladiator, mas que é inviável
Depois que a picape Gladiator foi lançada, muitos fãs da Jeep começaram a se perguntar se haveria uma versão com motor V8. Afinal, um Wrangler picape com os 727 cv do motor V8 Hellcat 6.2 seria o rival perfeito para a Ford F-150 Raptor e seu V6 biturbo. Mesmo uma Gladiator com a versão naturalmente aspirada de 6,4 litros e 490 cv do V8 Hemi seria interessante.
A notícia boa é que o motor Hemi de 6,1 litros cabe “como uma luva” no cofre da Gladiator, nas palavras do próprio Tim Kuniskis, presidente da Jeep, que foi entrevistado pelo site The Drive. Questionado a respeito da possibilidade técnica de uma Gladiator com motor Hemi, Kuniskis foi direto. “Todo mundo sempre faz esta pergunta: ele cabe. Você sabe disso. Cabe como uma luva”, disse ele.
A notícia ruim foi o que Kuniskis disse depois disto. “O problema é que justamente que [o V8] cabe como uma luva – então não há espaço entre em volta do motor e o exterior do veículo, portanto não temos espaço para estruturas de impacto. Não há nada que possa ser usado para absorver energia em uma colisão.”
A Jeep sabe que uma Gladiator com motor V8, Hellcat ou não, venderia feito pão quente de manhã. No entanto, a prioridade é passar nos testes de colisão – no ano passado, a geração anterior obteve apenas uma estrela em seu crash test do Global NCAP. Com isto, a geração atual recebeu cuidado especial para ser a mais segura possível e desfazer a má impressão causada pelo modelo antigo.
Kuniskis disse também que seria um desafio e tanto colocar o V8 Hemi na Gladiator, ajustá-lo de acordo com as leis de emissões, torná-lo seguro, e ainda fazer tudo isto por um preço competitivo. Agora, nada impede que os donos de Gladiator (ou mesmo do Wrangler) o façam por sua própria conta – e risco. (DH)