sim isso aconteceu mas nao em 2024 e sim 124 anos atras quando a capital francesa sediou a segunda ediçao dos jogos olimpicos da era moderna foi a ediçao mais louca da historia — mesmo sem detalhes dos jogos antigos e impossivel que um evento organizado seja tao caotico como foram os jogos de paris em 1900 foi tao louca que ate mesmo corrida de carros e motos ela teve para entender voce precisa saber que naquele ano paris organizou a exposiçao universal um grande evento para festejar o novo seculo que se aproximava e exibir as conquistas tecnologicas recentes e previstas para o futuro foi um evento grandioso que se estendeu de abril a novembro e atraiu gente do mundo inteiro — e que colocou os jogos olimpicos como uma atraçao auxiliar note no poster da medalha abaixo as modalidades foram disputadas ao longo de seis meses e meio nao houve cerimonia de abertura e encerramento nao houve medalhas padronizadas em alguns casos sequer houve medalhas e nao havia sequer uma lista oficial de modalidades foi ai que o automobilismo e o motociclismo entraram na historia juntamente com combate a incendios corrida de pombos salvamento de vidas pipa corrida de barcos motorizados e pescaria muitos historiadores consideram que estes esportes nao eram oficialmente olimpicos porem como o coi nunca divulgou uma lista oficial e eles foram incluidos no programa esportivo da exposiçao universal que era a olimpiada em si eles forma considerados parte daquela ediçao dos jogos e como foi o automobilismo e o motociclismo nesses jogos olimpicos uma bagunça claro aqui e interessante notar que a gordon bennett cup tida como a primeira competiçao automobilistica internacional ainda nao havia sido realizada ela so aconteceu em junho de 1900 e o programa de automobilismo olimpico começou em maio sem um grande patrocinador como o magnata gordon bennett e ofuscado pelo restante do evento nao houve muitos competidores nem atençao do publico muito menos da imprensa alem disso o formato de competiçao premiava os carros e nao os pilotos e o resultado contava para o pais fabricante dos automoveis como a maioria dos carros era francesa a frança foi a grande campea do automobilismo olimpico de 1900 pior essa ideia estupida de premiar a naçao fabricante do automovel resultou no apagamento completo do nome dos pilotos vencedores e serio os franceses de 1900 conseguiram esquecer os nomes de praticamente todos os pilotos que foram mais de 30 https //www youtube com/watch v=hpgyahlcm2m isso porque o automobilismo foi disputado em categorias carros de dois lugares com mais de 400 kg e menos de 400 kg carros de quatro lugares com mais de 400 kg e menos de 400 kg carros de sete lugares taxis a gasolina taxis eletricos carros de seis lugares com mais de 400 kg furgoes eletricos de 500 a 1 200 kg furgoes a gasolina de 500 a 1 200 kg caminhoes leves caminhoes caminhoes de bombeiros e duas corridas paris toulouse paris uma para carros pequenos e outra para carros grandes somente o caminhao vencedor e o terceiro colocado dos caminhoes leves nao era um veiculo frances ambos eram americanos o restante foi vencido por franceses com franceses em segundo lugar e em terceiro lugar apenas gilbert brown o vencedor da corrida de caminhoes teve seu nome registrado bem como os vencedores das provas de estrada os demais foram esquecidos mais louco e que em algumas provas houve medalha de prata mas nao de ouro nem bronze ou medalha de bronze sem prata nem ouro o que sugere que havia uma meta de tempo a ser alcançada mais ou menos como nas driving lessons de gran turismo a feira nao era sobre tecnologias do futuro [caption id= attachment_367195 align= aligncenter width= 1101 ] uma das unicas fotos conhecidas ou ao menos atribuidas ao automobilismo olimpico [/caption] ja com as motos o negocio foi o contrario o nome dos pilotos foi registrado mas o das motos foi apagado como os vencedores eram americanos e as medalhas foram para os americanos tudo leva a crer que as motos eram igualmente americanas o problema e que a moto americana mais antiga e uma orient aster de 1898 e ela nao era americana de verdade mas uma moto francesa montada por um mecanico americano em 1900 indian e harley davidson so apareceriam alguns anos mais tarde diferentemente dos carros o motociclismo olimpico teve apenas duas provas a corrida a e a corrida b ambas de 1 milha/1 600 metros como uma foi completada em 2 10 media de 44 km/h e a outra em 1 54 4 media de 50 3 km/h elas provavelmente tinham diferenças de potencia — o que torna tudo ainda mais intrigante que marca/fabricante americano era capaz de fazer uma moto de mais de 50 km/h em 1900 quatro anos depois a olimpiada foi para saint louis nos eua e começou a tomar a forma que conhecemos hoje sancionada pelo coi com programaçao oficial lista oficial de modalidades esportivas premiaçao padronizada por medalhas e o banimento de propulsao mecanica dos jogos mas aquela altura nem precisava mais a gordon bennett cup ja havia cumprido o papel que os franceses deixaram de lado em 1900 e o automobilismo ja era um esporte amplamente difundido no mundo todo https //www youtube com/watch v=sk8fjmr3c34 quanto aos jogos olimpicos a ediçao de 1904 nao foi grande coisa tambem houve um numero recorde de participantes — 651 atletas — porem apenas 51 eram estrangeiros entao a competiçao foi mais um campeonato nacional com convidados estrangeiros do que jogos olimpicos em si o formato estava fadado ao fracasso mas em 1906 os gregos decidiram organizar uma ediçao independente dos jogos olimpicos que acabou recuperando a atençao do publico e salvando o formato proposto pelo barao pierre de coubertin e que conhecemos ate hoje — e que exclui o automobilismo e o motociclismo esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a equipe ganha descontos com empresas parceiras de lojas como a interlakes a serviços de detailing e pastilhas tecpads e ainda recebera convites exclusivos aos eventos para flatouters [fo form plans]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.